4 praias nacionais para surfar com ondas gigantes
1 de fevereiro de 2023De Fernando de Noronha ao Rio Grande do Sul, conheça algumas das maiores ondas do país
Quando se pensa em ondas gigantes, o Brasil é raramente lembrado. Lugares como Nazaré (Portugal), Jaws (Hawaii) e Mavericks (Califórnia) são geralmente a primeira escolha quando o assunto é as melhores ondas do planeta. Entretanto, isso não quer dizer que não seja possível encontrar ondas gigantes em águas brasileiras.
Por aqui, as maiores ondas são aquelas que quebram em lajes, isto é, aquelas que quebram em rochas, seja em pedaços planos longe da costa ou entre as pedras que dividem as faixas de areia da orla. Além de gigantes, essas ondas são famosas por serem bastante desafiadoras e por atraírem surfistas de todo o país.
A seguir, você confere 4 praias nacionais para surfar com ondas gigantes:
Praia de Jaguaruna (Santa Catarina)
A mais de 5 km da costa da praia de Jaguaruna, no litoral catarinense, é formada a maior onda de todo o país. Considerada a Nazaré brasileira, a Laje da Jaguaruna foi descoberta para a prática do surfe somente em 2003, sendo famosa pelas ondas pesadas e grandes.
Por lá, já foram vistas oscilações que já chegaram aos 15 metros, de acordo com o relato de surfistas da região.
Em 2007, o local foi a sede do I Mormaii Tow-In Pro, primeiro evento de tow-in (quando o surfista necessita ser puxado por um jet ski para entrar na onda) no Brasil.
Um outro fator importante sobre as ondas da Laje do Jagua é que elas se formam a uma profundidade de 1,5 a 2 metros, o que torna surfar uma atividade nessa área um tanto perigosa. Dependendo das condições do mar, o surfista pode passar a quase dois palmos da pedra, por isso, é necessário bastante atenção e cuidado na hora de se arriscar pelas ondas.
Praia da Costa (Espírito Santo)
A cerca de cinco quilômetros da Praia da Costa, em Vila Velha, está a Laje da Avalanche. Fazendo jus ao nome, por lá, são formadas ondas gigantes que parecem verdadeiras montanhas de água que despencam sobre uma bancada rasa de pedras e corais no meio do oceano.
A laje é bastante conhecida por pescadores locais, sendo considerada uma ilha submersa, além de integrante de um arquipélago com outras três ilhas.
Cerca de três vezes por ano são formados slabs gigantes, com ondas que chegam a mais de 6 metros de altura, um fenômeno que se sustenta por cerca de dois dias.
Ilha dos Lobos (Rio Grande do Sul)
No litoral gaúcho, a 2 quilômetros da costa da Ilha dos Lobos, formam-se ondas que impressionam pela qualidade. Considerada a onda ‘mais perfeita’ do Brasil por diversos surfistas profissionais, a Laje da Ilha dos Lobos conta com tubos grossos e grandes já comparados com o de Teahupoo.
Atualmente, o surfe é proibido na ilha por ser uma área de proteção ambiental e reserva ecológica de leões e lobos-marinhos. Contudo, é possível conseguir autorização para se aventurar pelas ondas do local.
Cacimba do Padre (Fernando de Noronha)
Fernando de Noronha é um dos lugares mais paradisíacos do Brasil. Com paisagens de tirar o fôlego, a ilha também é dona de praias maravilhosas, ideais para o surfe. A praia da Cacimba do Padre, por exemplo, é famosa pelos tubos cilíndricos e cristalinos que conquistam qualquer turista.
Entre dezembro e abril, é possível se aventurar com as ondas azuis e potentes que tomam conta da praia.
Seja para surfar ou só dar um mergulho no mar, viajar para essas praias promete ser uma experiência incrível. E para aguentar o calor do litoral, nada melhor do que beber algo bem gelado, armazenado em um freezer vertical na praia ou no hotel. Além disso, não se esqueça de se proteger do sol! Aplicar protetor solar com frequência é importante para evitar queimaduras e problemas na pele, garantindo um passeio sem preocupações.
Por Luisa Pereira