Com dados do IPV (Índices de Performance do Varejo), SBVC evidencia estabilidade no fluxo de visitas em shoppings centers no ano de 2022

Com dados do IPV (Índices de Performance do Varejo), SBVC evidencia estabilidade no fluxo de visitas em shoppings centers no ano de 2022

3 de março de 2023 Off Por Ray Santos
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Estudo apresenta o fluxo de consumidores e as vendas nos centros de comércio do varejo brasileiro, apontando estabilidade no país

São Paulo, 3 de março do ano 2023 – Levantamento apresenta números e insights sobre a presença dos consumidores e as vendas em shopping centers e lojas físicas em todo o país no ano de 2022.

A Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas e Vendas em Shopping Centers e Lojas Físicas do Brasil, trazendo insights e informações para o setor.

Os dados são oriundos da FX Data Intelligence e da F360°, investidas da HiPartners, Venture Capital focado em Retail Techs, e chancelados pela 4Intelligence e pela SBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

O estudo apresenta tanto a variação da quantidade de visitantes e vendas em relação ao mesmo período de 2021, como o comparativo com o mês anterior.

O mapeamento apresenta recortes regionais e por segmento. Na análise regional anual, a circulação de pessoas em lojas físicas em dezembro de 2022, foi puxada pela região Norte (21% contra 11% no mesmo mês de 2021). Seguida pelo Sudeste (14,5%).

Demais regiões contaram com queda, destaque para Centro – Oeste (-4%). Na leitura por segmento, homecenter destacou-se de forma positiva em dezembro, com avanço na visitação a esses estabelecimentos (49%), Lojas de Departamento (35%) e Moda (35%), também cresceram na comparação com o mesmo mês de 2021.

Apenas três dos oito segmentos analisados contaram com contração no fluxo de visitação em dezembro de 2022 frente ao mesmo mês de 2021. São eles: Eletroeletrônicos (-28%), Utilidades Domésticas (-8%) e Calçados (-4%).

Em 2020 e 2021 a pandemia do Covid-19 impactou significativamente o varejo brasileiro. No primeiro ano, principalmente pela restrição na mobilidade urbana e, no segundo, por uma soma de novas ondas de contaminação e mudanças no hábito do consumidor: ora focado em consumo de bens duráveis, ora com ênfase nos serviços.

Para 2022, os momentos de destaque no índice localizam-se em partes do meio e no fim de ano, são meses com sazonalidade puxados pelos feriados nacionais.

O final de ano contou, ainda, com efeito da Copa do Mundo Fifa, quando nos dias de jogo da seleção brasileira de futebol, parte das atividades ficaram interrompidas durante as partidas da seleção brasileira.

O estudo ainda reúne informações específicas do mercado de shopping centers, como faturamento, quantidade de centros de compras e de lojas, geração de empregos, entre outros indicadores.

O objetivo é, a partir do cruzamento destes dados, oferecer insights para os varejistas apoiarem suas estratégias de negócio.

A íntegra do estudo está disponível no site da SBVC: 

Sobre a SBVC  - Fundada em maio de 2014, a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) é uma organização sem fins lucrativos aberta, multissetorial e com atuação complementar às demais entidades de classe do varejo.

Sua missão é contribuir para o aumento da competitividade do varejo, por meio de conteúdos e estudos de mercado, promovendo networking entre executivos do varejo de todos os segmentos.

A entidade tem como objetivo defender os interesses do segmento e promover ações sociais. A SBVC é sustentada por quatro pilares fundamentais: conteúdo, relacionamento, responsabilidade social e apoio técnico. Acesse: www.sbvc.com.br

Sobre a HiPartners Capital & Work – Criada em 2012, a HiPartners Capital & Work nasceu de um projeto pessoal do empreendedor Walter Sabini Junior, responsável pela venda da Virid, plataforma de e-mail marketing adquirida em 2011 pela Serasa Experian.

Hoje é reconhecida como um venture capital focado em retail techs buscando alavancar empreendedores e soluções para gerar impacto no varejo brasileiro. Para saber mais, acesse: www.hipartners.com.br

Sobre a FX Data Intelligence A FX Data Intelligence é uma plataforma que fornece insights para o varejo por meio de visão computacional dirigida por inteligência artificial.

A empresa combina as informações coletadas na loja, como dados de fluxo, jornada de compra com outros dados, como vendas, campanhas de marketing etc., oferecendo indicadores inteligentes capazes de recomendar as melhores decisões e fazer análises preditivas.

Dessa forma, o varejista consegue identificar a eficiência da operação, melhorar o investimento em marketing para aquisição de novos clientes e potencializar a gestão do time de vendas.

Criada em 2015, faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro Venture Capital brasileiro focado em Retail Techs. Para saber mais, acesse: www.fxdata.com.br

Sobre a F360° – Fundada em 2013 por Henrique Carbonell, Fernando Carbonell e Luiz Fernando Payolli, a F360° é uma startup com a missão de transformar a gestão de varejo de franquias e do pequeno e do médio varejista, desenvolvendo a melhor ferramenta de gestão do Brasil.

O objetivo é gerar eficiência operacional, evitar perdas financeiras aos seus usuários e potencializar as vendas. Desenvolvida por – e para – o varejista, a plataforma oferece, em uma ferramenta única, integração de todos os processos de gestão de uma franquia ou de pequeno e médio varejo.

A empresa faz parte da HiPartners Capital & Work, o primeiro Venture Capital brasileiro focado em Retail Techs.

Para saber mais, acesse https://www.f360.com.br/.

NB Press Com,.


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