Após tratamento contra câncer de mama, Raquel Kochhann volta à seleção feminina de rugby sevens para a disputa do Circuito Mundial
22 de janeiro de 2024Yaras terão reforço da atleta olímpica para disputar campeonato em Perth (Austrália), no fim de janeiro
Raquel Kochhann é a principal novidade na convocação da seleção feminina de rugby sevens para a disputa da terceira etapa do Circuito Mundial, entre os dias 26 e 28 de janeiro, em Perth (Austrália). Após realizar tratamento contra câncer de mama, a atleta de 31 anos volta a defender as Yaras após dois anos.
“Estar de volta ao time principal, e logo em uma etapa do Circuito Mundial, é uma grande conquista. Meu foco atual são as pequenas vitórias, e esta viagem para a Austrália é mais uma. Quero disputar os Jogos Olímpicos novamente, mas um passo de cada vez. Estou muito feliz e preciso agradecer a todos que torceram por mim e mandaram energias positivas”, diz Raquel, que representou o Brasil nos Jogos Rio 2016 e Tóquio 2020.
Por sinal, foi nos Jogos de Tóquio que Raquel notou a presença de um caroço na mama. À época, após se consultar com a equipe médica do COB e realizar alguns exames, tudo corria bem. Cenário que mudou radicalmente em 2022, com o caroço tendo dobrado de tamanho. O diagnóstico do câncer veio pouco depois, com mais um agravante: ele havia se desenvolvido e exigia a realização de sessões de radioterapia e quimioterapia. Para piorar, a jogadora ainda vinha se recuperando de uma lesão de ligamento cruzado anterior no joelho direito, sofrida na última etapa do Circuito Mundial daquele mesmo ano, em Toulouse (França).
“Eu me mantive treinando no período da quimioterapia. O ambiente e a energia do nosso grupo me fizeram – e me fazem – bem. Isso foi essencial para manter a força mental e seguir em frente”, explica.
Apesar de ter ficado afastada por tanto tempo das competições, Raquel se manteve próxima da seleção brasileira durante todo este período, sendo acompanhada de perto pela equipe multidisciplinar da Brasil Rugby, em São Paulo.
“Não sei como a Raquel conseguiu. Tinha minhas preocupações, mas não contava com essa força dela. É uma referência, uma inspiração para toda a equipe”, ressalta o treinador Will Broderick.
Além de Raquel, a seleção feminina terá outras 12 atletas em Perth. As Yaras estão no Grupo B, ao lado de Espanha, Fiji e França. Confira abaixo a lista completa de convocadas:
1. Mariana Nicolau – São José (SP)
2. Luiza Campos – Charrua (RS)
3. Rafaela Zanellato – Curitiba (PR)
4. Gisele Gomes – Leoas de Paraisópolis (SP)
5. Thalia Costa – Delta (PI)
6. Isadora Lopes – Melina (MT)
7. Aline Furtado – USP (SP)
8. Marina Fioravanti – Band Saracens (SP)
9. Gabriela Lima – El-Shaddai (RJ)
10. Raquel Kochhann – Charrua (RS)
11. Bianca Silva – Leoas de Paraisópolis (SP)
12. Thalita Costa – Delta (PI)
13. Yasmim Soares – Melina (MT)
Alexandre Massi