Brasileiros marcam presença no 1º Congresso Mundial de Lipedema na Alemanha
3 de outubro de 2023Diretor do Instituto, Dr. Fábio Kamamoto, é o único médico especialista brasileiro convidado do Simpósio Pré-Congresso para fazer uma cirurgia ao vivo
São Paulo, 3 de outubro de 2023 – Entre os dias 5 e 7/10 acontece o primeiro Congresso Mundial de Lipedema na cidade de Potsdam, na Alemanha. Liderado pelo cirurgião plástico dr. Fábio Kamamoto – médico pioneiro no tratamento cirúrgico do lipedema no Brasil – uma equipe de oito médicos do Instituto Lipedema Brasil – primeiro centro de referência da doença no país – estará presente no evento para acompanhar as discussões acerca das novidades que envolvem os tratamentos do lipedema. São eles: dr. Renan Américo, dr. Gustavo Clivatti, dra. Marina Vilela, dr. Vitor Gornati, dr. Franklin Monaco, dra. Lyvia Salem e dra. Karen Utsunomia.
A palestra do dr. Fábio Kamamoto será no sábado, dia 7/10, e deverá explorar a técnica termoguiada de lipólise e retração cutânea com laser em pacientes com lipedema. Na programação, os destaques científicos ficam por conta da troca de informações novas sobre os tratamentos, questões psicológicas, segurança, dor, obesidade, nutrição, ferramentas para melhores diagnósticos, análises moleculares, lipoaspiração e o futuro dos cuidados que envolvem a doença, o chamado “lipedema care”.
Master Class
A convite da direção do evento, dr. Fábio Kamamoto é um dos cinco médicos (e o único brasileiro) que faz parte da programação do Simpósio Pré-Congresso, intitulado “Live Surgery Day Master Class Lipoaspiração”. Dr. Kamamoto fará a cirurgia ao vivo na quarta-feira, dia 4, para um público médico qualificado. A sua abordagem será a Lipoaspiração a Laser e Bodytite Morpheus 8 com ablação endovenosa simultânea a laser (EVLA). Cada caso cirúrgico será precedido por uma breve apresentação cobrindo o histórico médico do paciente e a progressão única dos sintomas do lipedema. O objetivo da aula é capacitar os profissionais de saúde a desenvolver estratégias terapêuticas centradas no paciente e garantir a segurança do paciente.
Marina F. Camargo | Assessoria de imprensa Instituto Lipedema Brasil