Conexão e finanças: veja como o setor financeiro pode se beneficiar da IoT

Conexão e finanças: veja como o setor financeiro pode se beneficiar da IoT

12 de dezembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

A Internet das Coisas já está presente no nosso dia a dia, mas ela pode ser explorada também no setor financeiro

A conexão entre dispositivos que usamos no dia a dia já é algo conhecido pela maioria de nós. A IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas) é a rede responsável pela conexão de TVs, smartphones e outros dispositivos e que capta informações dos usuários, para, assim, obter dados e melhorar a experiência de uso desses aparelhos.

Estamos tratando de uma conectividade que pode estar presente em uma geladeira, por exemplo, que identifica produtos presentes ou faltantes em seu interior e que notifica o usuário sobre o que está ou não armazenado ali, ou mesmo ajusta a temperatura conforme o clima do dia.

Três fatores compõem a mecânica da Internet das Coisas:

  • rede de comunicação;
  • sistemas de controle;
  • dispositivos conectáveis adaptados para essa tecnologia.

Aplicações da IoT

A IoT pode já estar presente em nossas casas, dando praticidade a atividades rotineiras, acionando aparelhos, por exemplo, e mais.

Eletrodomésticos com conexão à internet, por exemplo, podem fazer novas configurações de uso, sem precisar de uma pessoa para fazê-lo manualmente, ou mesmo podem enviar relatórios ao responsável sobre um mau funcionamento. 

Wearables são outro bom exemplo da aplicação da IoT. Smartbands e smartwatches, diariamente, fazem relatórios sobre nossa saúde e podem, inclusive, ser aliados na prevenção de doenças.

Já na indústria, no setor automotivo, por exemplo, a conexão de dispositivos inteligentes pode ajudar a adequar a temperatura dos automóveis, de acordo com o clima e os relatórios de problemas. Ainda, no futuro, será possível fazer o controle do uso de energia e de combustível do carro.

Os benefícios dessa rede podem colaborar com diversas outras áreas, inclusive no mercado financeiro.

IoT no setor financeiro

A IoT já é uma solução usada no setor de pagamentos. O método de pagamento sem contato, por exemplo, o touchless payment, já se utiliza da rede de diferentes dispositivos, todos conectados à internet, fazendo trocas de informação e leitura de dados. Além da agilidade no processamento de informações, essa tecnologia aprende com os dados coletados e pode melhorar a experiência e os oferecimentos do negócio.

A agilidade que a IoT proporciona pode ajudar diversas empresas a aprender padrões de uso dos clientes e, assim, desenvolver seus negócios. Nisso, companhias do ramo de ações ou investimentos, por exemplo, podem acionar mecanismos de aprendizado, como simulador de ações, calculadoras de investimento e outros, para, a partir do uso dos clientes, os algoritmos aprenderem e proporcionarem aos próximos usuários uma experiência melhor e regras de negócios mais condizentes com suas expectativas.

O NFC (Near Field Communication, ou Comunicação por Campo de Proximidade) é outro exemplo de aplicação da Internet das Coisas que já está presente em nosso dia a dia. Trata-se da tecnologia que viabiliza a troca de dados entre dispositivos, sem que haja uma conexão via cabo ou fio. Quando pagamos ou acessamos algo via biometria ou mesmo um cadastro informativo, a comunicação entre os dispositivos utilizados é do tipo NFC.

Por Luisa Pereira


Compartilhar