Autocontrole coloca em risco a insegurança alimentar, denunciam auditores
27 de junho de 2022A Delegacia do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários no Rio Grande do Sul (DS-RS Anffa) alerta sobre o risco para a segurança alimentar da população com a aprovação, nesta quinta-feira (23/6), do PL 1293 na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (CRA).
“O PL do autocontrole quer acabar com a interferência do Estado sobre a produção agropecuária para que os interesses de particulares sejam atendidos e os lucros maximizados, em detrimento da segurança e dos interesses dos consumidores”, afirma Soraya Elias Marredo, delegada do Anffa Sindical no Estado.
Os auditores reforçam que a aprovação do Projeto de Lei torna ainda mais difícil a identificação e a punição de fraudadores em casos de adulterações do leite, contaminação de bebidas, misturas em azeites, excesso de água nos frangos e congelados carnes contaminadas, entre outras inconformidades.
Para tentar barrar a proposta, a diretoria do Anffa Sindical informa que está em contato com senadores contrários ao projeto para entrarem com recurso para levá-lo à apreciação no plenário. Segundo Janus Pablo, presidente do Anffa, é fundamental que o projeto seja analisado nas comissões de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), além da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), como forma de envolver a sociedade no debate.
Por Karen Viscardi