Como aproveitar as férias escolares de forma saudável e segura?
29 de novembro de 2022Alimentação saudável, hidratação, contato com a natureza e cuidados com a higiene estão no checklist feito pela médica Natthalia Chama
As férias escolares chegando e muitas crianças ficam ansiosas só de pensar que terão mais tempo para descansar e brincar, seja em casa ou numa viagem com os pais e familiares. Para que esse período tão valioso aos pequenos seja aproveitado de forma plena e saudável, a médica Natthalia Chama, do Hiorp (Hospital de Otorrino e Especialidades), de São José do Rio Preto, dá algumas dicas que considera importantes para os pais, sobretudo, num período em que os casos de covid-19 estão aumentando novamente. Entre elas estão a alimentação saudável, a hidratação e a umidificação de ambientes, os cuidados básicos de higiene, o contato com a natureza e a atualização de vacinas.
Outro fator que a médica do Hiorp considera importante para a imunologia das crianças é a vacinação. “O período de férias pode ser uma boa oportunidade para os pais atualizarem a carteirinha de vacinas dos filhos. É a garantia de prevenção para uma série de doenças, e isso também envolve o sistema imunológico”, comenta.
A otorrino ainda cita os casos de covid-19, que voltaram a crescer no estado de São Paulo, para reforçar a importância da vacinação. “Além dos cuidados básicos, como uso de máscara em ambientes fechados e higienização das mãos (ter sempre um álcool em gel na mochila da criança), os pais não podem deixar de vacinar seus filhos se eles já estão na faixa etária indicada.”
Corpo em movimento
Fugir do sedentarismo é outro ponto importante destacado pela médica do Hiorp. Ou seja, as crianças não podem só ficar brincando na frente da tela do celular, do computador ou da televisão, elas precisam de contato com a natureza e de corpo em movimento. “É outro aspecto que também está relacionado com a imunidade. As crianças precisam brincar na terra, ter contato com a natureza. Isso gera imunidade para inúmeras doenças e evita problemas como alergias.”
Pausa para uma aguinha. Hidratação é outro aspecto que precisa estar no campo de atenção dos pais. E hidratação não é dar refrigerante para a criança, o saudável é água, sucos naturais e até chás gelados, que combinam bem com o verão. E como em São José do Rio Preto o verão é quente e seco, a umidificação do ambiente colabora com o bem-estar das crianças em casa. “Pode -se colocar um pano molhado na janela do quarto ou uma bacia com água. Quando o umidificador for usado, é necessário deixar alguma porta ou janela aberta, para que o ar possa circular pelo ambiente”, indica Natthalia.
Longe de casa
A médica do Hiorp ainda destaca que boa parte desses cuidados com as crianças também vale para as viagens de férias da família. “É comum os pais se descuidarem da alimentação e da hidratação das crianças quando estão na praia ou num parque aquático, substituindo alimentos saudáveis por opções industrializadas e ricas em gorduras e açúcar por conta da praticidade”, sinaliza.
Segundo Natthalia, as brincadeiras em piscinas são muito comuns nesse período, por isso, além da questão da segurança (ter sempre alguém de olho na criançada dentro da piscina), é preciso ficar atento à ocorrência de otite externa, quando a água elimina a cera do ouvido causando infecção. “Isso ocorre mais com crianças que mergulham muito dentro da água. A cera tem a função de proteger os ouvidos de infecções bacterianas.”
A médica do Hiorp enfatiza que esses cuidados devem fazer parte do cotidiano familiar, da rotina de pais e filhos ao longo de todo o ano, pois são hábitos que colaboram no crescimento saudável das crianças.
Dicas de férias que valem o ano todo
1) Comida de verdade. Não é porque está de férias que a criança pode cair de boca nos doces, biscoitos, frituras e refrigerante. Manter uma dieta saudável e equilibrada, com alimentos ricos em vitaminas e minerais, colabora muito para a imunidade das crianças e dá aquela energia para as brincadeiras.
2) Hidratação. Beber água é fundamental para qualquer pessoa, e não é diferente com as crianças. A hidratação pode ser complementada com sucos naturais e até chá gelado. Evite os refrigerantes, que são ricos em açúcar e não trazem nenhum tipo de nutriente.
3) Xô, sedentarismo. A criança precisa estar em contato com a natureza, se movimentar durante as brincadeiras e não ficar apenas diante da tela do celular, computador ou TV. Brincar na terra não é nenhum bicho papão, e ajuda no fortalecimento da imunidade.
4) Hábitos de higiene. Ensine a criança a lavar as mãos depois de usar o banheiro e antes das refeições, além de escovar os dentinhos depois da comida. Converse com seu filho sobre a necessidade de usar máscara em ambientes fechados para evitar a covid-19 e outras doenças respiratórias.
5) Vacina em dia. Sem dúvidas, a melhor forma de proteger seu filho contra doenças mais graves é manter a caderneta de vacinação atualizada. Evite fake news e acredite no poder das vacinas.
BoniPeixe Comunicação & Fotografia