Água Doce investe cerca de R$ 5 milhões em sistema de cozinha 4.0
6 de julho de 2022Novos equipamentos permitem redução de até 50% no tempo de preparo de receitas e porções, e 5% no custo de mercadoria vendida
São Paulo (SP), 6 de julho do ano 2022: Com um mundo mais digitalizado, investir em tecnologias para aprimorar e agilizar processos se tornou crucial para manter a saúde dos negócios. Pensando nisso, a Água Doce Sabores do Brasil, rede de restaurantes com 80 unidades, implantou um sistema de cozinha 4.0, com o objetivo de reduzir custos e o tempo de preparo dos alimentos, obtendo resultado de redução de 5%, em média, no custo de mercadoria vendida e 50% durante a produção de receitas e porções com a cocção noturna. A rede investiu cerca de R$ 5 milhões com novos equipamentos, como forno combinado, micro-ondas, fritadeiras, seladoras a vácuo, liquidificadores e ultra congeladores.
Fundada em 1990, a marca é conhecida por oferecer receitas que levam a cultura brasileira em seu preparo, como os Escondidinhos, que são o carro-chefe da Água Doce. Com restaurantes distribuídos em várias cidades, a rede investiu na tecnologia em suas cozinhas por dois grandes motivos. O primeiro foi para proporcionar um aumento na eficiência da operação. Nesse sentido, a franqueadora sempre busca por alternativas para melhorar a lucratividade dos restaurantes, por meio da otimização de processos, controles administrativos e menos desperdício. Outro ponto foi que com os equipamentos tecnológicos para as cozinhas, a marca aprimorou e garantiu a padronização dos pratos e entregas, além de fortaleceu o contato com o cliente, já que com mais agilidade operacional, principalmente no atendimento, a espera para receber os pedidos foi reduzida sem perder a qualidade e o sabor das refeições feitas na hora, que são características da marca.
“Aliar tecnologia à cozinha, sem dúvida, trouxe vantagens competitivas para as operações. Com a cocção noturna, por exemplo, podemos adiantar receitas que contam com pré-preparo durante a noite e isso trouxe um ganho na produtividade para o dia seguinte, sendo possível levar à mesa do consumidor produtos com, em média, sete minutos, o que antes levava em torno de 20. Para incluir os novos equipamentos e extrair todas as funções disponíveis, mudamos layout da cozinha e reorganizamos a estocagem dos insumos, deixando itens com mais saída próximo de cada equipamento, com o objetivo de diminuir a movimentação dos colaboradores no espaço e ganhar mais eficiência”, revela o diretor de franquias da Água Doce, Júlio Bertolucci.
Para garantir o uso de forma eficiente dos benefícios da cozinha 4.0, a rede investiu em treinamentos para os franqueados e os colaboradores dos restaurantes, para tornar os resultados mais visíveis. A marca já vinha adotando formatos digitais antes da pandemia e, com o distanciamento social dos últimos anos, desenvolveu um modelo de gestão em que foi possível adotar novas estratégias para manter o faturamento e atrair um público mais digitalizado. No quesito treinamentos, a Água Doce promoveu webinars e conferências na universidade corporativa, que conta com mais de 30 cursos que podem ser feitos de forma online, além de capacitação à distância. Já com foco no consumidor, os cardápios digitais e o aplicativo para pedidos via QR Code foram as apostas da franquia. Em operações que estão com 100% dos canais instalados e em funcionamento, houve um aumento de 20% no volume de vendas, comparado às unidades que estão sem o cardápio online.
“Com o mundo mais digital, é necessário efetuar investimentos em diferentes frentes para reduzir custos e atender as demandas do mercado. Na Água Doce, temos uma operação mais online que seria o delivery e o salão, que se torna um modelo offline, mas também optamos por proporcionar aos consumidores mais uma comodidade por meio do cardápio digital, para que ele possa realizar seus pedidos onde, quando e como quiser. Para reforçar a conscientização dos empresários a frente dos restaurantes da marca de que a inclusão de tecnologias e novos formatos são essenciais para as operações, investimos em soluções oncloud para proporcionar aos franqueados autonomia para personalizar peças de comunicação de acordo com sua necessidade. A cada dia, percebemos um maior engajamento por parte das operações e isso nos mostra que todas as soluções implantadas são benéficas e trazem vantagens para o negócio, tanto para melhorar os processos de gestão quanto com o relacionamento e experiência com os clientes”, finaliza Bertolucci.
Para quem desejar fazer parte da rede, é necessário investir a partir de R$ 305 mil no modelo focado no delivery. Este formato é destinado para cidades com a partir de 35 mil habitantes. Já o investimento para abrir uma Água Doce Express é de R$ 397 mil. Mais enxuta, a operação visa oferecer aos clientes refeições rápidas em porções individuais durante todo o dia. Por fim, o formato Máster, com investimento a partir R$ 490 mil, é indicado para espaços maiores por ter um amplo cardápio de receitas e bebidas, além de operar durante o jantar e happy hour.
Sobre a Água Doce:
Os restaurantes da Água Doce são destino para famílias e grupos de amigos que buscam fazer de almoços, jantares, happy hours e confraternizações variadas um momento especial de entretenimento. O cardápio é extenso, repleto de delícias da culinária brasileira servidas em fartas porções e pratos. Além do extenso menu de cachaças e drinques, a casa é reconhecida pelo melhor Escondidinho do País, presente nas versões tradicional (carne de sol), camarão, frango e bacalhau, além das versões vegetarianas de palmito e alho-poró. Explorando o conceito rústico, os restaurantes proporcionam espaço aconchegante aos clientes, com música ao vivo e espaço kids, mais conhecido como Doce Cantinho. Atualmente, são 80 unidades em sete estados. Além do conceito de restaurante completo, a rede lançou dois modelos enxutos com investimentos menores: a Água Doce Express, que conta com um cardápio mais enxuto e foco em almoço e happy hour, além do tradicional jantar; e a Água Doce Delivery, focado nas entregas em domicílio e take away.
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