Butantan e Fiocruz sediam mega evento internacional de produtores de vacina
16 de outubro de 2024A 25ª Assembleia Geral Anual DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network) reúne mais de 40 fabricantes de vacinas de 15 países em desenvolvimento empenhados em pesquisa e inovação
O Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES) de São Paulo, sedia, em parceria com a Bio-Manguinhos/Fiocruz, a 25ª Assembleia Geral Anual DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network). O evento, que reúne os principais atores da indústria farmacêutica, ocorre, a partir de hoje (16), no Hotel Grand Hyatt São Paulo e segue até sexta-feira (18).
O DCVMN é uma aliança voluntária formada por mais de 40 fabricantes de vacinas de 15 países em desenvolvimento empenhados em pesquisa e inovação, como o Institut Pasteur of Dakar (Senegal), o Serum Institute of India, entre outros. Juntas, as instituições buscam um acesso mais igualitário aos imunizantes por parte de suas populações. Para isso, os membros se reúnem na assembleia anual para promover o debate sobre estratégias para ampliar o desenvolvimento de vacinas em países de baixa e média renda.
Assim, o DCVMN permite a criação de vínculo entre as instituições globais, que podem se auxiliar por meio da transferência de tecnologia, oferecimento de programas de formação profissional com foco em melhorias na produção e até mesmo indicando ferramentas para educar o público sobre a disponibilidade de vacinas seguras e eficazes para a população.
“Estamos empenhados em internacionalizar o Butantan e diversificar os produtos oferecidos não apenas ao Brasil, mas para diversos outros países. Sediar um evento internacional desse porte, garante trocas importantes e visibilidade no cenário mundial de produção e desenvolvimento de vacinas”, destacou Saulo Simoni Nacif, diretor executivo da Fundação Butantan.
O evento também reúne órgãos de saúde pública mundiais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em 2023, a reunião foi realizada na África do Sul.