A música, a ACIABRA e as homenagens

A música, a ACIABRA e as homenagens

14 de agosto de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Carlos Alberto dos Santos Dutra

O clima permeava euforia e nostalgia. Uma noite de festa embalada pela música e pela a emoção. Ali estavam, no aconchego do Recanto das Palmeiras, rostos e olhares, revestidos de seus melhores sentimentos, para comemorar o encontro de quem convivia há tanto tempo e nem havia se apercebido.

O coração de Pedro de Souza Batista Neves, realizado e, ao mesmo tempo, apreensivo, dava o melhor de si para acolher a todos, com um sorriso de satisfação e alegria. Afinal, tratava-se de seu primeiro jantar dançante, onde a Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Brasilândia, a ACIABRA, celebrava o seu 36º ano de existência e persistência nesta terra.

E ali estavam reunidos representantes dos mais diversos segmentos do comércio local, o empresariado, seus colaboradores, prestadores de serviços, seus familiares e clientes amigos numa noite memorável.

Sim. Uma noite para guardar na memória, através das imagens captadas pelas câmeras dos celulares. Mas, sobretudo, pela retina dos olhos e do coração, revivendo cada um, a experiência de suas histórias e lutas empreendidas. Muitas mãos, muitos gostos e sabores, tudo para servir com amor e atenção esta comunidade.

No turbilhão das lembranças, lá os encontramos no outro lado do balcão, aquele olhar e presteza que alegra o cliente ao vê-lo assim satisfeito e contente. Mesmo que, para o proprietário, a contragosto, ele tenha de suportar os custos e impostos implacáveis sobre o seu labor.

Mas lá vão esses comerciantes confiantes, apostando no amanhã de seus dias. Desde a banquinha na feira da praça, o escritório, a oficina, até a rede de supermercados, a indústria e os altos negócios. Com coragem de menina, a pequena ou grande empresa, não importa onde o comércio esteja, se um barzinho ou loja, vende boi, mandioca ou soja, todos merecem e têm a atenção destes profissionais.

Embalados pela música da bela cantora Malu Alves e a dupla Anderson & Claudinho, os presentes ainda tinham um especial motivo para ali estar. Antes de ser servido o jantar, coube a cinco empresários receber uma comenda em homenagem à dedicação de associados da ACIABRA que vem imprimindo nesta comunidade o ideal do comércio, sendo destaque e motivo de inspiração para os demais.

As palavras do presidente da ACIABRA falaram desta emoção de estar ali e poder agradecer o esforço desta Diretoria e também aquelas que nos antecederam, nós chegamos até aqui, unindo campo e cidade, buscando o bem estar de todos, para hoje poder celebrar esta conquista. Obrigado aos empresários, ao comércio e prestadores de serviços, deste lugar que aprendi a amar e onde a ACIABRA teve a oportunidade de contribuir na modernização e acompanhar o desenvolvimento de Brasilândia, disse ele ao microfone diante de um salão repleto de olhares de aprovação e gratidão.

Naquela noite, foram homenageadas pessoas que ajudaram a construir e manter de pé a ACIABRA, desde a sua fundação em 1988. Receberam a homenagem de Destaquerepresentantes de 4 categorias: Pioneiros do Comércio local; Geração de Emprego e Desenvolvimento Socioeconômico; Participação com o Comércio e Sociedade em geral, e Destaque Comercial e Inovação

Esta premiação é uma forma singela de dizer a cada um dos homenageados: muito obrigado pelo que vocês têm feito pela nossa cidade, por não desanimar e acreditar no potencial empreendedor que move e torna seus cidadãos, sempre mais dispostos a aprender e evoluir, disse a cerimonialista, jornalista Patrícia Luciana Paulino Acunha que dividiu a tarefa protocolar do evento com este escrevinhador. 

Sim, foi uma demonstração de afeto, reconhecimento e valor pelo trabalho realizado por todo o comércio desta comunidade e uma forma de demonstrar que esses profissionais são merecedores de toda a estima e signo de prestigio que cada um de seus clientes e amigos lhe devotam. 

O primeiro homenageado da noite foi a senhora Maria de Fátima Servilla Barbosa que recebeu a homenagem materializada num quadro conferindo a ela o Destaque como Pioneira do Comércio local. Sua biografia foi lida aos presentes com as seguintes palavras: 

“Existem pessoas que são talhadas para determinados negócios manifestando isso desde pequenas. Com ela foi assim. Ainda criança, ela viu seu pai, Juan Manoel Servilla inaugurando uma das primeiras máquinas de arroz  deste povoado no ano de 1957 que recém iniciava. 

