Black Friday 2022: Outdoor Social Inteligência divulga estudo sobre comportamentos e hábitos de consumidores das maiores Comunidades do Brasil

29 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
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Pesquisa, feita em favelas brasileiras de 10 Estados do país,

revela que 88% dos entrevistados gostam de promoção e que 59% pretendem comprar na Black Friday desse ano

A nova pesquisa do Outdoor Social, negócio de impacto social que visa fomentar a empregabilidade e o empreendedorismo na favela, revela comportamentos e hábitos dos consumidores das maiores Comunidades do Brasil. Segundo o estudo, 88% dos entrevistados gostam de promoção e 59% disseram que irão comprar na Black Friday desse ano, sendo mais forte a intenção entre as mulheres (56%), bem como entre os que têm entre 25 e 35 anos (35%).

O levantamento mostra que Eletrônicos, Calçados e Eletros Portáteis são as principais áreas de interesse de consumo para a Black Friday 2022 e essa tendência, aliás, pode ser conectada com a proximidade da Copa do Mundo que tem fomentado, especialmente, a compra de produtos da linha eletrônica – uma pesquisa da plataforma de mídia Teads com a Global Index com participantes de todo o país, por exemplo, ressalta que 41% do público entrevistado pretende adquirir uma nova TV por conta do evento e outros 24%, um novo smartphone.

Entre o público feminino, perfumes/cosméticos e cama/mesa/banho também aparecem com relevância. A amostra revela ainda que os preços mais baixos e os produtos com 50% de desconto são os fatores que mais atraem na data. Além desses pontos, frete grátis e entrega rápida também são fatores impulsionadores e decisórios de compra.

Quando perguntados sobre o primeiro contato com as promoções, o WhatsApp foi a plataforma mais citada (53%) seguido da internet (38%). No levantamento deste ano, foi interessante observar a intenção de busca de um mix de canais para as compras na Black Friday 2022, tendência que se conecta com a perspectiva phygital e omnichannel do varejo atual. Nesse sentido, 60% dos entrevistados declararam que irão comprar tanto online quanto em lojas físicas.

“A pesquisa Persona Favela, feita através de uma tecnologia proprietária desenvolvida para gestão, comunicação e captura de dados em real-time, é muito importante para garantir uma comunicação entre os moradores das Comunidades do Brasil e as marcas, produtos e serviços. Toda estratégia de posicionamento mercadológico exige uma troca entre os consumidores e as empresas. É isso o que nós buscamos com a divulgação do presente estudo – a aproximação entre moradores e as companhias que entendem a potência econômica das favelas do país” afirma Emilia Rabello, CEO da holding Outdoor Social.

Para esta pesquisa foram entrevistados 414 moradores das maiores Comunidades do Brasil sediadas nas cidades de Belém (PA): Baixada Nova Jurunas e Condor; Manaus (AM): Cidade de Deus; Fortaleza (CE): Pirambú; São Luís (MA): Coroadinho; Recife (PE): Casa Amarela; Salvador (BA): Complexo de Amaralina; Brasília (DF): Sol Nascente; Belo Horizonte (MG): Aglomerado da Serra; Rio de Janeiro (RJ): Rocinha e Rio das Pedras; São Paulo (SP): Heliópolis e Paraisópolis. A margem de erro é de 5%.

Experiência e influência na compra online

Pensando nos desafios relacionados à Black Friday, 69% dos entrevistados afirmam que a falta de informações suficientes sobre o produto nas lojas online contribui para a desistência de uma compra, enquanto 74% alegam que trocar produtos comprados pela internet não é uma tarefa fácil. Esses índices apontam indicadores importantes para a melhoria das experiências de consumo no varejo, questão decisiva na fidelização de clientes dentro do ambiente de negócios contemporâneo.

“É importante garantir que a jornada de compra online seja mais próxima do consumidor, com exemplos, demonstração dos produtos, linguagem acessível. Também é interessante trazer o consumidor para experiências digitais mais imersivas e marcantes, oferecendo parcerias para ativação/comunicação por WhatsApp – canal mais utilizado nas comunidades do país para se informar sobre a Black Friday – e descontos exclusivos de forma prática por meio do QR Code, por exemplo”, comenta Emilia.

Dentro do contexto das compras virtuais, a pesquisa do Outdoor Social revela ainda um traço interessante sobre a relação dos influenciadores com as maiores comunidades do país. Segundo o estudo, 67% dos entrevistados concordam que ver um influenciador que reside ou tem relação próxima com a favela falando sobre o produto nas suas redes sociais passa mais confiança com relação à marca/produto e 64% concordam que gostariam de ver mais anúncios na comunidade onde residem.

“Se fazer presente na favela, seja com influenciador/morador ou via estratégias de comunicação assertivas, pode atrair públicos mais diversos e com potencial de consumo para o varejo brasileiro”, acrescenta a CEO.

Black Friday 2021 x Black Friday 2022

Sobre o fato do potencial de consumo, aliás, para a Black Friday 2022, 52% dos entrevistados pretendem gastar igual/ou mais que ano passado e 42% estimam que terá um gasto médio acima de 900 reais. Para 30% dos homens, o gasto será acima de R$1.200. E, entre as mulheres, 29% afirmam que pretendem consumir entre 100 e 300 reais.

Sem intenção de compra

Por fim, o perfil dos que não tem interesse em consumir na Black Friday abrange, sobretudo, o público adulto entre 35 e 44 anos e os que possuem trabalho autônomo. 38% desse grupo revela, por exemplo, que não acredita nas promoções e descontos do período. Já 36% aponta que não terá condições para efetuar compras durante a promoção.

Sobre o Outdoor Social

O Outdoor Social é um negócio de impacto social através de mídia, ativações, pesquisas e projetos especiais que fomentam a empregabilidade e o empreendedorismo na favela, conectando os moradores desses locais, marcas, produtos e serviços de companhias que entendem a potência econômica das comunidades brasileiras.

O negócio liderado por Emilia Rabello já levou grandes empresas – como 99, Ambev, O Boticário, Facebook, Avon, Itaú, Carrefour, Ifood, Magalu, Casas Bahia, Coca-Cola, Havaianas e Netflix – para subir o morro, entregando comunicação eficiente e de impacto.  

Juntos, já geraram mais de R$15 MM em renda para mais de 42 mil famílias, em mais de 6 mil comunidades, em dez anos de atuação. 

O primeiro veículo inovador em mídia externa e de impacto social que conecta e transforma marcas e consumidores, também encabeça outros projetos, como o Fluxxo, rede wi-fi gratuita nas favelas, que já soma 282.966 acessos em 22 pontos espalhados em 18 comunidades; o Outdoor Social Inteligência, instituto de pesquisa voltado para a classe C; e em 2020, lançou o Bora Testar, programa de testagem em massa gratuito de doenças, inclusive da Covid-19.

Amanda Oliveira


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