Como humanizar os termos técnicos de tecnologia para quem não é da área?

31 de julho de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Termos técnicos, nem sempre são recebidos com tranquilidade, principalmente quando conversamos com alguém que não é da área. Explicar os termos de tecnologia nessas condições pode ser um desafio, por isso, é importante investir em estratégias que possam ajudar a tornar estes conceitos mais compreensíveis. 

“Precisamos humanizar a tecnologia, pois sabemos que nem sempre todos os termos ou jargões serão compreendidos da forma correta. Assim os pesquisadores irão sensibilizar empresas e outras instituições sobre os resultados que a tecnologia traz, e consequentemente isso pode auxiliar na captação de investimentos”, explica Ana Calçado, fundadora da Wylinka, organização sem fins lucrativos que apoia a transformação do conhecimento científico em soluções que melhoram o dia a dia das pessoas. 

Para ajudar nessa missão, Ana dá algumas dicas:

  • É importante utilizar analogias: tente relacionar o termo técnico a algo que que a pessoa já conhece e entende. Digamos que você está explicando para a pessoa o conceito do armazenamento em nuvem, assim, você se utiliza da comparação, mostrando que a nuvem pode ser um armário de aluguel onde você guarda seus pertences e pode acessá-los de qualquer lugar. Assim, você se torna prático. 
  • Sempre evite jargões e linguagem técnica complexa: uma linguagem mais simples é essencial para explicar os conceitos de forma cotidiana e fácil, neste estágio, os termos técnicos são extremamente desnecessários. 
  • Opte por explicar o contexto: conte a história por trás do termo técnico, isso é relevante pois se aplica ao mundo real. Além disso, você pode destacar os benefícios ou as dificuldades que o termo aborda, mostrando como ele pode impactar as pessoas em suas vidas diárias. 
  • Esteja disposto a responder perguntas: deixe a pessoa encorajada a fazer perguntas e tente sempre estar preparado para fornecer explicações adicionais ou esclarecimentos. 
  • Seja amigo dos recursos visuais: utilizar gráficos, diagramas, vídeos ou até mesmo infográficos, podem auxiliar na compreensão dos conceitos. Afinal, até imagens podem transmitir informações de forma mais clara e visual, dependendo do assunto. 

“Precisamos deixar que a tecnologia faça parte da nossa rotina, fazendo com que ela seja cada vez mais popular e adentrando-se nos mais diversos e importantes setores mundiais. Com empatia e paciência conseguimos mostrar para a população como a tecnologia pode e já está ajudando e impactando nosso futuro”, finaliza Ana.

Por Amanda Mastrorosa | PiaR Group


Compartilhar