Beleza e magnitude do Cânion de Xingó em Sergipe atraem milhares de turistas

Beleza e magnitude do Cânion de Xingó em Sergipe atraem milhares de turistas

22 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Localizado em Canindé do São Francisco, no alto sertão de Sergipe, o paredão rochoso emoldura as águas do Velho Chico

O Cânion de Xingó é um dos mais famosos pontos turísticos de Sergipe. Está situado no município de Canindé do São Francisco, no alto sertão sergipano, a 213 quilômetros da capital, Aracaju, e faz divisa com a cidade de Piranhas, em Alagoas. Como uma moldura gigantesca, o paredão de rochas areníticas embeleza ainda mais o Rio São Francisco. São 65 quilômetros de extensão e paredes rochosas de até 50 metros de altura.

Vale destacar que o cânion do Velho Chico – como é carinhosamente chamado o rio – é o quinto maior cânion navegável do mundo. Formado por obra humana devido ao represamento das águas do São Francisco com o objetivo de gerar energia na Usina Hidrelétrica de Xingó, o cânion é o cartão de visitas da região, o que projetou o município no mapa turístico do estado e do Brasil. A localidade se tornou conhecida internacionalmente ao servir de cenário para novelas e minisséries.

Foto: Max Carlos/Setur

O secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ressalta que o Cânion de Xingó, por ser um dos roteiros turísticos mais conhecidos de Sergipe, acaba se tornando uma espécie de ‘carro-chefe’ dos atrativos divulgados em eventos, tanto dentro quanto fora do estado. Como exemplo, ele cita o 42º Congresso Norte-Nordeste de Cardiologia e o 16° Congresso Sergipano de Cardiologia, eventos simultâneos realizados no início de setembro, no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju, quando o estande da Secretaria de Estado Turismo (Setur) disponibilizou um imenso painel com a imagem do cânion e a simulação de um barco.

A mesma ideia foi usada anteriormente no estande apresentado em Florianópolis, em Santa Catarina, no dia 18 de agosto, durante o 2º Incomum Day, evento promocional alusivo ao aniversário de 25 anos da Operadora Incomum, com a participação de 600 profissionais. “Nosso estande foi muito elogiado. Tanto por destacar nossas belezas naturais de uma forma inovadora, quanto por levar ao conhecimento do público do sul do país o que Sergipe tem a oferecer”, explica Marcos Franco.

Foto: Matheus Moura/Setur

Ponto turístico

Tanta beleza e magnitude atraem milhares de turistas ao destino todos os dias. São pessoas que vão em busca das belezas naturais e do banho no Velho Chico, que nasce em Minas Gerais e passa por cinco estados – Bahia, Goiás, Pernambuco, Alagoas e Sergipe –, além do Distrito Federal. Inclusive, as agências de turismo em Aracaju oferecem passeios bate-volta quase diariamente ao Cânion de Xingó para visitantes locais e turistas de outros estados.

O passeio no Velho Chico é feito em um catamarã que parte do Restaurante Karrankas, em Canindé do São Francisco, e dura em torno de três horas: uma hora de trajeto de ida, uma hora de banho na piscina formada por uma rede protetora e mais uma hora de volta. É possível, ainda, fazer stand up paddle nas águas tranquilas e praticar rapel no belo cânion.

Vale ressaltar que o ponto alto da viagem é poder alugar uma vaga em um barquinho e navegar na parte mais estreita do cânion, a Gruta do Talhado. Trata-se de um trajeto à parte, que dura 15 minutos. Depois disso, o catamarã retorna ao Restaurante Karrankas, que se destaca na região pela estrutura às margens do São Francisco e pela gastronomia. 

Governo de Sergipe


Compartilhar