Cidades Invisíveis inaugura Bonsai na Vila Prudente em São Paulo
Foto: Divulgação

Cidades Invisíveis inaugura Bonsai na Vila Prudente em São Paulo

23 de julho de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Evento oficializa nova unidade de impacto social na favela mais antiga da capital paulista

O Cidades Invisíveis realizou a inauguração oficial do Bonsai na Vila Prudente, em São Paulo, que chega para garantir e fortalecer a realização de ações de impacto social na comunidade mais antiga da capital paulista. O evento, além da apresentação oficial da unidade à comunidade, contou com a presença dos sócios fundadores da empresa patrocinadora, Veedha Investimentos: Rodrigo Marcatti, Felipe Midea, Regis Cima, Graziela Suman, tudo isso ao som de muito samba e brincadeiras para celebrar a novidade. 

O Bonsai da Vila Prudente, chega para garantir e fortalecer a realização de ações de impacto social na comunidade e oferecerá aulas de informática para crianças, adolescentes e adultos; reforço escolar; futebol e outras atividades assistenciais. Inspirado no pensamento de Muhammad Yunus, laureado com o prêmio Nobel da Paz em 2006, que disse “pessoas pobres são como bonsais, não há nada de errado com sua semente. a sociedade que nunca lhes oferece o espaço para crescer”, o Cidades Invisíveis, através do programa, tem como missão ser referência no combate à pobreza, desigualdades e exclusão social através da implementação de projetos que gerem oportunidades, autonomia e inclusão.

Vila Prudente foi a primeira favela da cidade de São Paulo, com moradias construídas de forma improvisada e materiais simples, e alta densidade populacional, com muitas famílias vivendo em espaços reduzidos e condições de infraestrutura básica limitadas. Com uma forte identidade comunitária, moradores se ajudam mutuamente e organizando atividades comunitárias, onde a maioria atua em atividades econômicas informais, como vendedores ambulantes, serviços domésticos ou possuem pequenos comércios. 

“É uma comunidade vibrante e complexa, com desafios significativos, mas também com uma rica cultura comunitária e potencial para desenvolvimento. A compreensão dessas características é essencial para o planejamento e implementação de projetos sociais que possam melhorar a qualidade de vida dos seus moradores, por este motivo o Cidades Invisíveis abriu uma Unidade Social, mais um Bonsai, na comunidade”, conta Samuel dos Santos, idealizador do Cidades Invisíveis.

A Veedha Investimentos foi fundada na cidade de São Paulo, em 2017, por sete profissionais de Private Banking que trabalhavam juntos há 10 anos, e somam mais de um século de experiência na área de atendimento a investidores.

Foto: Divulgação

Sobre o Cidades Invisíveis

Criado em 2012 com o sonho de mudar realidades e transformar vidas, o Cidades Invisíveis é uma organização social que atua em diversas cidades do país, impactando milhares de jovens em situação de vulnerabilidade, agindo como um instrumento para a redução da pobreza e da desigualdade nas suas mais diversas dimensões. Desenvolve diversos projetos em parceria com artistas locais e nacionais, onde a renda arrecadada pelas ações tem parte do lucro revertida para a transformação social em várias comunidades. Dentro de seus Bonsais, espaços próprios dos projetos nas comunidades, dispõe de programas que possibilitam o acesso ao conhecimento, aconselhamento, novas tecnologias, cuidados básicos, lazer, cultura, entre outros, para a aceleração de potenciais humanos que, muitas vezes, estão desassistidos pelo poder público. 

Agente de transformação social, o Cidades Invisíveis está presente atualmente em Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Canela (RS), destinando mais de R$ 3 milhões a projetos sociais nos seus mais de dez anos de atuação. O projeto está alinhado com a Agenda 2030 da ONU, com o plano global de transformar o mundo em um lugar melhor, sendo também signatário do Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina (ODS/SC), para combater a invisibilidade de pessoas das periferias das cidades onde atua. 


Compartilhar