Campeonato Brasileiro Série A passa a compensar a emissão de carbono dos voos e dá exemplo para o mundo

Campeonato Brasileiro Série A passa a compensar a emissão de carbono dos voos e dá exemplo para o mundo

19 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

GOL de placa

Ao longo do Brasileirão 2023, serão percorridos mais de 683 mil km com a projeção de neutralização de 4.000 toneladas de CO2eq, o que significa preservar cerca de 1.200 campos de futebol

São Paulo & Rio de Janeiro, 2023 – Todos sabem que o nosso Brasileirão é reconhecido como o maior e um dos mais difíceis campeonatos nacionais, com muitos jogos e viagens aéreas de milhares de quilômetros. Com o objetivo de minimizar o impacto das emissões de gases de efeito estufa durante o deslocamento aéreo das equipes da Série A do Brasileirão, CBF, GOL Linhas Aéreas e Grupo Águia, contando com o suporte técnico da Moss, firmaram parceria inédita para oferecer uma solução de compensação de CO2 que beneficia projetos de conservação da floresta Amazônica.

Desde o início do torneio, em abril, clubes que realizam suas viagens exclusivamente pelo Grupo Águia com deslocamentos aéreos feitos pela GOL já estão compensando as emissões do dióxido de carbono (CO2). Até 3 de dezembro, data da última rodada do Brasileirão, serão percorridos mais de 683 mil km, o que projeta uma compensação de 4 mil toneladas de CO2eq emitidos nas rotas de ida e volta do campeonato. Juntos, Grupo Águia e GOL reforçam sua atuação no controle das emissões de carbono.

Iniciada em junho de 2021, a compensação de emissões dos voos da GOL neutralizou, até agosto de 2023, 15,4 mil toneladas de CO2eq de maneira voluntária pelos clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais. O valor compensando equivale a 3.856 hectares preservados por um ano ou 2.217.562 árvores preservadas por um ano — ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol padrão FIFA de natureza nativa.

“GOL e CBF são parceiras há 10 anos e essa iniciativa, em conjunto com Grupo Águia e Moss, abre novas perspectivas sustentáveis para as viagens das equipes do Brasileirão. Além disso, reforça o compromisso da Companhia com a preservação do meio ambiente e com o desenvolvimento do esporte. Esperamos que esse exemplo chegue a mais clubes e associações, engajando outras empresas brasileiras a também realizarem suas viagens neutralizando a pegada de carbono”, afirma Renzo Mello, diretor de Canais de Vendas da GOL.

Já o Grupo Águia, hub com empresas em diferentes áreas do turismo e responsável pela logística de vários clubes da Série A do Brasileirão há mais de 30 anos, tem escritórios carbono neutro desde 2021 e uma meta ambiciosa de neutralizar 50% das emissões de suas operações ainda este ano e 100% até 2025. A presente parceria é mais um passo para que esse objetivo seja atingido.

Em 2010, foi criado o projeto Águia Verde, focado no restauro florestal da Mata Atlântica como resposta aos deslocamentos feitos pela equipe operacional responsável pela torcida brasileira para a Copa da África do Sul. “Desde então, os clientes do Grupo também têm a possibilidade de contribuir com o plantio de mudas de árvores em um dos biomas mais ricos do mundo, dando destinos ainda melhores às suas viagens”, destaca Thiago Abrahão, CEO do Grupo Águia. Segundo ele, usar o turismo e o futebol como plataformas para estimular e ampliar práticas de impacto positivo em clientes e parceiros é o verdadeiro gol de placa dessa ação.

O projeto do Brasileirão se tornou realidade com a tecnologia desenvolvida pela Moss, que facilita o processo de neutralização das emissões de gases de efeito estufa possibilitando a compensação de cada trecho voado. Por exemplo, um voo de Ponte Aérea emite cerca de 0,07 toneladas de CO2eq por passageiro e a compensação se dá por um acréscimo de, aproximadamente, R$5,53 (ida e volta) na compra do bilhete direto no check-in da GOL. A cada trecho, o cliente recebe um certificado de neutralização e de apoio a projetos de conservação da floresta Amazônica.

“Todos nós sabemos da influência que os times de futebol têm na vida dos brasileiros. Essa iniciativa colabora diretamente com a conscientização da população que poderá perceber a compensação de CO2 como um ato simples, porém de alto impacto”, comenta o CEO da Moss, Luis Adaime.
Os créditos usados na compensação dos voos seguem os padrões de certificação internacional VCS (Verified Carbon Standard). E para garantir uma camada extra de segurança nas transações, a Moss utiliza o token MCO2 que torna cada crédito único, rastreável e muito mais seguro com todas as transações registradas em blockchain.
A parceria entre Grupo Águia, GOL, CBF e Moss mostra como a compra e a compensação por meio de créditos de carbono são atitudes simples e acessíveis, agregando valor também para os times de futebol envolvidos, uma vez que são exemplos concretos. No fim, o meio ambiente é o grande vencedor dessa partida.
Sobre a GOL
A GOL é a maior companhia aérea do Brasil, líder nos segmentos corporativo e de lazer. Desde sua fundação em 2001, é a empresa de mais baixo custo unitário na América Latina, o que possibilitou a democratização do transporte aéreo.
A Companhia mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, e disponibiliza aos Clientes diversos acordos de codeshare e interline, trazendo mais conveniência e facilidade nas conexões para qualquer lugar atendido por essas parcerias.
Com o propósito de “Ser a Primeira para Todos”, a GOL oferece a melhor experiência de viagem aos seus passageiros, incluindo: a maior oferta de assentos e mais espaço entre as poltronas; a mais completa plataforma com internet, filmes e TV ao vivo; e o melhor programa de fidelidade, SMILES.

Sobre o Grupo Águia
Com o propósito de “Espalhar Felicidade pelo Mundo”, o Grupo Águia é um hub de soluções de turismo voltadas para lazer, incentivo, corporativo e esportes. Com uma equipe de mais de 300 profissionais e um constante foco no desenvolvimento humano desse time, suas empresas atuam de forma complementar e estratégica.
Fazem parte do Grupo, entre outras empresas, a tradicional agência de viagens Stella Barros, a operadora de turismo 4BTS, a líder em viagens de incentivo e eventos Top Service, e a empresa de seguro-viagem Nest Travel (conta com coberturas específicas para esportistas, profissionais e amadores). O Grupo Águia tem sólida experiência em grandes eventos, atua em Copas do Mundo de Futebol desde 1966 e, recentemente, tornou-se parceiro do Comitê Olímpico Brasileiro.

Sobre a Moss
Moss é uma climatech que usa tecnologia para simplificar e democratizar acesso a soluções sustentáveis. Desde março de 2020, a Moss e seus clientes transacionaram mais de 4 milhões de créditos de carbono que ajudaram na conservação de aproximadamente 650 milhões de árvores na Amazônia, por meio de projetos certificados e auditados internacionalmente. A empresa desenvolve alguns dos maiores programas de conservação na Amazônia e é membro do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).
Para saber mais sobre a Moss, acesse: https://moss.earth/pt-br/    

In Press Porter Novelli


Compartilhar