Confeitaria e doces finos: Um mercado rentável

13 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
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Os confeiteiros são os comerciantes mais dinâmicos do país. O consumo de pão está em queda e todos os meses, em cada departamento, uma padaria fecha as portas, principalmente nas zonas rurais.

Para manter seus clientes, as padarias estão se diversificando: sanduíches, saladas, doces, chocolates, brigadeiros gourmet, etc.

Você ama doces? Pirulitos, doces finos, beijinhos, brigadeiros e bastões de doces são doces que você não pode prescindir, e se você quer viver dessa paixão e quer saber como abrir uma confeitaria, veja as dicas, a seguir.

Ganhe dinheiro com confeitaria vendendo doces finos

Nesse contexto, é preciso um estudo de mercado, plano de negócios para sua futura atividade profissional, incluindo posicionamento comercial, escolha do status legal e plano de marketing. Vamos começar imediatamente com o primeiro passo!

A importância de começar com um estudo de mercado antes de abrir sua confeitaria

A pesquisa de mercado deve permitir que você conheça as tendências desse mercado e tenha uma visão global antes de criar uma confeitaria. Deve também permitir-lhe desenvolver um conhecimento muito detalhado do mercado local e verificar se existe de facto uma oportunidade de negócio no local planeado.

Comece com uma análise do setor para entender a dinâmica do mercado

Realizar uma análise setorial antes de abrir uma confeitaria é essencial. É preciso entender bem como funciona esse setor e conhecer suas alavancas de crescimento, suas mudanças regulatórias e seus players. O objetivo desta parte é permitir que você entenda quais são os problemas que terão que ser enfrentados e determinar os segmentos de mercado mais promissores.

Aqui, é recomendável que você se faça pelo menos as seguintes perguntas:

  • Qual é a situação do setor: para cima ou para baixo? Por quais motivos?
  • Que conceitos funcionam bem? Quais funcionam menos?
  • Quais são as dificuldades mais comuns encontradas?
  • Abrir uma franquia ou confeitaria independente: o que é melhor?
  • Que tipos de pessoas vão a uma loja de doces e quantas vezes por ano?
  • Em que ocasiões as pessoas vão a uma loja de doces?
  • Quais são os períodos de pico e os períodos fora de pico?
  • Qual é o preço médio gasto por cliente?
  • A volatilidade do preço das matérias-primas é alta? Devemos esperar um aumento ou diminuição significativa nos custos de fabricação?
  • Como vemos o mercado daqui a alguns anos?

Avalie a demanda no nível do site

Depois de refinar sua compreensão do setor, você precisará prestar atenção ao potencial de negócios do local.

O objetivo aqui é avaliar o tamanho do mercado local e identificar áreas potenciais para estabelecimento.

Em particular, você deve se perguntar:

  • Qual é o tamanho da população local?
  • Quais são as características sociodemográficas (idade, sexo, categorias socioprofissionais, rendimento disponível, taxa de desemprego, etc.)?
  • Quais são os lugares atrativos da cidade (rua de pedestres, centro da cidade, estação de trem, etc.)?

Análise da concorrência ao nível da área de implantação

Terá também de realizar uma análise aprofundada da concorrência, nomeadamente no setor em que pretende instalar-se:

  • Que tipos de pontos de venda já oferecem doces?
  • Onde eles estão ?
  • Eles oferecem doces artesanais ou industriais?
  • São franquias ou confeitarias independentes?
  • Qual é a política de preços deles?
  • Que área eles têm?
  • Quantos funcionários eles têm?
  • Que volume de negócios eles fazem?

Uma vez realizadas essas análises, você poderá determinar se o mercado é grande o suficiente para suportar a chegada de um novo participante (ou seja, sua loja de doces), definir áreas interessantes de estabelecimento e ter uma ideia do que conceitos podem funcionar dadas as características da população e ofertas de seus concorrentes.

Confeitaria: um setor que não conhece a crise

O volume de negócios da confeitaria está em constante aumento e tem havido uma aceleração do mercado desde 2014-2015 (Estudos & Análises). 

Cada brasileiro consome, em média, 3,5 quilos de doces por ano, o equivalente a uma bala ou brigadeiro por dia e por pessoa. Nas 5 doçarias mais vendidas, encontramos: brigadeiros, balas, pirulitos e por fim especialidades regionais e tradicionais.

Se os brasileiros estão cada vez mais sensíveis a uma alimentação saudável e a evitar lanches, o setor está se adaptando, destacando produtos orgânicos, confeitos naturais, gourmets, menos açucarados. A procura da autenticidade é também fundamental para uma doçaria que assenta no seu saber fazer, nas suas receitas transmitidas ao longo de várias gerações, e na doçaria regional, garantias de qualidade e sabor.

O volume de negócios do setor da confeitaria está a crescer, quer pelo aumento dos produtos vendidos, quer pelo aumento do seu preço.

Especialização com cursos e área gourmet

O setor gourmet também é um destaque no mercado, pois apresenta produtos de qualidade e receitas com um sabor ainda mais requintado. Não é necessário ter formação específica para poder abrir uma confeitaria. Mas um curso de brigadeiro gourmet, por exemplo, pode facilitar ainda mais o sucesso do negócio.

De fato, os doces são rentáveis e proporcionam um empreendimento que só cresce. Dificilmente o empreendedor terá fracasso na área, pois é um produto que abrange 90% da população, com muita satisfação.


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