Centro-Oeste: Busca dos consumidores por crédito cresceu em três das quatro UFs da região em setembro aponta Serasa Experian
9 de novembro de 2024Na visão nacional, a alta foi de 2,9%, com crescimento na demanda por recursos financeiros registrado em todas as faixas de renda
São Paulo, 07 de novembro de 2024 – Segundo o Indicador de Demanda dos Consumidores por Crédito da Serasa Experian, primeira e maior datatech do Brasil, em setembro, três das quatro Unidades Federativas (UFs) do Centro-Oeste registraram aumento por recursos financeiros. Goiás se destacou com o maior crescimento (4,6%), enquanto o Distrito Federal apresentou retração no período (-10,6%). Confira, no gráfico abaixo, os dados estaduais da região:
No cenário nacional, setembro registrou alta de 2,9% na busca dos brasileiros por recursos financeiros, em comparação com o mesmo período do ano passado.
Essa é a terceira alta em 2024 até agora, de acordo com o indicador. Confira no gráfico abaixo os dados dos últimos 12 meses:
“Apesar do aumento na demanda por crédito em setembro, é importante considerar o contexto econômico atual, marcado por altas taxas de juros e inflação.
Esses fatores podem estar pressionando os consumidores a buscarem mais crédito para cobrir despesas e manter o poder de compra Alta na busca do consumidor por crédito em 23 Unidades Federativas”, comenta o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.
Ainda segundo o indicador, a tendência de alta foi identificada em 23 Unidades Federativas (UFs), com destaque para o Amapá com o maior aumento (26,5%), seguido pelo Amazonas (19,1%) e Pará (12,3%).
O Distrito Federal registrou o maior tombo (-10,6%). Veja o levantamento completo a seguir:
Alta em todas as faixas de renda
Em setembro, a busca por crédito aumentou em todas as faixas de renda dos consumidores. Para aqueles que recebem até R$ 500 mensais, a variação anual foi de 1,4%, enquanto todas as outras faixas de renda, de R$ 500 a mais de R$ 10.000 por mês, apresentaram um crescimento uniforme de 3,1%.
Confira as informações completas na tabela abaixo:
Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.
Metodologia do indicador
O Indicador Serasa Experian da Demanda do Consumidor por Crédito é construído a partir de uma amostra significativa de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100).
O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal.
Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/
Serasa Experian
A Serasa Experian é a primeira e a maior Datatech do Brasil. Líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, com foco nas jornadas de crédito, autenticação e prevenção à fraude.
Com tecnologia de ponta, inovação e os melhores talentos, transforma a incerteza do risco na melhor decisão, ajudando pessoas a realizarem seus sonhos e empresas de todos os portes e segmentos a prosperarem.
Criada em 1968, a Serasa passou a fazer parte da Experian Company em 2007, empresa global com matriz em Londres.
Atualmente, é responsável por mais de 6,5 milhões de consultas diárias sobre empresas e consumidores e protege mais de 2,2 bilhões de transações comerciais todos os anos.
Empodera consumidores com educação financeira, facilitando o acesso a crédito justo.
Ajuda empresas de todos os portes e segmentos a tomar melhores decisões, em diversas frentes para: encontrar novos clientes, gerenciar os atuais com mais eficiência, conceder crédito ou vender a prazo com segurança, cumprir normas ESG, autenticar seus clientes e prevenir fraude e, ainda, cobrá-los no momento ideal, sem impactar o relacionamento.
Com o propósito de criar um futuro melhor para todos ampliando oportunidades para pessoas e empresas, capacita pessoas na área de tecnologia e impulsiona pequenos negócios e startups de impacto social por meio de programas próprios e gratuitos.
É considerada uma Top Company do LinkedIn e uma das melhores empresas para trabalhar, reconhecida pelo GPTW. Também é a empresa de serviços mais inovadora do país, certificada pelo Prêmio Valor Inovação Brasil.
Experian
A Experian é uma empresa global de dados e tecnologia que cria oportunidades para pessoas e impulsiona negócios ao redor do mundo.
Facilitamos a jornada de crédito, autenticamos e prevenimos contra fraudes, simplificamos processos da área da saúde, oferecemos soluções de marketing digital e ajudamos a obter insights sobre o setor automotivo, tudo isso utilizando combinações inovadoras dos nossos dados, análises e softwares. Também ajudamos milhões de pessoas a conquistarem seus objetivos financeiros e a economizarem tempo e dinheiro.
Atuamos em diferentes mercados, indo além dos serviços financeiros e operando, por exemplo, no setor automotivo, de agronegócio, área da saúde, seguros e em muitos outros segmentos da indústria.
Para continuar inovando investimos em pessoas talentosas e em tecnologia avançada a fim de desvendar o poder dos dados.
Com sede corporativa localizada em Dublin, na Irlanda, somos uma empresa presente no índice FTSE 100 listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e temos uma equipe de 22.500 pessoas em 32 países. Saiba mais em experianplc.com.
Equipe de Relações com a ImprensaMaria Sossmeier | (11) 99402-6378 / (11) 97556-5011 | maria.sossmeier@edelman.comVictoria Bernardes | (11) 3066 7777 | victoria.bernardes@edelman.comBruna Leone Romancini | (11) 96688-8007 | bruna.romancini@br.experian.comViviane Garcia | (11) 97017-7591 | viviane.garcia@br.experian.com