6 lições de governança eficiente da empresa Grupo Moura
7 de março de 2024Há mais de 67 anos no mercado, o Grupo Moura é referência no Brasil e no mundo
Empresas que já passaram por várias gerações evidenciam uma governança corporativa eficiente, mas sabemos que poucas chegam à segunda geração, como aponta a pesquisa Índice Global de Empresas Familiares da PwC, que mostrou que apenas 35% das empresas familiares alcançaram este feito.
Para compreender os impactos positivos das práticas de governança corporativa e ESG, analisar cases de sucesso é um bom caminho, ainda mais quando se trata de empresas brasileiras, como é o caso da pernambucana Grupo Moura/Baterias Moura há 67 anos no mercado que já se prepara para a quarta geração.
Com ampla experiência no mercado corporativo, atuando como conselheiro consultivo e como consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial auxiliando empresas de todos os segmentos, com destaque para a modalidade familiar, Carlos Moreira aborda sobre as principais lições de governança do Grupo Moura.
Grupo Moura – Empresa que se mantém competitiva há 67 anos
Vamos a uma breve introdução dessa empresa referência em governança:
A história de sucesso do Grupo Moura começou em 1957, na cidade Belo Jardim, no interior de Pernambuco, com a iniciativa do casal Edson Mororó Moura e Conceição Viana Moura, engenheiros químicos recém-formados que tinham o projeto de iniciar a produção das baterias Moura.
Foram anos dedicados a muita pesquisa e estudo e as primeiras peças foram produzidas no quintal do casal, mas ainda aquém da qualidade que gostariam. Foram anos iniciais difíceis, mas com persistência a empresa foi se consolidando em seu ramo de atuação.
No final da década de 1970, a família teve a iniciativa de criar a Rede de Distribuição Moura, um sistema de distribuição que visava promover uma parceria mais estreita entre os gerentes das distribuidoras da marca em todo o país, agregando valor à sociedade.
Ao longo de sua trajetória, o Grupo Moura sempre esteve à frente de iniciativas com o intuito de profissionalizar processos e a gestão do negócio.
A empresa continua se destacando com sua participação competitiva no mercado, com mais de 80 distribuidores em toda a América do Sul e mais de 50 mil pontos de venda, sendo suas práticas de governança corporativa e crescimento sustentável referência às empresas no Brasil e ao redor do mundo.
6 importantes lições de governança deixadas pelo Grupo Moura
Uma governança corporativa sólida é um dos mais importantes referenciais para o sucesso do Grupo Moura, vamos às principais lições dessa empresa bem-sucedida que não para de crescer.
Foco na profissionalização
Processos, pessoas e uma gestão equilibrada e eficiente sempre esteve entre os principais desafios e iniciativas do Grupo Moura.
E vale ressaltar que muitas vezes aquilo que é o maior desafio do seu negócio é um bom indicativo do que necessitará de mais energia e foco por parte da gestão.
Como toda empresa, o Grupo Moura apresentava desafios, mas a cada resolução, pensava-se em como prevenir o problema.
Quando o foco era unificar processos de maneira que a gestão se tornasse mais equilibrada, surgiu o Sistema Moura de Gestão (SMG) e mais tarde também seria consolidada a Cultura Empresarial Moura (CEM), embasada na crença, missão, valores e princípios que regem a empresa.
E claro que um dos grandes destaques da longevidade do Grupo Moura está em seu modelo de Governança, que vem sendo continuamente aperfeiçoado, preparando a empresa para os passos futuros.
De olho na inovação
O Grupo Moura, com o objetivo de manter o alto nível de qualidade, investiu em parceria com o Instituto de Tecnologia Edson Mororó Moura (ITEMM).
O Instituto tem o objetivo de criar e apoiar atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica para continuar oferecendo produtos e soluções avançadas para o mercado.
Para que uma empresa familiar se mantenha competitiva é fundamental que se reinvente no mercado e, quando isso ocorre, maiores são as chances de perpetuar seu legado através das gerações.
Vivência ESG
Antes mesmo que o conceito ESG se tornasse global, a Moura já vinha fazendo um excelente trabalho focado na sustentabilidade empresarial, com foco na comunidade e no meio ambiente.
Há mais de 35 anos está à frente do Programa de Logística Reversa, que promove a reciclagem de 100% das baterias produzidas e vendidas no mercado nacional, sendo assim, a empresa se destaca como o principal reciclador de chumbo na América do Sul.
Além disso, desde 2009 tem dedicado esforços para a diminuição na emissão de gases poluentes no meio ambiente.
O Grupo também tem consolidado o Instituto Conceição Moura que desde 2014 contribui com o desenvolvimento de crianças e jovens para que possam tornar-se agentes de transformação no mundo.
Cada empresa pode fazer aquilo que está dentro do seu alcance para impactar positivamente suas pessoas, comunidades em torno do negócio e meio ambiente.
Transparência e envolvimento dos stakeholders
A empresa reconhece a importância de envolver seus diversos públicos de interesse (stakeholders) em suas decisões corporativas: clientes, colaboradores, fornecedores, comunidade, etc.
A Moura é uma empresa que ao longo de sua trajetória também é referência em transparência principalmente quanto à divulgação de informações.
Foco no planejamento sucessório empresarial
Sem processo sucessório estruturado, empresas familiares não conseguem se manter no mercado, sendo assim, a sucessão é um tema delicado mas crucial para os negócios da modalidade familiar.
O Grupo Moura sempre teve a preocupação quanto à profissionalização da gestão e em estabelecer os limites entre família e negócio, sendo assim, sua gestão é realizada com executivos do mercado, além disso, ao longo dos anos, tem investido na preparação dos membros familiares para que possam contribuir da melhor maneira como acionistas.
A empresa já se prepara para a quarta geração e ao longo de tantos anos de jornada, dedica seu tempo e energia na definição dos próximos passos para continuar expandindo.
Governança e preparação para o futuro
A Moura inicialmente era uma empresa voltada ao segmento automotivo e atualmente ampliou sua participação no mercado produzindo baterias e sistemas de acumulação de energia para utilização diversificada: motos, barcos, metrôs, trens, sistema de armazenagem, entre outros.
A preocupação com a governança desde os primeiros passos da empresa no mercado não para de render frutos e, mesmo em um mundo com ampla volatilidade e inúmeras transformações, o Grupo Moura segue inovando e sendo referência.
Governança corporativa também é um estímulo à criatividade no mercado
Com certeza toda empresa foi criada para expandir, não é mesmo? Mas crescer não é possível sem uma governança corporativa sólida, ainda mais em empresas familiares, como é o caso do Grupo Moura.
Uma empresa com 67 anos de mercado, planejando sua quarta sucessão é um feito em uma realidade em que poucas empresas conseguem sequer chegar à segunda geração.
Sucessão é um assunto amplamente discutido, mas na prática é complexo já que envolve uma série de questões, dentre elas, a falta de preparo racional e emocional para deixar posições de liderança quando for o momento certo.
Muitos planos de sucessão começam, mas não progridem, sendo assim, os conselhos consultivo e de administração são fundamentais para o avanço do processo.
Uma empresa pernambucana referência para o mundo, o Grupo Moura deixa valores e ensinamentos valiosos. Sua empresa está preparada para seguir estes passos?
Carlos Moreira – Há mais de 37 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria), CCO (Diretor Comercial e de Marketing). e Conselheiro Administrativo e Consultivo.