Com prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União, Editora Viseu lança dia 04 de julho o livro: Os Segredos da Gestão Pública Eficiente

Com prefácio do ministro do Tribunal de Contas da União, Editora Viseu lança dia 04 de julho o livro: Os Segredos da Gestão Pública Eficiente

29 de junho de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Tudo que foi feito em Costa Rica é possível ser replicado no Brasil” garante Waldeli, autor do livro

O empresário e ex-prefeito de Costa Rica/MS, Waldeli dos Santos Rosa e a Editora Viseu lançam no na próxima quinta-feira (04) o livro: Os Segredos da Gestão Pública Eficiente que conta com o prefácio do ministro do TCU – Tribunal de Contas da União – Antônio Augusto Junho Anastasia.

O lançamento da obra está marcado para às 17h30, no auditório do Sindicato Rural do município.

Conforme Waldeli, foram quase três anos, entre pesquisa e construção da obra voltado ao público político e para aquelas pessoas que sonham em um dia se tornar um gestor público eficiente, reconhecido nacionalmente.

Com uma abordagem acessível e fundamentada, a obra desperta reflexões profundas, por intermédio das experiências vividas pelo protagonista em uma cidade que foi literalmente “sonhada pelo autor”. A obra desvenda os segredos para obter êxito na administração pública, tendo como anfitriã Costa Rica, a pequena cidade no interior do Estado de Mato Grosso do Sul, planejada para encher de orgulho seus moradores.

Anfitriã 

Costa Rica era uma cidade cheia de problemas: saúde e educação ruins; faltava esgoto, água e luz; e as ruas eram de terra e cheias de buracos. Não havia controle nos gastos públicos nem transparência.

Essa história começa a mudar quando o empresário Waldeli foi leito prefeito e resolve fazer no governo o mesmo que fazia em suas empresas.

Em 16 anos, Waldeli faz uma verdadeira revolução, e a cidade se tornou referência nacional em gestão pública, escolhida duas vezes pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) como a melhor administração do Brasil. 

Como prefeito desse pequeno e rico município, Waldeli conseguiu imprimir o seu estilo de governo: política fiscal agressiva para atrair grandes companhias e estimular as pequenas empresas, manutenção de um elevado padrão de vida e uma paisagem urbana moderna com demografia controlada.

À frente da Prefeitura de Costa Rica entre 2001 a 2020 (com uma pausa no período de 2009/2012), Waldeli se encarregou pessoalmente de vários projetos de reurbanização da cidade.

Além da economia, uma das principais contribuições de Waldeli foi para a preocupação com o cuidado e embelezamento da cidade. Ele realizou obras inovadoras.

Outros indicadores de Waldeli que também colocaram Costa Rica acima do resto do País, foi a autonomia financeira do município, os investimentos realizados, o controle de gastos, a valorização dos servidores públicos municipais, a criação e participação ativa dos conselhos municipais, o investimento em infra-estrutura, turismo e esportes (grandes eventos nacionais como Sertões, Brasil Ride, Brow e Copa América de Corrida de Aventura), tudo isso enquanto outros municípios do Estado e do Brasil declaram crise financeira.

Durante esses 16 anos à frente da Prefeitura de Costa Rica, Waldeli demonstrou que é possível realizar uma gestão responsável e transformar um município em uma cidade economicamente rica.“Tudo que foi feito em Costa Rica é possível ser replicado no Brasil” garante Waldeli, autor do livro: Os Segredos da Gestão Pública Eficiente.

Referência Nacional

Em 2001, Waldeli assumiu o desafio de transformar Costa Rica. Ao longo dos anos, ele começou a colher os frutos do reconhecimento político. Em 2013, ao reassumir a administração municipal, tirou a cidade da 100ª posição nacional e 4ª no estado no IFGF – Índice Firjan de Gestão Fiscal.

Em 2018, alcançou o 1º lugar em ambos os cenários, repetindo o feito em 2020.

