Como uma empresa de agronegócio pode lucrar mais
4 de novembro de 2022Foto: Divulgação
Confira dicas para otimizar processos e ampliar a previsibilidade de gastos
São Paulo, novembro de 2022 – Imagine uma empresa de agronegócio que tem uma equipe de vendas composta por diversos profissionais, que percorrem vários quilômetros por mês para visitar produtores rurais e apresentar produtos.
Para viabilizar essa atividade, a companhia disponibiliza aos colaboradores alguns veículos comprados por ela e também adota a política de reembolsar por km rodado os colaboradores que utilizam carros próprios.
Em uma reunião, preocupado com esse cenário, um dos diretores sugere mudanças.
Ele alega que a empresa engessou parte de seu capital para adquirir veículos e que também está contribuindo para a depreciação dos carros de seus colaboradores.
Como alternativa, após muita pesquisa, ele recomenda a terceirização dos carros utilizados pela equipe de vendas.
O exemplo acima vem ocorrendo com cada vez mais frequência dentro das empresas de agronegócio.
Companhias, com diversos portes e diferentes atividades, têm encontrado na terceirização de frota uma alternativa eficaz para ajudar a equipe de vendas a turbinar os resultados e para aumentar o lucro, com maior previsibilidade de gastos.
Com 30 anos de mercado e lojas próprias em cidades como Cuiabá (MT), Sinop (MT), Balsas (MA), Luiz Eduardo Magalhaes (BA) e Araguaína (TO), a locadora Referência Rent a Car tem se destacado na terceirização de frotas para empresas do agronegócio.
Para se ter ideia, a empresa conquistou importantes clientes durante 2022, ampliou a sua frota em mais de 500 veículos, atingindo a marca de 4.000 veículos em sua frota, e registrou, somente nesse segmento, um crescimento de 38%.
Ricardo Gritsch, diretor-executivo da Referência Rent a Car, atribui esse ótimo momento a alguns fatores, como modernização dos veículos e preocupação com a sustentabilidade, pontos que têm total sinergia com o agronegócio.
“Nossa frota tem a opção de utilização de energia renovável e realizamos diariamente diversas atividades para proteger o meio ambiente. Além disso, a empresa foi certificada pelos processos da ISSO ainda na década de 90, procedimentos que são mantidos até hoje e que reconhecem todo o nosso compromisso e cuidado com a natureza em cada um dos processos, como o descarte correto de pneus, com reciclagem”, observa o diretor-executivo da Referência Rent a Car.
Gritsch acrescenta que outro diferencial da locadora é o constante investimento em tecnologia, propiciando aos clientes a tomada de decisão cada vez mais assertiva.
“Temos como prática enviar, frequentemente, relatórios para que as empresas do agro acompanhem a performance da equipe na estrada. Trata-se de uma ferramenta muito importante para a correção de possíveis rotas e otimização de processos, diminuindo custos operacionais”.
Durante os últimos anos, com o suporte da Referência Rent a Car, diversas empresas do agronegócio diminuíram os gastos com a frota, o que contribuiu para impulsionarem o crescimento.
São cases de sucesso em diversos mercados, como controle biológico, nutrição animal e genética, entre outros.
Para saber mais sobre a Referência Rent a Car, acesse www.referencia.com.br
Ação Estratégica