Com o apoio do Sebrae, Pantanal Fashion Week fortalece empreendedores da moda autoral sul-mato-grossense

Com o apoio do Sebrae, Pantanal Fashion Week fortalece empreendedores da moda autoral sul-mato-grossense

14 de setembro de 2024 Off Por Ray Santos
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Evento contou com palestra de Ronaldo Fraga, estilista de renome internacional, e trouxe enfoque para valorização cultural e sustentabilidade produtiva

Ronaldo Fraga, estilista de renome internacional, foi uma das principais atrações do Pantanal Fashion Week 2024

Impulsionar conexões e trazer visibilidade para empreendimentos da cadeia produtiva da moda em Mato Grosso do Sul são propósitos do Pantanal Fashion Week que teve início na quarta-feira (11) e encerrou-se nesta sexta-feira (13).

A primeira edição do evento realizado pelo Colegiado de Moda Autoral do Estado contou com o apoio do Sebrae/MS e trouxe para os empreendedores do segmento oportunidades de negócio e conhecimento com feira de produtos, desfile de marcas locais e palestra com o renomado estilista e designer de moda brasileiro Ronaldo Fraga.

“Contribuímos com essa ação, para apoiar o desenvolvimento dos empresários. A moda autoral é uma forma de arte, pois expressa a cultura e a essência da região onde o estilista está presente, por isso, a importância dessa iniciativa para o nosso Estado.

O evento fomenta a economia criativa e traz acesso à mercado para os empreendedores do setor, mostrando que há muito espaço para crescimento em Mato Grosso do Sul”, destacou a analista-técnica do Sebrae/MS Penélope Herradon.

A consolidação do Pantanal Fashion Week é um passo importante para o segmento, segundo, Nair Gavilan, uma das coordenadoras do Colegiado de Moda Autoral do Estado.

Ela relembra que o movimento de estilistas teve início antes mesmo da formalização do grupo, há mais de quatro anos, e, com a integração crescente dos profissionais, o intuito é tornar o evento referência em âmbito nacional.

“O centro-oeste tem evoluído com a moda presente no setor de economia criativa e nós estamos tentando consolidar esse evento para ser fixado no corredor cultural do Brasil”, expôs.

Ao encontro desse propósito, a primeira edição do Pantanal Fashion Week teve como principal atração o designer de moda Ronaldo Fraga, referência no segmento e reconhecido internacionalmente como um dos principais estilistas a produzir coleções com “DNA brasileiro”, que trazem elementos da cultura local de forma sustentável.

Como autor de uma marca pessoal licenciada em empresas de sucesso globais como L’Occitane, O Boticário, Chilli Beans e Tok&Stok, Ronaldo trouxe em uma palestra para os estilistas presentes a importância da moda autoral e como ela pode se tornar um diferencial para o trabalho que desenvolvem.

Segundo o estilista, os empreendedores têm muitas possibilidades para atuar em Mato Grosso do Sul. “Esse encontro traz um frescor para um pensamento sobre a relação da moda com o local.

Ela permite que as pessoas conheçam aspectos de outras realidades e estimula o público a visitar, conhecer e entender uma cultura, que as vezes não faz parte de onde elas estão inseridas e, no caso de Mato Grosso do Sul, existe uma riqueza enorme.

O que não faltam são referências para fazer uma moda autoral com inspiração mundial”, opina Ronaldo Fraga.

Espaço que gera oportunidades

expor a qualidade da produção sul-mato-grossense, o Pantanal Fashion Week trouxe desfiles de peças produzidas por marcas locais. Uma das participantes foi a “Xuvé Raízes Ancestrais” do coletivo de jovens da Aldeia Marçal de Souza – a primeira aldeia urbana do Brasil, localizada em Campo Grande.

Idealizada pelo estilista Bryan Soares, a coleção do grupo trouxe peças autorais que refletem a cultura da comunidade.

“Antes de desfilar nesse evento, nós estudamos com livros vivos, nossos avôs e bisavôs para mostrar para Campo Grande e para Mato Grosso do Sul a importância das nossas comunidades estarem inseridas na moda”, pontuou.

O coletivo conta com dez membros que inovam com uma produção de roupas baseada na reciclagem de tecidos descartados (upcycle) e na confecção de biojoias artesanais a partir de sementes e elementos naturais.

O grupo também produz itens em resina para compor as peças a partir de cinzas oriundas das queimadas do Pantanal coloridas com urucum e jenipapo.

O trabalho conjunto teve início há seis anos e, em 2024, o grupo conseguiu se formalizar com o apoio do Sebrae.

“A moda para nós é uma forma de expressar o que sentimos colocando a nossa ancestralidade como base do processo artístico. Estar nesse evento é mostrar que a inclusão é possível e evidenciar a riqueza da natureza e da nossa cultura”, complementa o estilista indígena.

Além do desfile, a variedade de produções com o foco em moda autoral presente em Mato Grosso do Sul também pode ser vista em uma feira de produtos com a participação de empreendedores do segmento como Fábio Castro, da marca Touché.

Há 12 anos na área, o estilista tem a sustentabilidade como princípio e transforma tecidos que iriam ser descartados em roupas, bolsas e bags.

Para aprimorar o negócio, pontua que já contou com consultorias do Sebrae e ressalta a importância da Pantanal Fashion Week como forma de trazer visibilidade para os empreendedores da área.

“Somos um grupo pequeno e em eventos como esse nos sentimos incentivados a continuar, produzir mais e mostrar o nosso trabalho para outras pessoas”, afirma.

Mais informações sobre as iniciativas realizadas pelo Sebrae podem ser obtidas pela Central de Relacionamentos, no telefone 0800 570 0800.

Ronaldo expôs a importância da moda autoral para evidenciar a cultura de cada região do Brasil

Marca Xuvé Raízes Ancestrais participou de desfile durante Pantanal Fashion Week

Coletivo de jovens da Aldeia Urbana Marçal de Souza é focado em moda autoral com a produção de roupas, biojóias e artesanato

Fábio Castro, da marca Touché, foi um dos estilistas participantes da feira de produtos


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