Bebida alcoólica e treinos regulares: quais os impactos nos resultados?
24 de outubro de 2022Tire suas dúvidas sobre como a bebida pode impactar nos resultados de quem realiza atividades físicas regulares
Dúvida frequente de quem realiza treinos regulares, a relação entre o consumo de álcool e os treinos é comumente discutida, principalmente em relação aos impactos que o consumo pode causar aos resultados de quem está se exercitando.
Para melhor explicar como funciona a relação entre ambas as práticas, listamos algumas informações sobre o assunto. Confira a seguir.
Informação nutricional do álcool e o processo de digestão do líquido
Para entender exatamente como funciona a relação entre álcool e treinos, devemos considerar que as bebidas são extremamente calóricas, e por isso, na maioria das vezes (principalmente quando consumido em excesso), impactam negativamente os resultados da rotina de academia.
Para quem tem como pretensão principal perder peso, o componente impacta de forma direta no processo de hipertrofia, uma vez que ele ataca diretamente o sistema endócrino.
Outro fator que indica que o álcool atrapalha no desenvolvimento físico é a desidratação, causada pelo consumo em excesso. Por ser diurético, o corpo perde muita água e sais minerais no período posterior ao consumo.
Abolir ou não o álcool de minha rotina?
Apesar de impactar diretamente na dieta, como citado, o maior problema do consumo de bebidas alcoólicas está atrelado ao exagero. Assim como qualquer alimento calórico, sua ingestão em excesso é danosa não só para seus treinos, mas para seu corpo.
Em linhas gerais, o ideal não é aboli-lo, e sim tratar a relação de forma respeitosa e livre dos exageros. Sendo assim permitido e indicado que uma tacinha de vinho ou um copo de cerveja sejam consumidos longe de qualquer culpa.
Para auxiliar o processo de digestão das bebidas, o indicado é que copos de água sejam consumidos juntamente delas, evitando assim a desidratação e reduzindo os possíveis danos causados à sua saúde.
O ideal é não exagerar!
Apesar de estarmos falando do consumo de bebidas alcoólicas, é válido frisar novamente que o importante para toda dieta é que os exageros sejam evitados. Apesar de conter propriedades diferentes, a suplementação, quando consumida de forma errônea, também pode impactar nos resultados dos treinos.
Como exemplo, algumas pessoas podem ficar com medo que o famoso whey protein engorde, mas, no entanto, quando consumido de forma correta, não há alteração de peso. Assim, podemos medir que, de fato, o grande vilão dos resultados são as superdosagens de qualquer alimento ou suplemento.
Sabendo disso, fica evidente que, caso consumido de forma responsável, o álcool não é um vilão. Consumo consciente e equilíbrio são a chave para o sucesso de quem treina regularmente; cultive essa ideia!
Por Luisa Pereira