Clandestinidade de produtos químicos será debatida na Câmara dos Deputados

Clandestinidade de produtos químicos será debatida na Câmara dos Deputados

12 de setembro de 2023 Off Por Daniel Suzumura
Compartilhar

Evento, organizado pela FPQ, acontece na quarta-feira (13/9), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Entidades setoriais, parlamentares e membros do governo participam do encontro

Na quarta-feira (13/9), a FPQ – Frente Parlamentar da Química organiza o debate “Combate ao ilícito na cadeia produtiva da indústria química”, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, a partir das 8h30. O encontro visa alertar a sociedade sobre uma prática que se tornou uma verdadeira ameaça à saúde pública brasileira, que é o mercado clandestino de produtos químicos no País.

Segundo levantamento realizado em 2021 pela ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional, apenas no mercado de saneantes (um dos segmentos que integram a indústria química), cerca de 22% dos produtos de limpeza domésticos, utilizados no País, são oriundos do mercado informal, o que significa cerca de R$8 bilhões. “Esse mercado paralelo pode levar ao aumento do contrabando e falsificação de produtos químicos, além da perda de arrecadação pública e dos riscos à saúde, pois muitas misturas perigosas podem compor esses produtos, que não são homologados pela ANVISA”, alerta Paulo Engler, diretor executivo da ABIPLA.

O evento tem coordenação executiva do IdQ – Instituto de Desenvolvimento da Química, entidade integrada pelas seguintes associações setoriais: ABIPLA, ABIQUIM – Associação Brasileira da Indústria Química, ABICLOR – Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados, ABIFINA – Associação Brasileira das Indústrias de Química Fina, Biotecnologia e suas Especialidades, ABRAFATI – Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas, ABRAFAS – Associação Brasileira de Produtores de Fibras Artificiais e Sintéticas, IBPVC – Instituto Brasileiro do PVC, CLB – CropLife Brasil, Grupo Brasil Farma e SINPRIFERT – Sindicato Nacional das Indústrias de Matérias-Primas para Fertilizantes.

O encontro terá participações de:

·        Afonso Motta, deputado federal e presidente da FPQ;

·        Juliana Marra, presidente do IdQ – Instituto de Desenvolvimento da Química e da ABIPLA – Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional;

·        Marcus Aurélio Miranda de Araújo, da GGFIS/ANVISA – Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da ANVISA;

·        Marcos Sá, do SECOT/MAPA – Serviço de Fiscalização e Coerção ao Trânsito e Comércio Irregular;

·        Marco Palhano, chefe do Setor de Enfrentamento aos Crimes Transfronteiriços da Polícia Rodoviária Federal.

SERVIÇO

“Combate ao ilícito na cadeia produtiva da indústria química”

Quando: 13/9, das 8h30 às 11h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Sobre a ABIPLA
Fundada em 1976, a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (ABIPLA) representa os fabricantes de sabões, detergentes, desengordurantes, produtos de limpeza, polimento e inseticidas domissanitários, promovendo discussões sobre competitividade, inovação, saúde pública, marcos regulatórios e consumo sustentável. O setor movimenta R$ 32 bilhões anuais e responde por cerca de 92 mil empregos diretos.

Perfil do porta-voz
Paulo Engler é formado em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e Mestre em Direito Tributário pela PUC-SP. Ocupou cargos de direção em multinacionais e em associações setoriais de grande porte. Atualmente, é diretor-executivo da ABIPLA.
Link para fotos do porta-voz

ABIPLA Com,.


Compartilhar