Barkus lança plataforma com Inteligência Artificial para capacitar usuários a se tornarem novos investidores
30 de setembro de 2024Diana, assistente inteligente, mostra como é possível começar a fazer investimentos em Tesouro Direto de forma segura e gratuita
A Barkus, negócio de impacto social focado em soluções de inclusão e educação financeira, tem utilizado a Inteligência Artificial (IA) para ajudar na educação financeira de pessoas de todo o Brasil. A ferramenta foi inaugurada em setembro, dentro do programa “Direto ao Tesouro” – que tem o objetivo de capacitar pessoas de todas as idades a realizarem seus investimentos no Tesouro Direto
No “Direto ao Tesouro”, a jornada de orientação financeira é gratuita e interativa. A assistente “Diana” não é apenas um chatbot humanizado, mas também uma mentora digital, divertida e confiável, que caminha junto do usuário, ensinando, tirando dúvidas e oferecendo as informações necessárias para o primeiro investimento em Tesouro Direto. Para conhecer a plataforma, acesse: Link
“Oferecemos uma experiência gratuita pensada para realidades diversas, com um olhar atento aos grupos minorizados, como jovens, mulheres, pessoas negras, do Norte e do Nordeste brasileiro. Nossa missão é inspirar e capacitar cada indivíduo a assumir o controle de sua vida financeira, permitindo que sonhos se tornem realidades palpáveis, não apenas para si mesmos, mas também para suas famílias e as próximas gerações”, afirma a CEO da Barkus, Bia Santos.
O valor necessário para fazer o investimento inicial é a partir de R$35. O programa “Direto ao Tesouro” é promovido pela Terra Investimentos, uma das principais casas de investimentos independentes do Brasil, e tem o apoio da B3, a bolsa do Brasil, e da Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda.
O público-alvo do programa são pessoas de 18 a 39 anos de idade, que ganham de 2 a 7 salários-mínimos e que tenham um perfil planejado. Atualmente, o Tesouro Direto é uma boa alternativa de investimento no mercado financeiro porque oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade (prefixada, ligada à variação da inflação ou à variação da taxa de juros básica da economia – Selic), prazos de vencimento e também fluxos de remuneração, além de ser bastante seguro.
Enorme avenida para crescimento
A pesquisa “O Brasil que Investe”, da B3, identificou nove perfis de investidores, sendo que apenas 3% têm perfil voltado para o Tesouro Direto. São pessoas que aplicam pelo menos 75% do seu patrimônio em títulos do governo por meio do Tesouro Direto e que têm seu foco em títulos pré-fixados, atrelados à inflação, e de longo prazo. O principal motivo citado para começar a investir no Tesouro Direto é pensar no futuro e na aposentadoria – 28% citam esse motivo. Outra razão mencionada é independência financeira, citada por 24%. Há, portanto, grande espaço para crescimento.
“Em um mundo onde o acesso à informação pode ser a chave para o sucesso, estamos abrindo as portas para que milhares de pessoas descubram o poder de investir no Tesouro Direto, um dos investimentos mais seguros e confiáveis do mercado. Acreditamos que aprender a lidar com o dinheiro é fundamental, para que a população tenha mais liberdade de escolha e segurança financeira”, diz Bia Santos.
O Direto ao Tesouro também oferece a oportunidade de multiplicar a primeira aplicação com premiações por meio de vales-investimento, uma maneira de incentivar os novos investidores do Tesouro a continuar construindo um futuro próspero. Além disso, a Diana oferece no Whatsapp um curso sobre como investir mais e melhor para alcançar diferentes objetivos financeiros.
Sobre a Barkus
Bia Santos e Marden Rodrigues, os fundadores da Barkus, cresceram em áreas periféricas do Rio de Janeiro. Durante o ensino médio, impulsionados por um programa de iniciação científica em uma escola pública do Rio de Janeiro, transformaram um simples projeto acadêmico em uma missão de vida: democratizar o acesso à educação financeira no Brasil. Ainda jovens, Bia e Marden perceberam, em primeira mão, como o conhecimento financeiro pode transformar vidas.
A trajetória de Bia e Marden é uma verdadeira “jornada do herói” — uma narrativa de superação, determinação e visão de futuro que não só transformou suas próprias vidas, mas agora abre caminho para que milhares de brasileiros façam o mesmo. A Barkus é mais do que uma empresa, é um movimento de transformação social, nascido de um sonho que se consolidou como uma força legítima e respeitada.
Em 8 anos de existência, a empresa já impactou mais de 150 mil pessoas em todos os estados brasileiros; foi vencedora do programa Meu Bolso em Dia, promovido pela FEBRABAN e Banco Central; recebeu investimento do Google for Startups e da FEBRABAN; ganhou o Selo iImpact, ficando entre as top 3 startups LATAM na ODS 10 – Diminuição das Desigualdades; e viu seus fundadores serem homenageados na lista Forbes Under 30, na área de Ciência e Educação. A Barkus não é apenas uma história de sucesso empresarial, mas um exemplo de impacto social reconhecido.
Com soluções como a Iara, um chatbot humanizado que oferece educação e apoio financeiro via WhatsApp, e parcerias com grandes empresas, a Barkus continua a transformar vidas em todo o Brasil.
Approach Comunicação