Brasil registra salto nas buscas online por cursos de idiomas; crescimento é de 50% em dois anos
29 de fevereiro de 2024Pesquisas mais expressivas giram em torno de escolas de idioma, aulas de conversação e professores particulares neste início de ano
Quando o assunto é o desenvolvimento de novas habilidades, ao que tudo indica, 2024 será o ano em que muitos brasileiros se dedicarão a uma meta em comum — aprender uma nova língua, seja por meio de aulas presenciais ou via internet.
Pelo menos é o que acaba de sugerir a nova pesquisa da Preply, que, recentemente, analisou o interesse nacional por outros idiomas nos mecanismos online e aponta: no último mês, as buscas por cursos do tipo registraram não apenas o salto de 50% em relação ao mesmo período em 2022, mas o maior volume em dois anos.
Embora o aumento aconteça com segundos idiomas no geral, como o espanhol e italiano, de acordo com a especialista, a prioridade da população tem sido praticar a língua inglesa.
Prova disso é o fato de que, se comparadas a janeiro do último ano, expressões como “curso de inglês”, “escola de inglês” e, ainda, “conversação inglês” renderam 22% mais pesquisas de Norte a Sul no começo de 2024, com destaque ainda mais considerável quando em comparação com 2022 — nesse caso, as buscas online mais recentes pelos termos em questão representam o crescimento de 50%.
“Se, por um lado, a alta procura entre os brasileiros reflete um hábito comum nos inícios de ano, época em que costumamos nos sentir mais encorajados a tirar certos planos do papel, ela também pode ser relacionada ao desejo coletivo por novas oportunidades acadêmicas ou profissionais”, comenta Sylvia Johnson, líder de Metodologia da Preply. “Para muitos, a ideia de estudar com estrangeiros ou fazer parte de uma empresa internacional tem se tornado ainda mais possível dada a consolidação do trabalho remoto desde 2020”.
Sua fala, aliás, só reforçaria outra constatação a respeito dos principais motivos por trás do investimento em uma nova língua.
Afinal, no último ano, dados compilados pela Preply indicaram que os brasileiros cadastrados na plataforma costumam utilizá-la principalmente como forma de melhorar suas carreiras profissionais (46%), objetivo seguido pela melhoria de suas habilidades de conversação (27%) e, por fim, a preparação para uma mudança de localidade (13%). O idioma mais procurado pelos usuários residentes no Brasil, cabe dizer, também é o inglês (65%), à frente do espanhol, francês, português e italiano.
O comportamento atual dos internautas, nesse sentido, pode significar uma mudança positiva na relação da população com o idioma, com números cada vez maiores de pessoas fluentes não somente em suas línguas nativas. Vale lembrar que, hoje, apenas 5% do Brasil é capaz de se comunicar em inglês, percentual que cai para 1% se considerados aqueles de fato fluentes, realidade que levou o país a ocupar a posição de número 60 do ranking de proficiência elaborado pelo British Council.
Muito além do inglês: as outras línguas favoritas dos brasileiros
Mesmo com o inglês ocupando a maior fatia das buscas nacionais por cursos de idiomas, em janeiro, a procura por ao menos cinco outras línguas também apresentou salto expressivo quando ao lado do mesmo período nos últimos anos.
Esse é o caso das aulas de italiano, alemão e espanhol, por exemplo, que movimentaram cerca de 22% mais pesquisas do que as registradas há dois anos, em especial a expressão “curso gratuito de espanhol”, com um volume 50% maior que janeiro do ano passado e 237% que o mês em 2022.
Não só os idiomas estrangeiros, de toda maneira, têm despertado a curiosidade da população em 2024, como comprovam as pesquisas recentes por cursos de Libras na internet.
Isso porque, de 2022 para cá, o crescente interesse das pessoas em aprender a Língua Brasileira de Sinais vem se convertendo em certo boom à parte, onde termos como “curso de libras” e “aula de libras” saltam de forma significativa nos mecanismos digitais, chegando a registrar aumentos de mais de 100% — como aconteceu com a expressão “curso de libras gratuito” em janeiro, com buscas 123% mais altas que aquelas identificadas dois anos atrás.
“Independentemente da escolha do aluno, a dedicação a uma nova língua sempre trará consigo uma série de benefícios”, ressalta Sylvia. “Aprender um novo idioma não apenas permite que as pessoas trabalhem suas capacidades cognitivas e se comuniquem com indivíduos de diferentes origens, mas compreendam ainda mais profundamente a cultura e as tradições associadas a essa língua”.
Sobre a Preply
A Preply é uma plataforma online de aprendizagem de idiomas que conecta professores a centenas de milhares de alunos em 180 países em todo o mundo. Atualmente, mais de 40.000 tutores ensinam mais de 50 idiomas, impulsionados por um algoritmo de aprendizado de máquina que recomenda os melhores professores para cada aluno. Fundada nos Estados Unidos, em 2012, por três fundadores ucranianos, Kirill Bigai, Serge Lukyanov e Dmytro Voloshyn, a Preply cresceu de uma equipe de três pessoas para uma empresa com mais de 600 funcionários de 62 nacionalidades diferentes, com escritórios em Barcelona, Nova York e Kiev.
Helvio Caldeira