Chatbot da Prefeitura de SP realizou 92,7 Mil atendimentos por Whatsapp em 30 dias de serviço

Chatbot da Prefeitura de SP realizou 92,7 Mil atendimentos por Whatsapp em 30 dias de serviço

12 de dezembro de 2023 Off Por Ray Santos
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(Inteligência artificial otimizou a experiência multicanal para a população da cidade)

Em um balanço realizado pela prefeitura de São Paulo, o seu novo Chatbot de atendimento via Whatsapp atingiu um total de 92,72 mil interações nos primeiros de 30 dias de serviço.

Lançada para a população em meados de outubro, a ferramenta “Chat SP 156”, foi desenvolvida com apoio da Metasix, uma empresa especializada em tecnologia de atendimento multicanal que já apoia a Prefeitura em diversas frentes digitais de contato com os munícipes.

Pelos dados da administração, o Chatbot atraiu uma média diária de 1.076 interações aos sábados e domingos, 1.239 em dois feriados ocorridos no período, e uma procura aproximada de 3.700 nos dias da semana.

Com o robô de inteligência artificial, a prefeitura oferece, incialmente, uma lista de 11 serviços.

A Secretaria de Inovação e Tecnologia da cidade informou que, no período, 80% das solicitações via Chatbot 156 se concentraram em quatro camadas: avaliação de caladas e praças para fins de poda ou remoção, pedidos de remoção de entulhos, solicitação de tapa-buraco e atendimento social de pessoas em situação vulnerável.

Brasileiro prefere Whatsapp

A Metasix, venceu, em 2022, a licitação para implantação do novo Chatbot 156.

Cleiton Jorge, diretor da Metasix, lembra que o Brasil é um dos maiores usuários mundiais de Whatsapp, com 2,5 smartphones por habitante e 90% dos aparelhos com este aplicativo instalado.

“Mais de 80% dos brasileiros preferem enviar uma consulta ou solicitação via Whatsapp do que ligar para um lojista, ou outro tipo de fornecedor”, afirma Jorge.

A Prefeitura de SP processa 200 mil requisições mensais de informações e serviços, incluindo os atendimentos pelo Whatsapp, Portal da Prefeitura, aplicativo SP 156 e pela Central Telefônica. 

De acordo com a Secretaria e Inovação e Tecnologia, o serviço por Whatsapp não sinaliza para a descontinuidade de canais suportados por colaboradores.

Enfatizando a acessibilidade, a Prefeitura permite que o próprio Whatsapp seja usado como alternativa de entrada para a solicitação de um atendente humano, por voz ou por vídeo. Sobre a Metasix

A Metasix é uma empresa brasileira, especialista em inovação tecnológica e reconhecida pelo relacionamento com clientes através do desenvolvimento de softwares e soluções multicanais.

Ao longo de mais de 10 anos, a Metasix Tecnologia tem se dedicado a redescobrir a maneira como as empresas se conectam com seus clientes, através de plataformas Omnichannel, soluções de Cidades Tech e Ouvidoria.

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