Carregando os dotes artísticos da costura e do bordado aprendidos de sua mãe, dona Hermínia Martinez Hernandes lá estava ela vendo a mãe cuidar de 10 filhos, e deslocar-se de carroção pela estrada para ir ao mercado. Foi ali, entre essas idas e vindas que a menina Maria de Fátima Servilla Barbosa, adquiriu o gosto pelo comércio. 

Nascida no dia 22 de março de 1958, na cidade de Tupã, chegou a Brasilândia em 1969, com 11 anos de idade e aos 12 anos já se encontrava trabalhando  como Caixa, no Mercado Casa Mendes onde ali permaneceu por 10 anos. 

Aos 33 anos de idade, no dia 10 de julho de 1992, alçou seu voo comercial inaugurando a própria empresa, a Loja Santa Maria que há 32 anos mantêm-se firme no mercado. É uma das pioneiras lojas de confecções, calçados, tecidos e armarinhos em geral. 

Com o estabelecimento localizado na Avenida São José, nº 508, no centro de Brasilândia, essa mulher atuante do comércio local, é mãe de 2 filhos, Maycon e Cristiane, e possui 2 netos, Isac e Lucas. Viúva de Isac Honorato Barbosa, também saudoso pioneiro do comércio local, hoje ela exerce, além de comerciante, a função de ministra da Comunhão na Paróquia Cristo Bom Pastor. 

Maria de Fátima tem 66 anos de idade e se sente uma jovem realizada e agradecida em poder oferecer à comunidade o melhor de si. Gratidão especial aos moradores das fazendas, seus maiores e fiéis clientes, o que a faz confirmar sua vocação para o comércio e continuar como empreendedora pioneira desta cidade. Parabéns Maria de Fátima Servilla Barbosa”. 

A entrega de sua comenda foi realizada pelo ex-presidente da ACIABRA Luiz Gilmar Justino. Ao referir-se aos presentes, a homenageada agradeceu a todos, em especial a seus filhos e netos presentes no evento, o que lhe encheu de emoção. Eu continuo aqui, firme, superando os altos e baixos da vida, com fé em Deus, disse ela, cheia de emoção e otimismo. 

O segundo homenageado da noite foi a senhora Maria Valentina de Souza Rodrigues, também uma das pioneiras do comércio de Brasilândia. Sua biografia também foi lida aos presentes: 

“A história desta mulher deita raízes desde a fundação de Brasilândia. Nascida numa família de 8 irmãos ela vem de um berço dos mais tradicionais deste lugar. Filha da senhora Tereza Valentina da Silva, dona de casa e comerciante, e de seu  João Galdino de Souza, lavrador e produtor de algodão, este casal veio lá da cidade de Urânia, no Estado de São Paulo. 

Foi lá que seus pais embalaram nos braços aquela  recém nascida no dia 1º de outubro de 1955. Passada a infância, aos 7 anos de idade, e seus pesinhos já pisavam as empoeiradas ruas deste povoado. 

Logo que a família aqui chegou, no ano de 1962, o município ainda era uma Vila, vindo a emancipar-se somente 3 anos depois. Sempre muito dedicada aos estudos, a jovem logo se pôs a lecionar na Escola Municipal Arthur Höffig e depois de formada, na Escola Adilson Alves da Silva, onde trabalhou até se aposentar. 

O espírito empreendedor e o tino para o comércio, herança da mãe, fê-la dedicar-se exclusivamente a administrar a Panificadora e Confeitaria Jardim, inaugurada em 15 de dezembro de 1990 ao lado do saudoso Daniel Rodrigues, também pioneiro, com quem viveu casada por 25 anos e juntos tiveram 3 filhos: Fábio, Fabiana e Fabruno. 

Sempre muito dedicada à empresa que criara, localizada num ponto privilegiado da cidade, em frente à Praça Santa Maria, firmou-se como referência no ramo da panificação, confeitaria, salgaderia, lanchonete e pizzaria. 

Considerada por todos como uma autêntica mulher de negócios, elegante e sensível no trato com os clientes, conquista a simpatia de todos. Hoje, aos 68 anos de idade, Maria Valentina sente-se uma jovem empresária que aposta no futuro do comércio local, acreditando no seu desenvolvimento. Parabéns Maria Valentina de Souza Rodrigues”. 

