ÂNIMA INTENSIFICA MEDIDAS “DA PORTA PARA DENTRO” E ATINGE MAIOR MARGEM EBITDA EX-IFRS EM 4 ANOS

ÂNIMA INTENSIFICA MEDIDAS “DA PORTA PARA DENTRO” E ATINGE MAIOR MARGEM EBITDA EX-IFRS EM 4 ANOS

28 de março de 2023 Off Por Ray Santos
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Companhia alcançou receita líquida de R$ 3,6 bilhões em 2022 e superou a marca de 395 mil alunos

São Paulo, 28 de março do ano 2023 – A Ânima Holding S.A (B3: ANIM3) divulga ao mercado nesta segunda-feira (27) os resultados obtidos pela companhia no 4º trimestre de 2022 (4T22) e o consolidado do ano (2022). Os dados comprovam que as iniciativas e esforços adotados pela gestão, como a busca de maior eficiência em aluguéis e despesas corporativas, resultaram em números concretos e positivos. Prestes a completar 20 anos de fundação, a Ânima comprova seu bom momento financeiro, mesmo com as incertezas no cenário macroeconômico. Os bons resultados apresentados pela companhia são atribuídos principalmente às ações ‘micro’, ou seja, a gestão “da porta para dentro” tem sido muito mais eficiente.

“Estamos plenamente satisfeitos com os resultados que conseguimos ao longo de 2022. Além de reforçar toda a nossa qualidade acadêmica aos nossos estudantes, estamos apresentando bons resultados a nossos acionistas e preparando a Ânima para um crescimento ainda mais estruturado em 2023. Nossa margem Ebitda LTM chegou a quase R$1,1 bilhão e margem de 30,1%, ou 20,5% ex-IFRS. A margem ex-IFRS foi a maior em 4 anos e meio, desde o 2T18. Essa margem LTM foi 70bps acima do LTM do 3T22 e 430bps acima da margem Ebitda LTM do 4T21. Ainda há muito o que melhorar, mas temos orgulho dos resultados que começam a ser nitidamente visíveis”, ressalta André Tavares, CFO da Ânima.

Números

A Ânima apresentou receita líquida de R$ 3,6 bilhões ao longo de 2022, refletindo a nova escala da companhia, e superou a marca de 395 mil alunos. O lucro bruto chegou a R$2,3 bilhões com 64% de margem bruta. Já a geração de caixa livre ficou em R$605 milhões, equivalente a 56% do EBITDA Ajustado. Em 2022, a companhia desembolsou R$144,5 milhões em iniciativas de ganho de eficiência que devem beneficiar a geração de caixa futura, principalmente nas frentes de aluguel, G&A e gestão de passivos.

Ânima Core

A Ânima Core, modalidade que reúne ensino acadêmico em graduação presencial (exceto cursos de medicina), pós-graduação stricto sensu e ensino básico e técnico, manteve receita estável no 4T22. Nesta frente, em que a discussão dos desafios macro é particularmente relevante, a base de alunos média de 2022 subiu 14,2% em relação à média de 2021 e o ticket médio da graduação aumentou 8%, índice superior à inflação, chegando a R$ 777,00.

Ensino Digital

No Ensino Digital, a base de alunos seguiu em crescimento ao longo de 2022. No 4T22 foi registrada uma base de 138,4 mil alunos, um crescimento de 21,3% ante o mesmo período de 2021, ou 42,1% se considerada somente a graduação. A receita líquida no ano chegou a R$ 219,4 milhões (ou R$ 257,4 milhões incluindo o repasse aos Polos de terceiros), crescimento de 73,0% em relação a 2021, considerados o Ensino Acadêmico (graduação) e o Lifelong Learning (pós-graduação). 

Inspirali

A Inspirali, vertical que reúne os cursos de Medicina da Ânima, registrou receita líquida anual de quase R$1,1 bilhão. No 2S22 vs. 2S21, houve expansão de 17,5% da receita, com combinação de crescimento de volume e ticket da graduação, potencializado pelo Lifelong Learning. A base de alunos média de 2022 apresentou crescimento de 41,3% em relação à média de 2021, devido a consolidação de apenas sete meses das unidades em integração no ano de 2021. Na graduação, a base total de alunos cresceu organicamente 9,2% do final de 2022 em relação ao final de 2021. Ainda nesta frente específica, o ticket registrou crescimento de 10,6% em 2022 na comparação com 2021, acima da inflação, atingindo R$8.129,00.

Futuro

Para 2023 e 2024, a Ânima reforça a responsabilidade redobrada em focar na gestão muito disciplinada para melhorar a lucratividade, geração de caixa e consequente desalavancagem. A companhia indica que, mesmo após medidas relevantes, manterá continuado esforço de ganho de margens para tornar visível a desalavancagem ao longo dos próximos trimestres.

“Terminamos 2022 com um sentimento de redobrada sobriedade, confiança e com passos firmes dados na construção de uma Ânima cada vez mais forte, que chegará às primeiras duas décadas de vida vislumbrando uma grande jornada de transformação de vidas pela educação nas próximas décadas”, finaliza Marcelo Bueno, CEO da Ânima Educação.

Sobre a Ânima Educação

Com o propósito de transformar o Brasil pela educação, a Ânima é o maior e o mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com mais de 400 mil pessoas, composta por mais de 395 mil estudantes e cerca de 17 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior e em mais de 600 polos educacionais por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, BSP (Business School São Paulo), Cedepe, Gama Academy, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.

Em 2022, a Ânima foi um dos destaques do Prêmio Valor Inovação – parceria do jornal Valor Econômico e a Strategy&, consultoria estratégica da PwC – figurando no ranking de empresas mais inovadoras do Brasil no setor de educação. Além disso, o CEO, Marcelo Battistela Bueno, foi premiado como Executivo de Valor, no setor de Educação, no Prêmio Executivo de Valor 2022, que elege os gestores que se destacaram à frente de empresas e organizações. A companhia também se destacou no Finance & Law Summit Awards – FILASA, em 2022, como Melhor Departamento de Compliance. Em 2021, a organização educacional foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.

GBR Com,.


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