Animais terminados em sistemas intensivos foram avaliados na 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

Animais terminados em sistemas intensivos foram avaliados na 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade

30 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

No dia 8 de novembro, o frigorífico Friboi de Anastácio (MS) recebeu 355 animais terminados em confinamento para avaliações de carcaças. Ao todo, 218 machos não castrados e 137 castrados participaram da etapa, que foi promovida pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) em conjunto com a Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN). A 24ª edição do Circuito tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“A etapa nos apresentou machos de grande qualidade. Vale destacar que todos eles foram terminados em confinamento, apresentando, em 97% dos casos, até quatro dentes incisivos permanentes – ou menos de 3 anos de idade -, sendo que 67% desse total possuía até dois dentes – ou cerca de dois anos de vida. Por fim, 76,5% dos animais pesaram mais de 18 arrobas, elevando a média para 19,1 arrobas”, informa Nabih Amin El Aouar, presidente da ACNB.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

Com participação apenas de machos, a Medalha de Ouro foi entregue a Sérgio Ricardo Fontolan, da Fazenda SF, localizada em Coxim (MS). A segunda colocação ficou com Wanderley Ustulin, da Fazenda Cruzeiro do Sul, de Aquidauana (MS), que recebeu a Medalha de Prata. Já a Medalha de Bronze foi recebida por Goya Comercial e Agropastoril Ltda., empresa detentora da Fazenda Arara, de Bodoquena (MS).

Calendário nacional

A próxima etapa nacional do Circuito acontece na seguinte data:

  • 06 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)
  • 08 de dezembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Texto Comunicação Corporativa


Compartilhar