Artplan lança programa de aceleração de carreira para pessoas negras
9 de outubro de 2024Chamado Pacto Preto, o projeto fortalece o compromisso da agência com a diversidade e a equidade, por meio de ações afirmativas de inclusão, aumentando as oportunidades para colaboradores de grupo sub-representado
Com o objetivo de impulsionar a equidade racial na agência, a Artplan, juntamente com o Comitê da Diversidade, realizou o lançamento, do programa Pacto Preto, projeto que visa a aceleração de carreira de talentos negros em cargos de diversos níveis de hierarquia. A ação inclui parcerias com consultorias especializadas, como a Impulso Beta e a Talent Academy, e busca transformar a dinâmica interna da agência, ao promover mais inclusão e desenvolvimento de pessoas negras em oportunidades futuras de liderança.
Com 30 vagas disponíveis, a metodologia do programa inclui workshops sobre autoconhecimento, letramento racial, negociação, imagem profissional, influência e construção de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Estes recursos visam equipar os participantes com habilidades essenciais para a liderança e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.
“O Pacto Preto é um compromisso com a mudança. Queremos levar a diversidade e a equidade para o centro das decisões do mercado publicitário e transformar a forma como o mercado vê o potencial dos talentos negros”, afirma Debora Moura, head de Diversidade & Inclusão da Artplan e do Grupo Dreamers e, também, uma das idealizadoras da ação juntamente com o Comitê da Diversidade.
Além de criar uma jornada rumo à liderança, o Pacto Preto difere de outras iniciativas internas, como o Programa de Mentoria, projeto do Grupo Dreamers – do qual a Artplan faz parte – já em sua quarta edição. Na Mentoria, segundo Debora, o foco é mais amplo, incluindo LGBTs, indígenas, pessoas com deficiência e neurodivergentes. “Enquanto o Programa de Mentoria empodera e promove a visibilidade de colaboradores de demais grupos sub-representados, o Pacto Preto olha de maneira específica na aceleração de carreiras para cargos de liderança dentro da Artplan, com foco especial aos nossos colaboradores negros e suas respectivas trajetórias”, completa a executiva.
Segundo o último censo demográfico do IBGE de 2022, cerca de 112 milhões de pessoas se autodeclaram pretos ou pardos, contabilizando 55,5% da população do país. Já quando olhamos para o nosso mercado, de publicidade e propaganda, no relatório do ODP de 2024 (Observatório de Diversidade na Propaganda), a população negra representa 30% dos colaboradores das agências brasileiras, onde apenas 19% destes ocupam cargos de gerência e 12% cargos de diretoria, frente a 79% de gerentes e 84% de diretores brancos. Estes últimos dados divulgados pelo relatório deste ano do ODP mostram que a diversidade na publicidade ainda enfrenta desafios, à medida que profissionais negros sobem no nível hierárquico das agências.
Artplan
Sob liderança do sócio e presidente Antonio Fadiga, a Artplan é a maior agência brasileira com capital 100% nacional e atua como hub de soluções de comunicação para seus clientes. Possui cerca de 400 colaboradores, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A CEO Gláucia Montanha está à frente do escritório de São Paulo, enquanto os diretores-gerais Ana Paula Sanchez e Duda Moncalvo lideram as unidades do Rio de Janeiro e de Brasília, respectivamente. Desde 2016, está no ranking das 10 agências melhores avaliadas por seus próprios clientes, de acordo com Agency Scope. Tem sido destaque na liderança de Novos Negócios do Meio&Mensagem, com lugar no pódio do ranking por nove vezes, e é a 8ª colocada do Ranking das Agências Cenp-Meios 2021. Certificada oito vezes, pelo Great Place to Work, como uma das melhores empresas para se trabalhar, a Artplan foi também considerada, pela revista Campaign US, uma das dez agências criativas independentes mais sexy da América Latina. Faz parte do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação e entretenimento do Brasil, comandado pelo presidente executivo Rodolfo Medina.
Matheus Fonseca – Approach