Circuito Nelore de Qualidade em Nova Andradina (MS) avaliou mais de 500 animais da raça

11 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A 13ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade 2022 foi promovida no dia 18 de outubro, no frigorífico Friboi de Nova Andradina (MS). Ao todo, seis pecuaristas levaram 511 machos não castrados e terminados em confinamento para participar das avaliações realizadas pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB). A etapa contou com o apoio da Associação Sul-matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN). O maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo tem o apoio de Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

“Em Nova Andradina, avaliamos animais que se destacaram por sua jovialidade, peso e boa cobertura de gordura. Isso porque 96% deles possuíam até dois dentes incisivos permanentes – o que significa que tinham cerca de 2 anos de idade. Desses, 75% tinha dentição de leite, ou seja, menos de 2 anos de vida. Vale destacar que 94% pesou mais de 18 arrobas, elevando a média para 21 arrobas. Por fim, 60% dos machos apresentou cobertura de gordura mediana”, informa Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

O único campeonato em disputa na etapa foi vencido por Colpar Participações S.A., da Fazenda Dois Irmãos, com sede em Naviraí (MS). A segunda colocação ficou com Campanário Agropecuária Ltda., da Fazenda Campanário, localizada em Laguna Carapã (MS). Já a Medalha de Bronze foi entregue para Lidia Regina Massi, proprietária da Fazenda São Luiz, de Ivinhema (MS).

Vencedora da etapa, a Colpar Participações S.A. está acostumada a ocupar importantes posições nas disputas. O criatório conquistou a Medalha de Prata no campeonato Melhor Lote de Carcaças de Machos, na etapa realizada na planta Friboi de Naviraí (MS) em 2022, além de receber Medalha de Ouro na mesma etapa em 2021.

“Para nós é uma grande satisfação vencer o campeonato da etapa. Isso mostra nossa capacidade de vencer desafios em meio a tanta adversidade. Com nossos animais, evidenciamos o potencial de produção da Colpar e do Nelore, apresentando genética de qualidade, além de forte trabalho em sanidade, nutrição, pastagem e confinamento. Dessa forma, o produtor, o frigorífico e o consumidor final ganham com um produto diferenciado”, destaca Alexandre Maschietto, engenheiro agrônomo da Colpar.

Calendário nacional

As próximas etapas nacionais do Circuito acontecem nas seguintes datas:

·     08 de novembro – Friboi – Anastácio (MS)

·     10 de novembro – Friboi – Unid. I – Campo Grande (MS)

·     16 de novembro – Friboi – Pimenta Bueno (RO)

·     17 de novembro – Friboi – Itapetinga (BA)

·     18 de novembro – Friboi – Tucumã (PA)

·     18 de novembro – Frisa – Teixeira de Freitas (BA)

·     22 de novembro – Friboi – Andradina (SP)

·     24 de novembro – Friboi – Unid. II – Campo Grande (MS)

·     25 de novembro – Friboi – Santana do Araguaia (PA)

·     05 de dezembro – Masterboi – Canhotinho (PE)

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Por Graziele Oliveira


Compartilhar