Centro-Oeste registra mais de 75 mil tentativas de fraude em julho, mostra Serasa Experian

Centro-Oeste registra mais de 75 mil tentativas de fraude em julho, mostra Serasa Experian

25 de setembro de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Foto; Arquivo

Total nacional ultrapassou as 780 mil ocorrências no mês. Setor preferido dos criminosos foi o de “Bancos e Cartões” São Paulo, 25 de setembro de 2023 – Dados do Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelaram que o Centro-Oeste do país registrou 75.051 ocorrências em julho.

Na região, o destaque ficou com Goiás, que foi protegido de 25.562 investidas de criminosos. Abaixo, confira os dados completos dos outros estados da região:

A visão nacional mostrou que o Brasil sofreu 785.289 tentativas de fraude, um crescimento de 3,4% em comparação com o mês anterior. O setor de “Bancos e Cartões” tornou-se o preferencial dos criminosos, pois 5 em cada 10 tentativas foram direcionadas ao segmento (51,5%), resultando em uma ocorrência a cada 6,6 segundos. Veja, no gráfico a seguir, a comparação mensal do indicador:

Na visão completa, depois de “Bancos e Cartões” (51,5%), o segundo lugar no ranking de segmentos preferidos dos criminosos para aplicação dos golpes foi o de “Serviços” (27,8%), seguido por “Financeiras” (15,8%), “Varejo” (3,6%) e “Telefonia” (1,4%). 

“Além de se tratar de um dos meios de pagamento mais utilizados pelos brasileiros, o uso do cartão em compras via e-commerces e marketplaces também facilita a atuação de criminosos por não necessitar de senha – modalidade conhecida como ‘cartão não-presente’.

O consumidor precisa ficar atento às dicas para se prevenir de golpes e é também papel das empresas investirem em soluções que validem, por meio de cruzamento de informações, se quem está usando o cartão é de fato quem se diz ser”, aponta o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha.

No recorte por idade, os brasileiros com idades entre 36 e 50 anos foram os alvos mais frequentes dos fraudadores em julho, com 35,8% das investidas malsucedidas. A seguir, confira a tabela com o levantamento completo por faixas etárias:

Apenas uma unidade federativa não registrou crescimento no mêsO Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian também traz a visão por Unidades Federativas (UFs) que, em julho, identificou crescimento de ocorrências em todas, exceto pelo Rio Grande do Sul (-0,8%).

A maior variação foi do Distrito Federal, (8%) que pulou de 18.120 registros para 19.065. Veja o detalhamento:

DF registra 6.019 tentativas de fraude a cada 1 milhão de habitantes

Em julho, foram registradas 3.631 tentativas de fraude a cada um milhão de habitantes no Brasil. O Distrito Federal (DF) é a UF que concentra a maior parte de ocorrências neste recorte (6.019), seguida por Santa Catarina (5.119) e Mato Grosso (4.931). No gráfico abaixo, veja os números completos:

“Fraudômetro”: contagem de tentativas de fraude em tempo real
Para acompanhar o número de tentativas de fraude em tempo real, a Serasa Experian dispõe do “Fraudômetro”, a primeira ferramenta de contagem de tentativas de fraude em tempo real.

Disponível em http://www.fraudometro.com.br, o dispositivo contempla o volume de tentativas de fraudes registradas pela companhia desde janeiro de 2023 e considera verificação de documentos (análise de documentos de identificação), biometria facial e verificação cadastral. 

Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger

Consumidores:  • Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;• Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado.

Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar coletar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;• Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais.

Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;• Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;• Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;• Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;• Inclua suas informações pessoais e dados de cartão somente se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;• Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.

Empresas:  • Com a aceleração da adoção de canais digitais na vida dos consumidores, as empresas estão cada vez mais investindo em novos métodos de soluções antifraude e tecnologias sofisticadas ao longo da jornada do cliente, para que a segurança da operação não afete sua experiência integrada.

A Serasa Experian, por exemplo, tem soluções modulares inteligentes e um time de especialistas que possibilitam oferecer uma experiência segura e sem atrito ao cliente final.

Com combinação de dados, analytics e soluções automatizadas, as empresas podem expandir os negócios com segurança.• Conte com plataformas de pagamento online.

A empresa que deseja atuar de forma online, prestando serviços ou vendendo produtos, precisa ter a máxima atenção com os pagamentos.

É preciso adotar uma sistemática que alie rapidez no processamento das transações à segurança;• Faça a análise de compras mais caras.

Outra prática que pode reduzir bastante o risco de fraude online é a análise das compras. Sempre que a empresa se deparar com um pedido de alto valor, por exemplo, é necessário dedicar uma atenção especial, verificando de forma mais detalhada o cliente e os dados informados.

Uma forma de garantir a segurança desse tipo de transação é realizando um contato prévio por e-mail ou telefone para confirmar dados ou a própria compra.

Embora esse tipo de avaliação possa tornar o processo de venda mais longo, ele é essencial para resguardar o seu negócio contra fraudes;• Verifique cadastros.

Contar com uma base de dados do cliente é essencial para reforçar a segurança de operações online. Nesse quesito, ter acesso a um cadastro atualizado dos consumidores, no qual é possível checar a veracidade das informações fornecidas no momento de uma compra, por exemplo, é outra estratégia para reduzir os riscos na hora de vender.

A confirmação cadastral pode facilmente identificar tentativas de fraudes, sinalizando situações suspeitas, como divergências de dados do cliente com as que constam de outras bases de dados confiáveis;• Consulte o perfil do seu cliente.

Quando a empresa é capaz de avaliar o histórico do consumidor no mercado, status do seu CPF ou CNPJ, os seus hábitos e a existência de pendências em seu nome, por exemplo, fica muito mais fácil e seguro avaliar os riscos de uma operação.

Metodologia

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude – Consumidor é resultado do cruzamento de dois conjuntos de informações das bases de dados da Serasa Experian:

1) total de consultas de CPFs efetuado mensalmente na Serasa Experian;

2) estimativa do risco de fraude, obtida através da aplicação dos modelos probabilísticos de detecção de fraudes desenvolvidos pela Serasa Experian, baseados em dados brasileiros e tecnologia Experian global já consolidada em outros países.

O Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes – Consumidor é constituído pela multiplicação da quantidade de CPFs consultados (item 1) pela probabilidade de fraude (item 2).

Você também lê esta notícia no site:https://www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa/

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007.

Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia e protege 100 milhões de transações contra fraude por mês, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br.

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar uma casa ou um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e nossos clientes a gerenciarem seus dados com confiança.

Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle financeiro e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Temos 22.000 pessoas operando em 32 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade.

Com sede corporativa em Dublin, Irlanda, a Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Equipe de Relações com a ImprensaMaria Sossmeier | (11) 3060-3366 | maria.sossmeier@edelman.comNicole Barreto | (11) 3060-3366 | nicole.barreto@edelman.comVictória Bernardes | ( 11) 9 7556-5011 | victoria.bernardes@edelman.comViviane Garcia | ( 11) 97017-7591  | viviane.garcia@br.experian.com


Compartilhar