Banco Vermelho marca o Agosto Lilás desse ano
5 de agosto de 2024Foto: Agência Brasília
No mês de agosto, governos federal e estaduais reforçam as iniciativas de conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher. É a campanha Agosto Lilás.
Agora, em 2024, ano em que a Lei Maria da Penha completa 18 anos, a campanha ganhou um reforço com a publicação da Lei nº 14.942 sancionada pelo presidente Lula no dia primeiro de agosto. Ela prevê a instalação do Banco Vermelho, além de ações de conscientização em lugares públicos e de uma premiação de projetos no âmbito do Agosto Lilás, mês destinado à conscientização para o fim da violência contra a mulher.
O Banco Vermelho é uma estratégia de ocupação urbana e prevê a instalação de pelo menos um banco na cor vermelha em espaços públicos de grande circulação de pessoas.
Os bancos trazem frases que estimulam a reflexão sobre o combate à violência contra a mulher, além de contatos de emergência, como o número telefônico da Central de Atendimento à Mulher — Ligue 180, usado para denúncias e para suporte às vítimas.
O Movimento Banco Vermelho começou na Itália em 2016 e é adotado em vários países.
Segundo o Atlas da Violência 2024, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 48.289 brasileiras foram assassinadas entre os anos de 2012 e 2022.
Outro dado preocupante está no 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que detectou que meninas e mulheres são vítimas de violência sexual a cada seis minutos no Brasil.
O Agosto Lilás Entrou em vigor em 2022, por meio da lei 14.448/22 que institui o mês de proteção à mulher.
Reportagem, katia maia