Seleção masculina de futebol começa nesta quinta-feira sua busca por medalhas

Seleção masculina de futebol começa nesta quinta-feira sua busca por medalhas

16 de janeiro de 2024 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

É notório que o torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos tem suas particularidades. Uma delas, certamente, é que a primeira rodada acontece antes mesmo da cerimônia de abertura das Olimpíadas. A grande festa preparada pelos japoneses acontece na próxima sexta-feira, dia 23, às 8h, horário de Brasília.

Já a tão esperada estreia da Seleção masculina de futebol acontece na próxima quinta-feira às 8:30, também no horário de Brasília. A partida será disputada em um estádio que traz lembranças magníficas para o torcedor brasileiro. Foi justamente no Estádio de Yokohama que o Brasil levou o pentacampeonato na Copa do Mundo do Japão e da Coréia do Sul.

Curiosamente, o adversário na fatídica final de 2002 é o mesmo da estreia nas Olimpíadas, a Alemanha. A partida marca também a reedição da última final Olímpica do futebol masculino. Na Rio 2016, o Brasil derrotou a Seleção Olímpica Alemã no Maracanã e conquistou a inédita medalha de ouro no futebol.

O segundo jogo da Seleção Brasileira acontece já no domingo, dia 25, às 5:30 da manhã no horário de Brasília. O adversário desta vez, também no estádio de Yokohama, será a forte equipe da Costa do Marfim. Vale lembrar que as nações africanas costumam ser uma pedra no sapato do Brasil em Jogos Olímpicos, e a partida não deve ser nada fácil.

Após dois jogos em Yokohama, o Brasil viaja para a cidade de Saitama, onde termina sua participação na fase de grupos do torneio olímpico. O jogo contra a Arábia Saudita acontece na quarta-feira dia 28, às 5:00 da manhã, horário de Brasília. Sites de apostas apontam o Brasil como franco favorito para vencer os sauditas e também para avançar com o primeiro lugar do grupo D da competição.

Mas engana-se quem pensa que a Seleção Brasileira é a grande favorita para conquistar o ouro novamente. Embora esteja muito bem cotada, a convocação final sem grandes estrelas mudou muito o cenário do futebol olímpico masculino. A ausência de nomes badalados como Vinícius Jr. e Rodrygo, atletas do Real Madrid, pesaram bastante para esta avaliação.

Sites especializados em prognósticos para as Olímpiadas apontam justamente a Espanha como favorita para o ouro. Por sinal, os espanhóis contam com seis jogadores que disputaram a Eurocopa, no grupo que vai a Tóquio. O forte time formado para os Jogos Olímpicos inclui até mesmo a nova joia do Barcelona, Pedri González.

A legislação no país ibérico obriga equipes de futebol a liberarem atletas espanhóis para os Jogos Olímpicos, algo que não acontece em demais países. Este fator jurídico pode fazer uma enorme diferença na briga por medalhas, já que outras seleções não obtiveram liberação de clubes para contarem com atletas convocados.

Mesmo com ausências relevantes, Brasil e Argentina estão sempre muito bem cotados no futebol masculino, assim como a França, outra equipe indicada por especialistas para levar uma das medalhas em disputa para casa. Certamente, o torneio de futebol olímpico será emocionante, disputadíssimo, e marcado pelo alto nível de imprevisibilidade.

Redação


Compartilhar