Brasileiros são os mais otimistas em relação à economia circular

Brasileiros são os mais otimistas em relação à economia circular

20 de outubro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
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  • Pesquisa da CHEP avaliou hábitos de consumo sustentável na América Latina;
  • 77% das pessoas no Brasil afirmaram que doam itens que não usam, como roupas e brinquedos, contra 66% em toda América Latina.

São Paulo, 20 de outubro do ano 2023 – A CHEP, empresa líder em gestão e transporte de mercadorias por meio de paletes compartilhados, apresentou os resultados de uma abrangente pesquisa sobre economia circular e hábitos de consumo sustentável na América Latina. De acordo com os dados apurados, o brasileiro é mais otimista em relação a economia circular, com 35% respondendo que veem progresso neste tema, contra 22% do total da América Latina.

A pesquisa, conduzida ao longo do ano de 2022, abrangeu Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru, revelando informações importantes sobre a disposição das pessoas em contribuir para uma economia circular. Por exemplo, quando questionados sobre suas ações pela economia circular em casa, os brasileiros se mostraram os mais dispostos a contribuir. 77% das pessoas no Brasil afirmaram que doam itens que não usam, como roupas e brinquedos, contra 66% em toda América Latina. O hábito de reciclar (68%) e reparar (54%) objetos também se destacou como uma ação de sustentabilidade praticada em casa no Brasil.

Seguindo a Argentina, o Brasil é o segundo país com maior desconhecimento completo do termo “economia circular”. No entanto, o Brasil também é o país da América Latina que mais associa esse conceito ao cuidado com o meio ambiente e os recursos naturais. 15% dos brasileiros desconhecem o termo, enquanto 12% o associam a cuidar dos recursos naturais e do meio ambiente, contra apenas 2% dos respondentes da América Latina para a mesma pergunta.

O estudo intitulado “O caminho rumo a uma cultura de circularidade na América Latina: Regeneração desde a cadeia de abastecimento até o lar” está alinhado ao objetivo global da CHEP de educar até 2025 um milhão de pessoas sobre economia circular e capacitar agentes de mudança em suas vidas cotidianas.

Entre os dados relevantes da pesquisa, observou-se que 8 em cada 10 pessoas na América Latina estão dispostas a contribuir para uma economia circular, porém menos da metade sabe efetivamente como fazê-lo. Apenas cerca de 4,5% do total de resíduos na região é atualmente reciclado.

Uma das conclusões da pesquisa foi a disparidade encontrada na percepção dos entrevistados em relação aos setores mais responsáveis pela crise ambiental. Ao serem questionados sobre os setores essenciais para alcançar um modelo de economia circular, a grande maioria dos brasileiros (68%) apontou a gestão de resíduos plásticos, enquanto apenas 28% mencionaram o transporte de mercadorias e 18% a indústria da construção.

Apesar de todas as indústrias e setores fazerem parte da economia, os impactos no ciclo de produção e consumo são diferentes. A pesquisa revelou que a maioria dos entrevistados acredita que o governo (70%) e a indústria e o varejo (47%) têm maior responsabilidade em garantir uma economia circular. No entanto, 46% dos entrevistados reconhecem sua própria responsabilidade em agir para uma economia mais circular. É interessante observar que o Brasil é o segundo país, com 15%, onde mais pessoas afirmaram desconhecer completamente o termo “economia circular”. Por outro lado, é notável que o Brasil é o país das Américas onde o conceito está mais relacionado ao cuidado ambiental e à preservação dos recursos naturais.

Um ponto crucial destacado pelos participantes da pesquisa foi a identificação da economia circular como o melhor modelo econômico para atender às necessidades das pessoas, ao mesmo tempo em que protege o meio ambiente, com uma aprovação de 84%.

Do discurso à ação

Com base nos resultados, a CHEP elaborou uma série de ações específicas para promover a economia circular na região. Um dos destaques é a criação de um site especializado que contém informações detalhadas do estudo, incluindo conceitos de economia circular, esforços globais, estratégias para promover mudanças e descobertas sobre as preferências de aprendizado dos entrevistados em relação à economia circular. O site oferece três módulos interativos com conteúdo de fácil compreensão, gráficos e 14 vídeos curtos, abordando tópicos como conhecimento sobre problemas ambientais, sustentabilidade e economia circular, além de ferramentas práticas para implementar a economia circular no dia a dia. Essas estratégias de educação e geração de mudança são direcionadas a todos os tipos de público, oferecendo orientações sobre ações simples que podem ser adotadas para preservar os recursos naturais.

Juan José Freijo, Chief Sustainability Officer da Brambles, grupo do qual a CHEP faz parte, enfatizou o compromisso da empresa em liderar pelo exemplo na proteção do planeta e dos recursos naturais, por meio de seu modelo de economia circular. Freijo ressaltou a importância da colaboração entre diversos atores, incluindo governos, empresas e cidadãos, alinhando-se a esforços globais, como a campanha “Act Now” da ONU.

Segundo o executivo, a economia circular, fundamentada nos princípios de eliminar desperdícios e poluição por meio do design, manter produtos e materiais em uso e regenerar sistemas naturais, exige a participação ativa de governos, setores empresariais, acadêmicos, cidadãos e organizações não governamentais. Essa transição para uma economia mais sustentável e consciente do meio ambiente requer uma responsabilidade compartilhada. “A CHEP reafirma seu compromisso em promover a educação sobre economia circular na América Latina e em todo o mundo, buscando criar um impacto positivo nas mudanças climáticas e na preservação dos recursos naturais”, conclui o executivo.

Sobre a CHEP

A CHEP ajuda a transportar mais mercadorias para mais pessoas, em mais lugares do que qualquer outra organização no mundo. Seus paletes, caixas e contêineres formam a espinha dorsal invisível da cadeia de suprimentos global e as maiores marcas do mundo confiam na CHEP para ajudá-las a transportar suas mercadorias de forma mais eficiente, sustentável e segura. A CHEP criou um dos negócios de logística mais sustentáveis do mundo por meio do compartilhamento e reutilização de suas plataformas em um modelo conhecido como “pooling” e atende principalmente aos setores de bens de consumo de rápida movimentação (por exemplo, alimentos secos, mercearia, saúde e cuidados pessoais), produtos frescos, bebidas, varejo e manufatura em geral. A CHEP emprega aproximadamente 11.500 pessoas e acredita no poder da inteligência coletiva por meio da diversidade, inclusão e trabalho em equipe. A CHEP possui aproximadamente 353 milhões de paletes, caixas e contêineres por meio de uma rede de mais de 750 centros de serviços. Como parte do Brambles Group, a CHEP opera em 60 países, com suas maiores operações na América do Norte e na Europa Ocidental. Para obter mais informações, acesse www.chep.com

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