Conare Brasil realiza encontro com Comar México para aprimoramento de boas práticas em refúgio

Conare Brasil realiza encontro com Comar México para aprimoramento de boas práticas em refúgio

25 de setembro de 2023 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Encontro serviu para que as comissões trocassem experiências e desafios; Comar também visitou a Operação Acolhida

O Comitê Nacional para Refugiados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Conare/MJSP) recebeu, nesta sexta-feira (22), integrantes da Comissão Mexicana de Ajuda a Refugiados (Comar/México). O foco do encontro foi o compartilhamento de políticas e boas práticas, além da construção de parâmetros semelhantes nas agendas de atenção a pessoas que necessitam de proteção internacional na América Latina. Foram destacados as similaridades dos desafios que enfrentam os dois países e o potencial de colaboração no tema.

Em 2023, o Conare proferiu cerca de cem mil decisões em processos de refúgio. Entre as boas práticas compartilhadas pelo Conare Brasil, destacam-se a política de aceleração de solicitações de refúgio para mulheres provindas de contextos de alta prevalência de corte ou mutilação genital feminina e para indivíduos LGBT+ provindos de países que criminalizam sua vivência. Ainda, foi apresentada a elaboração de um plano de ação para fortalecimento da proteção e integração local da população haitiana no Brasil; a construção da política nacional para migrantes, refugiados e apátridas; o observatório Moïse Kabagambe para combate à violência contra migrantes e refugiados; o curso de educação financeira para refugiados; e o Programa de português como língua de acolhida para haitianos.

Por seu lado, a Comar México apresentou os desafios que o México enfrenta atualmente, com fluxo diário de cinco mil pessoas solicitando entrada no país, e agradeceu a oportunidade de aproximação com o Brasil para troca de experiências. Ressaltou a importância de ações coordenadas entre diversos órgãos para garantir entrada segura e ordenada no país e a integração local adequada às necessidades da população migrante.

Agenda

“Esse encontro entre o governo brasileiro e o governo mexicano é extremamente importante neste momento para os desafios internacionais que nos aguardam na agenda de refúgio, especialmente na nossa região da América Latina. A realização do intercâmbio e parceria nos permitirá aprimorar a participação do Conare no Fórum Global para Refugiados da ONU, e construir posicionamentos alinhados para o processo da Cartagena+40, que irá atualizar a Declaração de Cartagena para Refugiados”, ressaltou Sheila de Carvalho, Presidente do Comitê Nacional para Refugiados do Brasil.

A visita da delegação do México ao Brasil contou com apoio da Acnur – Agência da ONU para Refugiados. Além do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a comitiva também visitou a Operação Acolhida, que hoje atende migrantes e refugiados venezuelanos, no estado de Roraima, e conversou com outros atores governamentais e da sociedade civil que atuam na pauta do refúgio.

Ministério da Justiça e Segurança Pública


Compartilhar