Companhias aéreas brasileiras ficam bem distante da lista das melhores do mundo em 2023, aponta AirHelp Score
6 de dezembro de 2023Avaliação global de usuários traz Azul na 47a posição e Gol no 68o lugar
Nenhuma companhia área brasileira figura entre as mais bem avaliadas do mundo em 2023. É o que revela o ranking internacional AirHelp Score, divulgado hoje. As empresas Azul e Gol foram listadas no levantamento, mas passaram longe do topo, ocupando 47º e 68º lugares, respectivamente. Na edição do ano passado a Latam Airlines ocupou a quinta posição e, neste ano, acabou não aparecendo na relação.
A Qatar Airways repetiu o feito de 2022 e foi novamente considerada a melhor companhia aérea na avaliação dos passageiros. A empresa obteve 8,38 como nota final, destacando-se pela opinião dos usuários (8,8), pontualidade (8,4) e consistência no processamento de reclamações (8,0).
Na atual edição do ranking foram listadas 83 companhias aéreas, avaliadas por cerca de 16 mil usuários de 58 países. A pesquisa, realizada de janeiro a outubro deste ano, foi estruturado em três temas centrais: pontualidade dos voos; qualidade do serviço das companhias aéreas; e o processamento de reclamações com base na eficiência do atendimento de pedidos de indenização de clientes.
Entre as aéreas nacionais, a Azul (47a posição) foi bem avaliada em termos de performance de partida e chegada no horário (8,3) e serviços (8,4), mas apenas 3,5 para processamento de reclamações, chegando a 6,74 como nota final. A Gol (68° lugar) recebeu nota 7,9 para pontualidade; 7,8 para serviço e apenas 2 em relação ao atendimento de reclamações de usuários – pior índice nacional registrado – alcançando pontuação final de 5,89.
“Este ranking mostra que as companhias aéreas brasileiras continuam ficando muito atrás de suas concorrentes. O levantamento conta apenas com a avaliação dos passageiros e acaba deixando claro que ainda há um longo caminho a percorrer para que os usuários mudem essa percepção. Elas ainda deixam muito a desejar em casos de reclamação ou queixa. Temos como missão auxiliar os passageiros aéreos a reivindicar seus direitos garantidos pela lei e conscientizá-los em quais circunstâncias são cobertos pelo Código de Defesa do Consumidor”, avalia Luciano Barreto, diretor-geral da AirHelp no Brasil.
Publicada desde 2015, AirHelp Score é a avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos com intuito de ajudar os passageiros a planejarem melhor seus voos. O ranking é produzido pela AirHelp, líder mundial na defesa dos passageiros aéreos e que já atendeu cerca de 20 milhões de pessoas.
Melhores companhias aéreas do mundo
Posição | Companhias aéreas | País | Pontuação Final | Pontualidade | Qualidade do serviço | Processamento de reclamações |
1° | Qatar Airways | Catar | 8,38 | 8,4 | 8,8 | 8,0 |
2° | Eurowings | Alemanha | 8,27 | 9,3 | 7,5 | 8,0 |
3° | LOT Polish Airlines | Polônia | 8,11 | 8,3 | 8,1 | 7,9 |
4° | Etihad Airways | Emirados Árabes Unidos | 8,09 | 8,4 | 8,7 | 7,2 |
5° | All Nippon Airways | Japão | 8,09 | 8,2 | 8,9 | 7,2 |
6° | Austrian Airlines | Áustria | 8,07 | 8,4 | 8,1 | 7,7 |
7° | American Airlines | Estados Unidos | 7,97 | 7,7 | 8,3 | 7,9 |
8° | China Airlines | Taiwan | 7,92 | 7,5 | 8,1 | 8,2 |
9° | Widerøe | Noruega | 7,89 | 8,5 | 7,7 | 7,5 |
10° | United Airlines | Estados Unidos | 7,88 | 7,5 | 8,1 | 8,1 |
47º | Azul Airlines | Brasil | 6,74 | 8,3 | 8,4 | 3,5 |
68º | Gol | Brasil | 5,89 | 7,9 | 7,8 | 2,0 |
Sobre AirHelp
AirHelp é a maior empresa mundial especializada em direitos de passageiros aéreos, ajudando os viajantes a negociar indenizações por voos atrasados ou cancelados e em casos de recusa de embarque. A empresa também toma medidas legais e políticas para apoiar o crescimento e a aplicação dos direitos dos passageiros aéreos em todo o mundo. AirHelp já ajudou 2 milhões de pessoas a receber indenização e está disponível em todo o mundo e oferece suporte em 18 idiomas. A companhia também oferece gratuitamente o Guia dos direitos do passageiro aéreo 2023. Trata-se de um manual simples, didático e prático, criado com o objetivo de garantir aos passageiros informações, assistência básica e procedimentos de indenização quando o voo não sai como planejado.
Ricardo Morato | Conteúdo Comunicação