Associações comerciais de Mato Grosso do Sul participam de treinamento intensivo de gestão e inovação
24 de junho de 2023Sebrae e FAEMS, por meio do Programa TransformAção, promovem capacitação “Bootcamp Empreendedorismo em Ação”
Com a presença de representantes de pelo menos 20 associações comerciais de todas as regiões do Estado, aconteceu entre os dias 20 e 22 de junho o treinamento “Bootcamp Empreendedorismo em Ação”, realizado por meio do Programa TransformAção, uma iniciativa do Sebrae e da Federação das Associações Empresariais do Mato Grosso do Sul (FAEMS). O evento ocorreu na sede do Sebrae, em Campo Grande, com foco em métodos ágeis de gestão e técnicas utilizadas pelas empresas mais inovadoras do mercado. Segundo a analista-técnica do Sebrae/MS, Daniele Muniz da Silva Vieira, o treinamento proporcionou aos representantes das associações uma oportunidade repleta de trocas de experiências e networking. “A capacitação e o apoio oferecidos pelo programa TransformAção visam potencializar o crescimento das empresas e fomentar o empreendedorismo como um motor de desenvolvimento econômico e social”, destacou. O Programa TransformAção tem como objetivo fornecer conhecimentos, ferramentas e capacitação para que as associações comerciais sul-mato-grossenses possam enfrentar os desafios do mercado de forma competitiva e sustentável, cumprindo de maneira eficaz a missão de defesa dos interesses das empresas associadas. O curso, que teve duração de 24 horas, foi dividido em seis módulos de quatro horas cada, proporcionando aos participantes uma imersão no empreendedorismo. “Fiquei fascinado com a arte de contar histórias em uma das lições do Bootcamp. Posso dizer que é chegar para meu associado e contar uma história que foi um sucesso na minha região ou até mesmo fora do estado, e que o faça pensar em melhorias na empresa dele, no sistema de gestão e fortalecer o associativismo através dessa história de sucesso. Foi um excelente aprendizado que levarei para a vida profissional”, afirmou Marcelio Lira Calisto, executivo da Associação dos Empresários Sapucaienses (AESA). Outra participante, Janete Gonçalves Furlan, executiva da Associação Comercial e Empresarial de Camapuã, destacou a importância das ferramentas aprendidas. “Quero colocar tudo isso em prática da melhor forma possível, aproveitando ao máximo a metodologia. Para mim, todas as informações foram relevantes e têm sua importância, pois posso incorporar um pouco de cada uma na minha rotina diária. Estou retornando com uma nova perspectiva”, avaliou. Metodologia O primeiro módulo, “Mindset Empreendedor”, abordou a importância de desenvolver uma mentalidade empreendedora, estimulando a criatividade, a proatividade e a busca por soluções inovadoras. No módulo seguinte, intitulado “Cliente e Mercado”, os representantes das associações comerciais tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância de conhecer profundamente o seu público-alvo, identificar necessidades e desejos, bem como, compreender o mercado em que atuam. No terceiro módulo, “Problema e Solução”, os participantes foram orientados a identificar os principais desafios e problemas enfrentados pelo seu público-alvo e a buscar soluções inovadoras para atendê-los. Através de metodologias de design thinking, os empreendedores foram incentivados a encontrar soluções criativas para os desafios enfrentados. O módulo seguinte, “Prototipagem e MVP – Mínimo Produto Viável”, teve como objetivo ensinar os participantes a criar protótipos rápidos e testar suas ideias antes de investir recursos significativos no desenvolvimento de um produto ou serviço. No quinto módulo, “Canais, Vendas e Modelos Financeiros”, os empreendedores aprenderam sobre diferentes estratégias de vendas, canais de distribuição eficientes e modelos financeiros para a sustentabilidade dos negócios. Por fim, no sexto módulo, intitulado “Lean Canvas, Storytelling e Pitch”, os participantes observaram como criar um modelo de negócio eficiente usando a ferramenta Lean Canvas, além de desenvolver habilidades de comunicação persuasiva através de recursos como storytelling e do pitch. Essas técnicas são fundamentais para atrair investidores, parceiros de negócios e clientes. Mais informações aos empreendedores pela Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800. |