Abertas as inscrições para conferência internacional na USP sobre transição energética

Abertas as inscrições para conferência internacional na USP sobre transição energética

29 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI), o evento será realizado em São Paulo, de 7 a 9 de novembro.  

Estão abertas as inscrições para a 6ª edição da Conferência de Pesquisa e Inovação em Transição Energética (ETRI – Energy Transition, Research and Innovation Conference), que acontece de 7 a 9 de novembro, na USP, em São Paulo (SP). Esta edição tem como tema os “Desafios das Mudanças Climáticas e Transição Energética: Abordagens Tecnológicas, Ambientais, Sociais e Econômicas”. 

O evento é promovido pelo Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) que, entre outras iniciativas, vem se destacando com projetos que têm o objetivo de ajudar o Brasil no cumprimento de suas metas nas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) com foco na mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Um deles é a criação da primeira planta piloto de produção de hidrogênio a partir de etanol – projeto realizado em parceria com a Shell, Hytron, Raízen e SENAI CETIQT.

O evento contará com cinco keynote speakers, sete painéis de discussão, além de sessões para apresentação de pesquisas científicas do RCGI e de outras instituições. São pesquisas com soluções inovadoras em diversas áreas, como, por exemplo, captura e armazenamento de carbono (CO2) em rochas ou solo; captura de CO2 em plantas de bioenergia; transformação de CO2 em produtos de valor agregado; e tecnologias de gases de efeito estufa. Também serão apresentados estudos sobre economia e mercado de créditos de carbono; gestão e economia de energia; Advocacy em normatização e legislação; e percepção social das tecnologias de transição energética.

Desafios críticos – São esperados mais de 500 cientistas, executivos de grandes empresas e representantes de governo, do Brasil e do exterior. Os dois primeiros dias terão como foco as políticas públicas, tecnologias, pesquisas e inovações necessárias para a transição energética; as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) do Brasil; os caminhos para se atingir o net-zero; as tecnologias do futuro; a importância dos créditos de carbono; e o papel das startups nesse processo. 

“O último dia será voltado para discutir o alinhamento da transição energética com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável [ODSs]; como lutar contra o desmatamento na Amazônia; e os desafios brasileiros na transição energética”, afirma Karen Mascarenhas, a coordenadora geral do evento e diretora de Recursos Humanos e Comunicação Institucional no RCGI.

Já estão confirmadas as presenças de diversos especialistas: Carlos Nobre, da Academia Brasileira de Ciências; Paulo Artaxo, professor da USP, membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) e de vários painéis científicos internacionais; Nigel Brandon, diretor da Faculdade de Engenharia do Imperial College de Londres; Chinnakonda Gopinath, destacado cientista da Divisão de Química e vice-diretor do Laboratório Nacional de Ciências da Índia; Arnaldo Jardim, Deputado Federal; Fábio Feldmann, ambientalista e um dos fundadores do SOS Mata Atlântica; Angela Oliveira da Costa, superintendente de Derivados de Petróleo e Biocombustíveis  da Empresa de Pesquisa Energética; Carlo Linkevieius Pereira, CEO do Pacto Global da ONU no Brasil; André Faaij, diretor científico da TNO Energy & Materials Transition e professor da Universidade de Utrecht; Patrícia Iglecias, superintendente de Gestão Ambiental da USP; Plínio Nastari, presidente da DATAGRO; Gesner de Oliveira; economista e professor da Fundação Getúlio Vargas, que coordena o Centro de Estudos de Infraestrutura e Soluções Ambientais; entre outros.

Serviço:

As inscrições para a ETRI 2023 devem ser feitas neste link e estão abertas para membros do RCGI, pesquisadores externos e executivos da indústria. Mais informações sobre palestrantes, painelistas, programação e demais detalhes estão disponíveis e atualizadas em tempo real no site da conferência.

Sobre o RCGI – O Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) é um Centro de Pesquisa em Engenharia, criado em 2015, com financiamento da FAPESP e de empresas por meio dos recursos previstos na cláusula de P,D&I da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) dos contratos de exploração e comercialização de petróleo e gás. Atualmente estão em atividade cerca de 60 projetos de pesquisa, ancorados em sete programas: NBS (Nature Based Solutions); CCU (Carbon Capture and Utilization); BECCS (Bioenergy with Carbon Capture and Storage); GHG (Greenhouse Gases), Advocacy, Innovation Power Systems e Decarbonization. O centro, que conta com cerca de 600 pesquisadores, mantém colaborações com diversas instituições, como Oxford, Imperial College, Princenton e o National Renewable Energy Laboratory (NREL), além de projetos de longo prazo com centros de pesquisa dos Estados Unidos por meio da iniciativa Center 2 Center (C2C), financiada pela FAPESP e pela National Science FoundationSaiba mais.

Acadêmica Agência de Comunicação


Compartilhar