Apagão cibernético causa caos mundial em voos, bancos e comunicação
19 de julho de 2024Voos foram atrasados, serviços bancários e de comunicação foram afetados
Um apagão cibernético detectado na madrugada desta sexta-feira (19) está provocando um verdadeiro caos em várias partes do mundo. Voos foram atrasados, afentando também serviços bancários e de comunicação.
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos paralisaram seus voos, causando confusão nos aeroportos. Na Austrália, as filas estão crescendo e passageiros estão sendo retidos, pois os serviços de check-in online e cabines de autoatendimento estão desativados.
De acordo a Associated Press, o apagão tem a ver com usuários da Microsoft, que têm problemas para acessar serviços e aplicações do Microsoft 365.
O governo da Austrália afirma que o incidente estaria relacionado a um problema global envolvendo a empresa de segurança cibernética CrowdStrike. O país teve problemas com operadoras de telefonia e internet.
A CrowdStrike já se manifestou, dizendo estar ciente de falhas no Windows relacionadas ao sensor Falcon.
Servidores Mac e Linux não foram impactados. Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético”, afirmou na nota.
No X, a Microsoft, por meio do perfil do 365, disse estar “trabalhando para redirecionar o tráfego impactado para sistemas para aliviar o impacto de uma forma mais rápida” e que estão “observando uma tendência positiva na disponibilidade do serviço”.
Marco Murilo de Oliveira