Awin destacou rentabilidade do marketing de afiliados no congresso Grocery & Drink do e-Commerce Brasil
17 de março de 2023Empresa mostrou como anunciantes podem ampliar rentabilidade de desempenho por meio de atribuições ao longo da jornada do funil de vendas, com objetivo de ressaltar a força do segmento na geração de novos negócios, conquista e fidelização dos consumidores
A Awin, uma das maiores especialistas em marketing de afiliados do mundo, apresentou a palestra “Explorando oportunidades de ações do topo ao fim de funil através da indústria em conjunto com e-commerces, afiliados e parceiros segmentados no setor Grocery & Drinks”, durante o Grocery & Drinks – Congresso para os setores de supermercados, alimentos e bebidas, promovido pelo e-Commerce Brasil, que ocorreu no dia 13 de março.
“Nosso objetivo foi mostrar aos gestores da indústria e do varejo de alimentos e bebidas que as oportunidades além do último clique requerem boas estratégias e um olhar mais analítico em cada linha de produto, categoria e tipo de usuário, que o marketing de afiliados pode oferecer, afirma Ricardo Souza, Head de Parcerias com os Clientes da Awin. Isto porque é possível ir além do CPA (Custo por aquisição) com soluções para a jornada de consumo capazes de identificar o primeiro clique ou mesmo atribuição atrelada a benefícios de compra como, por exemplo, o uso de um cupom personalizado rastreável.
Esta característica é essencial para um mercado com amplo potencial de consumo com o brasileiro que tem o desafio colossal de fazer o planejamento de marketing considerando a mídia tradicional (jornais, revistas e emissoras de tv e rádio) e o amplo universo on-line, com influenciadores das mais estirpes, especialidades e tamanhos. “É preciso entender qual é o foco de cada mídia e influencer e como cada um deles pode ser efetivo para gerar negócios, fidelizar clientes e garantir rentabilidade. Eis o segredo que todos os gestores de marketing querem descobrir: como maximizar performance entre os canais de mídia e avaliar a efetiva rentabilidade”, diz Souza.
Para obter esta resposta, é preciso analisar os custos das ações de marketing versus os custos operacionais a fim de obter os melhores resultados de vendas, chegando assim ao retorno sobre o investimento (ROI) e a rentabilidade mais adequada. Com esta finalidade, a maioria das empresas avaliam no mundo digital quais iniciativas dos editores e influenciadores, geraram o último clique e, por consequência, a venda efetiva, remunerando os parceiros de negócios de acordo com as atuações ao longo da jornada e utilizando esta informação para construir suas estratégias de divulgação futuras. “Esta é uma das formas, uma metodologia válida, que requer dados e inteligência de rastreamento para apoiar as decisões do canal”, comenta Souza.
Com o crescimento do comercio eletrônico em todo o mundo e com a necessidade de estratégias cada vez mais assertivas para se comunicar, viabilizar as vendas e conquistar os consumidores, as empresas têm, com frequência, buscado influenciadores e o conhecimento obtido por empresas de marketing de afiliados como a Awin, que podem abrir um leque muito mais amplo para futuras divulgações e para a melhor avaliação das ações e geração da rentabilidade.
“Nossas ferramentas ajudam a encontrar afiliados para a realização de ações mais personalizadas para atingir consumidores cada vez mais conscientes e segmentados, por consequência auxiliam na geração de negócios em todas as etapas da jornada de consumo, com avaliação detalhada dos influenciadores ou parceiros que geram mais negócios e rentabilidade”, diz Souza. Em relação ao produto, por exemplo, a Awin consegue identificar qual afiliado gerou o primeiro clique ou se houve compra de um específico SKU (Stock Keeping Unit), ou seja, foi retirado o produto do estoque. Considerando-se categoria, consegue ver se o consumidor usou cupom ou se comprou em aplicativo próprio, entre outros critérios. Além disso, ao considerar a perspectiva do consumidor, consegue ver o CPC (custo por clique) de cada compra, o CPL (Custo por Lead do e-commerce) e, é claro, o último clique.
“Nós estamos prontos para mostrar aos anunciantes e para a indústria que as oportunidades vão além do último clique, mas requerem boas estratégias e um olhar mais analítico em cada linha de produto, categoria e tipo de usuário. É possível ir além do CPA (Custo por Aquisição) com soluções para a jornada de consumo, seja reconhecimento de marca até lançamento de produtos, desde o primeiro clique e todas as interações de mídia e parceiros até a conversão, explica Souza.
Com os dados qualificados obtidos na plataforma da Awin fica muito mais fácil e prático negociar variações de comissões para primeiro clique ou último clique, para uso de incentivo de compra, para produtos específicos ou categorias variadas com base na margem de lucro de cada uma, para aquisição de novos consumidores ou manutenção de recorrentes. “Deste modo, o anunciante consegue acompanhar o consumidor e saber a força do afiliado em todas as etapas da jornada de consumo. No intuito de viabilizar que faça planos futuros mais estratégicos a fim de gerar novos negócios com melhor rentabilidade média, ou seja, retorno sobre o investimento (ROI). O afiliado, por sua vez, passa a ser reconhecido e remunerado de acordo com sua contribuição para a efetivação da venda”, explica Souza.
É importante observar também que para ter acesso às ferramentas sofisticadas da Awin, o ideal é que o anunciante se torne um parceiro Awin Gold Standard, cujos critérios são integrar-se à implementação ideal da Awin, que inclui rastreamento server to server, aderir às melhores práticas de deduplificação de dados e divulgá-las claramente em seu perfil, comissionar dentro do prazo estabelecido todas as vendas legítimas de afiliados e incluir todas as transações durante o período de validação, proporcionando tranquilidade aos afiliados.
Sobre a Awin
Com vinte anos de experiência, nossa rede oferece uma comunidade global de pessoas, tecnologia e inteligência empresarial. Não importa que tipo de parceiro, nível de serviço ou ferramentas sua empresa precisa, a Awin fornece soluções para impulsionar o crescimento sustentável. Parte dos Grupos Axel Springer e United Internet, com ShareASale e Commission Factory, a rede global de afiliados da Awin é composta por 15 escritórios em todo o mundo, mais de 1.200 funcionários, 241.000 afiliados contribuintes e 21.200 anunciantes. Conectando empresas com clientes em todo o mundo nos setores de varejo, telecomunicações, viagens e finanças, a Awin gerou 70.3 bilhões de reais de receita para seus anunciantes e 5.9 bilhões de reais para seus afiliados no último ano fiscal.
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