Abertas inscrições para cursos gratuitos voltados ao Associativismo
22 de julho de 2024Iniciativa da Suzano visa fortalecer e qualificar associações em prol do Desenvolvimento Social
7/16/24|3 min. de leitura
A Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos a partir do eucalipto, em parceria com a Escola de Associativismo, está com inscrições abertas para uma trilha de cursos focados no desenvolvimento de entidades e associações. A qualificação é totalmente gratuita, com aulas online e certificado de conclusão.
A trilha é destinada àqueles que buscam participar ou melhorar sua atuação em uma associação, engajar suas entidades, melhorar os serviços prestados e o retorno aos associados. Os conteúdos serão divididos em três módulos, que serão ministrados nos dias 15 de agosto, 19 de setembro e 17 de outubro, sempre a partir das 19h.
As aulas serão interativas e online, por meio da plataforma Zoom Meeting. O conteúdo não ficará gravado e o certificado será entregue apenas aos alunos que tiverem participação mínima de 75% do tempo do curso. A ficha de inscrição está disponível aqui.
A Escola de Associativismo é uma entidade sem fins lucrativos que desde 2015 incentiva o associativismo por meio da formação educacional, através de cursos, palestras e conteúdo online voltados ao tema das associações.
Para a consultora de Relacionamento Social da Suzano, Rafaela Cavalcanti, a iniciativa contribui para fortalecer as organizações locais. “O associativismo é um meio de juntar pessoas com objetivos em comum, em benefício da coletividade, e a Suzano atua no desenvolvimento social em parceria com essas organizações, associações e cooperativas. Temos metas de longo prazo, com foco na redução da pobreza e na melhoria da educação, e acreditamos que o fortalecimento dessas entidades é fundamental para atingir essas metas”, ressalta.
Conteúdo do curso
O primeiro módulo do curso será realizado no dia 15 de agosto, com o tema “Compliance e Transparência nas Associações”. Nesta aula, os participantes entenderão as obrigações de uma associação e como desempenhar as ações de forma transparente, com prestação de contas das atividades e dos recursos financeiros e patrimoniais, de forma a atuar dento da legalidade.
O segundo módulo discutirá o tema “Sustentabilidade Financeira”, no dia 19 de setembro. A aula será ministrada em parceria com o Sebrae, e dará dicas e estratégias práticas para impulsionar a receita da associação e criar oportunidades que sustentem a vitalidade financeira da entidade.
Já o terceiro e último módulo, no dia 17 de outubro, com o tema “Desenvolvendo o Mercado”, vai explorar as estratégias-chave para expandir o mercado de atuação de cada associação. Ações para atração de novos clientes, aumento de qualidade, promoção de produtos e atração de novas empresas parceiras.