A gestão eficiente de Waldeli também foi referência nacional no Jornal da Globo com a reportagem que foi ao ar em dezembro de 2017 e tratou do “Gasto público com pessoal sufoca o orçamento e limita os investimentos”, colocando Costa Rica como contra-ponto, ou seja um exemplo de controle de gastos.

Em abril de 2017, a Rede Globo de Televisão trouxe o quadro “O Jornal Hoje pergunta: é possível evitar tanta roubalheira?

” E novamente Costa Rica foi apontada como modelo de gestão pública, com destaque ao controle de gastos e participação dos Conselhos Municipais.

O Jornal Nacional, em janeiro de 2017, também destacou o modelo de gestão pública de Waldeli que pagou o 14º, 15º, 16º e ainda metade de um 17º salário aos professores da Rede Municipal de Ensino, e tudo isso fora o salário do mês, o 13° e as férias. Ao todo, foram seis salários em menos de 30 dias.

Em outubro de 2019 a Agência Brasil trouxe a matéria “Cidades pequenas têm melhor desempenho em índice econômico da Firjan” e novamente Costa Rica ganhou destaque nacional:

Dentre 5.337 municípios analisados, Costa Rica (MS), Gavião Peixoto (SP), São Pedro (SP) e Alvorada (TO) foram os únicos que receberam notas máximas em todos os indicadores do Índice de Gestão Fiscal da Firjan (IFGF).

IFGF Autonomia, IFGF Gastos com Pessoal, IFGF Liquidez e IFGF Investimentos são indicadores que compõem o estudo que tem como base os dados fiscais oficiais de 2018 e foi divulgado hoje (31), pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan)”. 

Mesmo após encerrar sua administração em dezembro de 2020, em outubro de 2021 o site Campo Grande News destacou novamente administração de Waldeli com a matéria: Costa Rica é bicampeã no ranking de gestão fiscal dos municípios do país – Levantamento nacional aponta cidade a 305 km de Campo Grande como a melhor pelo segundo ano. 

Sobre o autor

Pós-graduado em Gestão Pública, formado pela UFGD – Universidade Federal da Grande Dourados  – a história política de Waldeli é marcada por quatro mandatos frente a Prefeitura de Costa Rica.

O autor é um empresário visionário que aplicou as boas práticas da gestão privada na gestão pública.

Desde da virada do milênio, quando foi eleito pela primeira vez prefeito de Costa Rica para o mandato de 2001/2004, Waldeli vem se destacando como gestor público.

Sua forma de governar lhe rendeu a candidatura única no segundo mandato (2005/2008), único feito até a data de hoje no município. 

Ao encerrar o segundo mandato, ele elegeu seu sucessor e deu um tempo na vida política para se dedicar a família e as suas empresas, mas em menos de 3 anos de mandato (2009/2012), a população costarriquense pede a volta de Waldeli e assim ele retorna para a disputa e ganha as eleições de 2012, assumindo o seu terceiro mandato 2013/2016.

Reeleito em 2016, Waldeli governa Costa Rica pelo período de 2017/2020, fechando com chave de ouro seus 4 mandatos.

Como comprar o livro

Interessados em garantir um exemplar da primeira edição podem antecipar a compra pelas empresas abaixo, basta clicar no nome da loja de sua preferência que você será destinado ao site.

Versão Impressa:Amazon; Americanas; Submarino; Shoptime; Magazine Luiza

Versão E-book: Amazon; Barnes & Noble; Google; Kobo; Skeelo; Wood.

Serviço

Lançamento do livro: Os Segredos da Gestão Pública Eficiente

Autor: Waldeli dos Santos Rosa

Data: 04/07/2024

Horário: às 17h30

Local: Auditório do Sindicato Rural de Costa Rica, localizado na Rua Dimas Gomes Filho, N° 295, Centro de Costa Ria

Luciana Aguiar

Mais informações: Luciana Aguiar  Jornalista DRT 373/MS Assessora de ImprensaContato para Entrevistas A²Assessoria (67) 9 9261 7464 a2assessoria@yahoo.com.br

Compartilhar