A entrega de sua comenda foi realizada pelo Sr. Valdeir Santana, secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Brasilândia. Ao referir-se aos presentes, Maria Valentina dedicou a homenagem recebida a todas as mulheres empreendedoras de Brasilândia. E agradeceu ao presidente da ACIABRA, Sr. Pedro de Souza Batista Neves, pela homenagem, dizendo: 

É um prazer enorme estar aqui, e poder estender essa homenagem à minha mãe, dona Tereza Valentina da Silva, que foi a mulher pioneira do comércio de Brasilândia que tudo me ensinou. Obrigado mãe querida. O que encheu de orgulho a seus filhos que estavam presentes e que vieram abraçá-la, emocionando a todos. 

O terceiro homenageado desta noite foi a senhorita Roberta de Souza Giraldo, uma jovem mulher que tem se destacado na economia deste lugar, e exerce com satisfação o labor de quem tem cultivado com êxito o caminho de suas realizações. 

“Nascida na vizinha cidade de Panorama, no dia 22 de fevereiro de 1996, para a alegria dos pais, Rosely Baptista de Souza Giraldo, recepcionista, e Reinaldo da Costa Giraldo, operador de escavadeira hidráulica, e seu irmão Roger, sua vida é marcada por uma trajetória de sucesso. 

Inicialmente trabalhou numa agência de passagens pertencente ao seu avô, depois dedicou-se a função de auxiliar de dentista, para finalmente ingressar no ramo dos negócios, passando pelo Santander, Cooperativa Credifoz e o SICREDI, em Santa Catarina. 

A trajetória desta jovem, entretanto, estava apenas começando quando aqui chegou, no dia 7 de junho de 2021, com apenas 25 anos de idade. Foi aqui que ela imprimiu ao SICREDI, que chegara a Brasilândia em 2015, os préstimos de administradora, como gerente. 

Solteira e muito dedicada ao trabalho, Roberta se mantém firme à frente desta cooperativa de crédito, dispondo de 10 colaboradores, e dedicando-se de forma extraordinária na promoção e o desenvolvimento econômico desta comunidade. E sempre com viés da sustentabilidade, com acento no cooperativismo de crédito, seu maior produto, o que ela entrega a seus clientes e empreendedores locais com a maior responsabilidade e satisfação. 

Os sonhos desta gerente do SICREDI têm um diferencial: atua de forma solidária, criando laços e parceria, o que confere um privilégio para Brasilândia contar com seus préstimos, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social desta cidade. Parabéns Roberta de Souza Giraldo”. 

A entrega de sua comenda foi realizada pela Srª. Erica Yuri Hayashi. Ao dirigir-se aos presentes, a representante do SICREDI em Brasilândia agradeceu ao presidente da ACIABRA, Sr. Pedro Neves, pela homenagem e a parceria que a entidade representativa do comércio local vem realizando à instituição financeira e cooperativa desde que aqui chegou. Agradeceu a todos os seus colaboradores e associados, colocando-se a disposição de todos. 

O quarto homenageado da noite foi o casal Regina Célia Zogheib Bertonha e Celso Bertonha, que recebeu a homenagem como destaque Comercial e Inovação. Sua biografia foi lida aos presentes e saudada por todos:

“Os pilares desta família ostentam a força de quem carrega no sangue migrante, a persistência de povos que jamais desistiram de lutar e vencer seus obstáculos. 

Um dia existiu um homem que acreditou no Brasil. Ele e seus irmão aqui desembarcando, no ano de 1948, vindo de navio da costa do Líbano, desta terra brasili ele se enamorou. Em Junqueirópolis o senhor Farhat  Zogheib se instalou, casou e ao lado da esposa Yolanda Baggio Zogheib inaugurou a sua primeira loja, a Casa Libaneza naquela cidade. 

Mal sabiam os pais que os olhos daquela menina, nascida no dia 5 de setembro de 1960 a tudo espreitava e aprendia as lições que a levaria a experimentar novos ventos, seguindo os passos da família, levando adiante os sonhos e a vontade de vencer na outra margem do rio. 

Com a morte de seu pai em 1994, coube à Regina Célia a tarefa de continuar os negócios da família. Quatro anos depois, e por razões que só Deus explica, os olhos daquela jovem empresária miraram mais adiante, em direção à margem direita do rio Paraná, onde conheceu o seu esposo Celso Bertonha que já trabalhava por aqui em atividade agropecuária. 

E assim se sucedeu. Em julho de 1998 ela decidiu vir definitivamente para Brasilândia. Estava determinada a instalar na cidade a sua loja. A  inauguração deu-se no dia 5 de dezembro daquele ano, quando a loja abriu suas portas na Av. Boa Esperança, nº 496, no centro de Brasilândia. 

