A evolução da gestão de dados: do print center à comunicação financeira multicanal
24 de outubro de 2022O avanço da tecnologia da informação possibilita novas propostas de relacionamento financeiro, favorecendo uma gestão mais assertiva e otimizada do fluxo dos dados
Por Danilo Pecorari *
A onda de digitalização nas empresas está provocando mudanças estruturais no relacionamento financeiro com os clientes. No início da última década, os comunicados impressos realizados por meio dos print centers, juntamente dos e-mails, constituíam as estratégias centrais de comunicação financeira das empresas. Dados do cliente, segunda via de documentos, faturas, cobranças e tantas outras informações dependiam exclusivamente dos e-mails, print centers e correios para serem entregues. Com a chegada de novos canais e plataformas de tecnologia, soluções inovadoras voltadas à comunicação financeira ganharam espaço, alterando completamente o antigo conceito de relacionamento financeiro.
A multicanalidade da comunicação financeira abriu as portas para uma nova experiência na jornada financeira. Em posse de novos recursos comunicacionais, as empresas passaram a fortalecer o relacionamento com o cliente por meio da otimização de dados comportamentais, entregando serviços personalizados que refletem as preferências do consumidor. Tudo isso, ainda, reduzindo custos e otimizando os processos relacionados à gestão de dados. E para entender melhor esse processo evolutivo da comunicação financeira, é necessário compreender o papel das plataformas de tecnologia SaaS (Software as a Service) na nova gestão das comunicações financeiras.
Validação de dados: uma etapa fundamental que pode ser mais rápida
A validação de dados é uma parte essencial de qualquer tarefa que envolve manipulação de dados. Se os dados não forem precisos desde o início, os resultados definitivamente também serão inconsistentes. Além disso, essa etapa é crucial para mitigar riscos relacionados à comunicação financeira, uma vez que informações de caráter financeiro são mais sensíveis às fraudes e riscos reputacionais. É por isso que é necessário verificar e validar os dados antes de serem usados.
Embora a validação de dados seja uma etapa crítica em qualquer fluxo de trabalho que envolva o uso de dados, ela muitas vezes pode acabar sendo negligenciada, e acredite que, ainda em grandes prestadores de serviços, como bancos ou grupos de telecomunicações, por exemplo, este processo é baseado em dados aleatórios e/ou amostragem. Pode parecer que a validação de dados é uma fase da jornada do dado financeiro que desacelera o ritmo de trabalho, porém, essa etapa é essencial porque ajuda a criar os melhores resultados possíveis. E, atualmente, a validação de dados pode ser um processo muito rápido. Com plataformas de integração de dados que incorporam e automatizam processos de validação, a etapa pode ser tratada como um ingrediente essencial para o fluxo de trabalho.
A automação e autonomia como aliados na gestão de dados
A automação consiste na criação e aplicação de tecnologias para produzir e entregar serviços com o mínimo de intervenção humana. A implementação de tecnologias, técnicas, processos de automação e inteligência de dados comprovadamente melhoram a eficiência, confiabilidade e/ou velocidade de muitas tarefas que antes eram realizadas por humanos. A automação já está sendo usada por empresas dos mais variados campos de atuação, e quando o assunto é tecnologia da informação, esse recurso se mostra especialmente eficiente. Vale ressaltar que a automação pode participar de diferentes processos referentes à gestão de dados, como a própria validação. Adicionalmente, a autonomia na gestão de dados financeiros é um ponto importante para deixar de depender de serviços terceiros mitigando riscos e altos custos operacionais.
A centralização da jornada financeira possibilitada pelas plataformas de tecnologia SaaS permite, ainda, uma visão holística de toda a comunicação financeira da empresa e comportamento de seus clientes. Com o auxílio dos dashboards e/ou API’s que fornecem e recebem dados, é possível monitorar diferentes aspectos da comunicação financeira, promovendo o controle minucioso dessas atividades. Nesse sentido, operando por meio dessas plataformas, executivos e gestores possuem à disposição uma ferramenta poderosa para a geração de insights estratégicos, e recebem a oportunidade de potencializar os resultados.
Com as operações de comunicação financeira orquestradas por uma plataforma SaaS, o caminho para o sucesso é menos desafiador, e cheio de boas oportunidades. Executivos e gestores que optam pela automação e autonomia têm mais tempo para se debruçar sobre questões estratégicas para os negócios, potencializando a busca por resultados.
Por fim, não há dúvidas de que a comunicação financeira multicanal é profundamente beneficiada pelos avanços tecnológicos. O relacionamento financeiro vai muito além dos processos de faturamento e cobrança, e por meio da validação de dados e automação proporcionadas por uma plataforma SaaS, é possível proporcionar uma experiência mais conveniente ao cliente, aumentando as chances de engajamento do mesmo com a empresa. Dessa forma, pode-se dizer que implementar a automação e o relacionamento personalizado é um caminho seguro e sustentável para a gestão de dados, e o apoio dessas soluções proporciona melhores experiências tanto para as empresas, como para o cliente.
Danilo Pecorari * é CEO da :hiperstream. Com vasta experiência em Tecnologia da Informação, já atuou em segmentos como Marketing Digital, E-commerce, Gestão Corporativa e Inteligência de Dados.
Sobre a :hiperstream
A :hiperstream é uma empresa global de tecnologia que nasceu para transformar a jornada de comunicação financeira entre empresas e seus clientes. Com foco nos dados da jornada financeira, e atualmente desenvolvendo soluções SaaS focadas na captura, transformação e entrega dos dados, que transformam o relacionamento entre clientes e empresas, a companhia acredita que, por meio da tecnologia de análise e validação de dados, além de uma comunicação omnicanal inteligente, é possível eximir erros durante o processo comunicacional, proporcionando uma experiencia altamente engajadora e sem riscos operacionais. Veja mais em www.hiperstream.com
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