Alunos de Escolas Municipais de Selvíria expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

Alunos de Escolas Municipais de Selvíria expõem produtos desenvolvidos em sala de aula

23 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Evento marca a conclusão da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos, executada por meio do programa Cidade Empreendedora

Nesta sexta-feira (18), alunos do 1º ao 9º ano da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Nelson Duarte Rocha, Escola Municipal Rural São Joaquim Polo e Extensões e Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Camargo, localizadas no município de Selvíria, tiveram a oportunidade de apresentar à comunidade os produtos que desenvolveram em sala de aula, a partir da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), aplicada pela primeira vez no município por meio do programa Cidade Empreendedora – uma parceria entre Sebrae/MS e Prefeitura Municipal.

A Feirinha do JEPP, como é chamada a ação, é o resultado do trabalho desenvolvido com os estudantes na temática do empreendedorismo. Neste ano, o Sebrae/MS promoveu a capacitação de 48 professores e, a partir disso, 869 alunos abordaram o assunto em sala de aula durante quatro meses.

Por meio da metodologia, o empreendedorismo é apresentado aos estudantes de acordo com o ano que estão cursando. Por exemplo, com a turma do 1º ano o tema proposto para a ideia de negócios foi o “Mundo das ervas aromáticas”, quando os alunos são estimulados a cultivar hábitos mais saudáveis e, além disso, desenvolveram produtos a partir dessa matéria prima, como sachês perfumados.

De acordo com a gestora estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/MS, Priscila Veloso, a metodologia aplicada em cada turma envolveu a criação de produtos e a Feirinha do JEPP reuniu todos eles. “A ação vem estimular a confraternização entre a comunidade escolar e é um momento que representa todo o trabalho que os professores desenvolveram com os alunos no decorrer do ano e, dentro dessa proposta, os estudantes têm a oportunidade de vender os produtos e ter a vivência do que é o empreendedorismo e como pode ser colocado em prática”, ressaltou Priscila.

Para a aluna Luana Gabriela da Silva Salles, que estuda na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Joaquim Camargo, o JEPP é uma iniciativa que uniu os estudantes e trouxe oportunidades e novos conhecimentos. “Eu aprendi com o Jovens Empreendedores Primeiros Passos que o empreendedorismo é uma das chaves para que possamos realizar os nossos sonhos e isso é essencial. Eu e a minha turma, junto com os nossos professores, desenvolvemos um bazar de roupas e vendemos polpas de suco natural”, comenta a aluna.

Para Gisele Pereira Dias Costa, professora da Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Nelson Duarte Rocha, a iniciativa é uma maneira de incentivar os alunos a descobrirem novas habilidades. “A metodologia é bastante dinâmica, além da parte teórica os alunos puderam ver na prática como é que funciona o empreendedorismo e como ele pode trazer retorno financeiro. A adesão da iniciativa pelos alunos foi a parte essencial para que esse conhecimento e a feira chegassem até aqui. Além disso, eu percebi uma transformação nesses alunos, eles imergiram na ideia do empreendedorismo, o JEPP foi muito válido e trouxe ideias inovadoras”, revela a professora.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas pelo número 0800 570 0800 ou acesse o site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br

Sebrae – MS


Compartilhar