Inicialmente num prédio pequeno, alugado, mas que aos poucos foi conquistando a confiança e a preferência dos brasilandense. 26 anos depois, no dia 3 de maio de 2021, ela inaugura o prédio próprio da maior loja de utilidades da cidade com uma imponente e bela estrutura. Um orgulho para Brasilândia. 

A menina que se transformou em empresária, ao lado de seu esposo, funcionários e colaboradores, hoje aos 63 anos de idade, se encontra realizada, com o sucesso de sua empresa e a confiança dos filhos Tiago, Cler e Marcel, e os netos Cecília, Alice, Liz e Vicente. 

A Loja Libaneza Center, hoje, devolve à cidade de Brasilândia sua gratidão pela acolhida, pela preferência e pelo prestígio que sua loja angariou e confere à esta comunidade. Parabéns ao casalRegina Célia Zogheib Bertonha e Celso Bertonha. 

A entrega de sua comenda foi realizada pela Srª. Thaís Araújo. Ao dirigir-se aos presentes, Regina Célia agradeceu o carinho pelo convite feito pelo presidente da ACIABRA, Sr. Pedro Neves, para receber a homenagem. Demonstrou felicidade ao recebe a homenagem das mãos de uma antiga colabora de sua loja, parabenizando a todos que lhe ajudaram nesta caminhada. Contou também detalhes sobre sua vida e os motivos que a trouxeram para Brasilândia, enriquecendo a biografia apresentada. 

O quinto homenageado da noite foi o senhor Adilson da Costa Pinto, um jovem empresário de nossa cidade que tem se destacado na geração de emprego e contribuído para o desenvolvimento socioeconômico de Brasilândia, tornando essa cidade conhecida além fronteiras. Sobre sua biografia foi dito:

“A geração de emprego em qualquer lugar é sempre um desafio, tanto para os programas governamentais como para os empreendedores que na maioria das vezes, se veem forçados a submeter-se  e depender das iniciativas oficiais de investimento, o que nem sempre lhes garante os recursos necessários para tocar os seus empreendimentos. 

Há entretanto aqueles que não esperam a mudança dos ventos para lançar seu barco ao mar. Foi o que aconteceu com um jovem nascido em 8 de julho de 1968 e que para a alegria dos pais, seu José Geraldo Pinto e dona Nery Vaz Costa Pinto, muito cedo arregaçou as mangas decidindo ser um empresário. 

Promessa que se concretizou aos 26 anos de idade, quando abriu sua própria empresa que foi registrada no dia 7 de abril de 1994. Inscrita para atuar nas atividades de apoio a produção florestal e serviços de reparação de terreno, a Empreiteira Costa Pinto, conta com 30 anos de estrada nesta cidade. 

Foi assim, graças às frentes de trabalho que por aqui aportaram e abriram novas perspectivas de atividades para a região, mudando a paisagem econômica sobretudo rural que este jovem soube investir neste setor, ampliando o seu negócio e consolidando-se como umas das referências nos serviços de apoio ao trabalho realizado tanto no campo como na cidade. 

Trata-se, sim, de Adilson da Costa Pinto e sua Empreiteira que carrega a responsabilidade de portar o nome da família elevando alto a sua linhagem e vocação para o mundo dos negócios. 

Hoje, com 56 anos de idade, casado desde 1990 com Adriana Souza Araújo Pinto, tem 2 filhos: Junior  e Júlia, e 4 netos: Davi, Maria Luiza, Maria Júlia e Ana Laura. Além de ser um dinâmico empresário também é um benemérito cidadão de Brasilândia. Parabéns Senhor Adilson da Costa Pinto”

A entrega de sua comenda foi realizada pelo Sr. Jorge Justino Diogo,  também empresário, farmacêutico e ex-prefeito de Brasilândia. Ao dirigir-se aos presentes, Adilson, agradeceu as palavras que descreveram sua trajetória em Brasilândia, falando das dificuldades, os altos e baixos da carreira de empresário, conclamando a todos não desanimar e manter firme seus sonhos e ideais, manifestando também seu apreço e carinho por esta cidade onde vê seus filhos e netos crescendo e lhes ensinando a viver. 

Após a leitura das biografias e a entrega dos quadros de homenagens, os cerimonialistas convidaram os presentes a adentrar no mundo da música e da culinária: –Que este 5º jantar dançante promovido pela ACIABRA nos aproxime uns dos outros e promova em nós o enlevo com o sabor de desfrutar e agradecer pela vida, nosso maior presente. Muito obrigado. Muito obrigado a todos (…).

Brasilândia/MS, 4 de agosto de 2024.

Fotos: 


Compartilhar