Com dados do IPV, SBVC evidencia crescimento no fluxo de visitas nas lojas físicas e em shoppings centers no 1º semestre de 2024
31 de julho de 2024Estudo apresenta o fluxo de consumidores e as vendas nos centros de comércio do varejo brasileiro, apontando crescimento geral no país.
São Paulo, Julho de 2024 – Levantamento apresenta números e insights sobre a presença dos consumidores e as vendas em shopping centers e lojas físicas em todo o país no 1º semestre de 2024. A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas em Shopping Centers e Lojas Físicas do Brasil. Os dados são oriundos da FX Data Intelligence e da F360°, investidas da HiPartners, Venture Capital focado em Retail Techs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo. O estudo apresenta tanto a variação da quantidade de visitantes e vendas em relação ao mesmo período de 2023, como o comparativo com o mês anterior.
Em junho de 2024 o fluxo de visitas em shopping center cresceu 10% nas lojas físicas em relação ao mês anterior. Os lojistas de rua contaram com crescimento de 6%, um resultado mais tímido. Na margem, o descolamento no fluxo de visitação entre os tipos de loja se mantém, assim como também visto no relatório do mês passado, explicando a diferença no crescimento anual. Apesar do faturamento ter sido 10% maior nas lojas de rua no período, o fluxo nestes estabelecimentos caiu 2%. Porém, o crescimento de 7%, no ticket médio, exclusivamente neste tipo de loja, pode explicar esse fenômeno.
O mapeamento também apresenta recortes regionais e por segmento. Regionalmente, o fluxo de visitação em lojas físicas mostrou-se positivo em todas as regiões do Brasil, com exceção do Nordeste (-3%). Destacando-se, a região Sul, com um aumento de 13% em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Crescimento que não foi diferente quando olhamos para o faturamento e vendas, registrando 18% e 14%, respectivamente. E ambos indicadores tiveram alta em todos os segmentos analisados na comparação com 2023. Com destaque para “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos”, cujo fluxo cresceu significativamente, sendo 51% maior do que no ano passado, com performance altamente destacada, muito atrelada à categoria ser diretamente relacionada na escolha de presenteáveis no Dia dos Namorados.
“De modo geral, o varejo restrito manteve seu crescimento pelo quinto mês consecutivo, segundo a PMC, alcançando um desempenho além das expectativas do mercado. Esse avanço reflete o fortalecimento do consumo das famílias, sustentado por um mercado de trabalho aquecido e aumento da renda. Setores como hiper e supermercados, além de tecidos e vestuários, mostraram uma performance robusta, beneficiados por esses fatores econômicos positivos. Por outro lado, segmentos mais sensíveis ao crédito, enfrentaram dificuldades, impactados por taxas de juros ainda elevadas. No varejo ampliado, embora tenha havido crescimento, alguns setores foram prejudicados por condições climáticas adversas e um ambiente econômico que ainda não favorece grandes investimentos, demonstrando a complexidade do cenário atual.” afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC.
“Vemos que mesmo depois de um mês de maio aquecido, por conta do “Dia das Mães”, junho seguiu trazendo resultados evolutivos bastante positivos para o setor. Ainda que o fluxo cresça timidamente tanto na comparação mensal quanto anual, os indicadores de vendas e faturamento vêm alcançando altas de 2 dígitos, o que traz a tendência de um varejo mais fortalecido, ainda que num ambiente bastante instável do ponto de vista político e econômico. Por isso a importância de ter operações mais enxutas, eficientes e calçadas em
tecnologia para calçar cenários mais austeros que possam surgir.” comenta Flávia Pini, sócia da HiPartners Capital & Work.
A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC:
Sobre a SBVC - Fundada em 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo. Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos. A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br
Sobre a HiPartners Capital & Work – Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian. Hoje é reconhecida como um venture capital focado em retail techs buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br
Sobre a FX Data Intelligence – A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial. A empresa combina as informações coletadas na loja, como dados de fluxo, jornada de compra com outros dados, como vendas, campanhas de marketing etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas. Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas. Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro Venture Capital brasileiro focado em Retail Techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br
Sobre a F360° – Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360° é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil. O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por – e para – o varejista, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo. A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro Venture Capital brasileiro focado em Retail Techs. Para saber mais, acesse https://www.f360.com.br/.
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