Check-up odontológico: como a visita ao dentista pode prevenir problemas de saúde
19 de dezembro de 2022Muitos diagnósticos podem ser iniciados pela simples análise da saúde dos dentes, mucosas e ossos da região bucal
Quando o assunto é cuidado com a saúde e aparência, muitos pensam logo em ortopedia, cuidados com a pele, saúde do coração, cuidados com o cabelo, etc. Mas existe uma área que é sempre deixada em segundo plano, mas é tão importante quanto as outras, tanto pela saúde do corpo quanto pela estética. O check-up odontológico é necessário ser feito pelo menos uma vez ao ano para prevenir uma série de complicações e tornar o sorriso da população cada vez mais belo.
Por que o check-up anual é importante?
O check-up anual consiste em uma consulta preventiva para analisar e identificar problemas bucais ainda em estágio inicial, assim são evitados tratamentos longos, dolorosos e caros. A grande questão é que muitas pessoas só se lembram de fazer uma visita ao dentista quando surge algo incômodo nos dentes ou nas gengivas, e isso é um sinal de que alguma doença odontológica já se instalou.
É muito importante manter uma rotina de check-ups, preferencialmente duas vezes ao ano, assim o dentista pode fazer um acompanhamento detalhado de todas as estruturas dentárias, se existem cavidades, raízes expostas, obturações a serem refeitas, limpezas, clareamento, ou mesmo remoção de dentes para prevenir futuras complicações.
Existem doenças que podem ser detectadas por um dentista?
Muitos acabam não fazendo essa associação, e acreditam que a boca e os dentes não são afetados por outras doenças, mas existem muitos sintomas que podem ser identificados e apontados por um dentista para serem investigadas suas causas.
Um bom exemplo de uma doença que pode ser descoberta em um check-up é a bulimia. Isso devido ao fato de que, quando a pessoa vomita com frequência, o ácido clorídrico do estômago passa pela boca e causa uma deterioração muito característica dos tecidos dentários e também da mucosa bucal. Outro sintoma que pode ligar à bulimia é a alteração do fluxo salivar, e um dentista treinado pode perceber essa alteração, pois várias das glândulas salivares acabam atrofiando ou produzindo saliva de forma muito variável.
A osteoporose também pode se manifestar e ser identificada pela boca. Essa doença causa uma diminuição da densidade da massa óssea em diversos pontos do corpo, e durante a faculdade de odontologia os profissionais são treinados para estudar a estrutura óssea da boca de um paciente, através de radiografias e ressonâncias, antes de iniciar um tratamento que requer uma extração de dente ou a implantação de uma prótese, já que esses dois procedimentos afetam diretamente os ossos aos quais os dentes estão ligados. Dessa forma, com um simples raio-x no consultório de um dentista, é possível detectar a possibilidade de uma osteoporose.
Vale ressaltar que a maioria dos diagnósticos de doenças deve ser feita pelo cruzamento de diversas especialidades. Portanto, se um dentista apontar que existe a possibilidade de uma ou outra doença, o ideal é se consultar com outros médicos especializados na área para confirmar ou desmentir a situação.
Convérsion