Cinco filmes imperdíveis para empreendedores
23 de agosto de 2022Além de diversão, cinema pode trazer reflexões sobre negócios, empreendedorismo e vendas
São Paulo, 23 de agosto do an o 2022 – Apesar de não termos informações concretas do surgimento do primeiro filme, podemos considerar que a primeira exibição de um filme em público foi feita em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, que projetaram um filme em um café em Paris. De lá para cá muita coisa mudou em termos de produção cinematográfica, mas uma coisa é certa: sempre podemos tirar valiosas lições dos filmes, independente do gênero.
No mundo dos negócios não é diferente – a vida imita a arte ou a arte imita a vida? Desde grandes executivos sendo retratados a histórias fictícias de empreendedorismo e superação, são inúmeros os filmes que podem trazer insights para o mundo dos negócios. Pensando nisso, Juliano Dias, CEO da Meetz, uma startup especializada em prospecção para empresas B2B, listou cinco filmes imperdíveis para os empreendedores:
O Homem que mudou o jogo: Billy Beane, gerente geral do Oakland A’s, reinventa seu time com um baixo orçamento e consegue superar clubes mais ricos. A partir daí, recruta jogadores que os olheiros costumam rotular como ruins, porém com muito potencial para vencer jogos.
A Grande Aposta: Barry, um guru de Wall Street, identifica que empréstimos feitos para o mercado imobiliário correm risco de inadimplência. Em uma jogada arriscada, investe mais de um bilhão de dólares dos seus investidores. Isso atrai o corretor Jared Vennet com quem faz fortuna se aproveitando do colapso econômico.
Joy: o nome do sucesso: Joy é uma jovem brilhante com a vida pessoal cheia de problemas. Divorciada e mãe de dois filhos, vive com seu ex-marido e seus pais. Ela inventa um esfregão de limpeza milagroso que se transforma em um fenômeno de vendas, fazendo dela uma das maiores empreendedoras dos EUA.
O Lobo de Wall Street: Jordan Belfort é um ambicioso corretor da bolsa de valores que cria um império, enriquecendo de forma rápida, mas de maneira ilegal. Ele e seus amigos entram em uma vida de luxos e excessos, porém, acbaam chamando a atenção da polícia.
Coco antes de Chanel: Coco era uma jovem humilde que trabalhava em um bar, mas tinha enorme talento para a costura. Sua vida muda quando se torna amante e conselheira de moda de um homem muito rico. Cansada dos chapéus e espartilhos apertados que definiam a moda feminina na época, começa a usar roupas de seu amante como ponto de partida para criar uma elegante e sofisticada linha feminina que a leva para o topo da costura em Paris.
Por Danielle Shiavo