Congresso Catarinense trata de Cidades Inteligentes e reconhece prefeitos inovadores no Estado

Congresso Catarinense trata de Cidades Inteligentes e reconhece prefeitos inovadores no Estado

22 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Principal encontro estadual de tecnologia para gestão pública reúne prefeitos, gestores e servidores de 80 Prefeituras

Foto: gov.br/Google

As Prefeituras catarinenses têm avançado na modernização da máquina pública. Foi o que destacaram diversos prefeitos e gestores que participaram nesta quinta e sexta-feira (17 e 18 de novembro) do 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteliges, promovido pela Rede Cidade Digital, na Univali, em Balneário Camboriú.

Cerca de 80 prefeituras estiveram representadas no principal encontro voltado para debater inovações nas cidades, em especial para as de pequeno e médio porte. “Com esses eventos a Rede Cidade Digital busca facilitar o acesso a soluções e informações que possam contribuir com o planejamento nas cidades voltado para a tecnologia e inovação tão necessárias nesse momento”, disse a gerente de Comunicação da RCD, Sharlene Sarti.

Em meio às discussões sobre a necessidade de governos digitais e eficientes, 25 prefeitos receberam o reconhecimento por inovações implantadas nas cidades. “Esses reconhecimentos nos impulsionam e demonstram que a gestão pública tem alcançado o que se busca na iniciativa privada que é a transformação digital. Quando se fala em transformação digital é colocar o cidadão no centro do nosso negócio, do nosso atendimento. Falar em digital é usar tecnologia, melhorar processos e, acima de tudo, é pensar na transformação para as pessoas”, destacou o diretor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Criciúma, Tiago Ferro Pavan, representando o prefeito Clésio Salvaro.

O presidente da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e prefeito de Orleans, Jorge Koch, também foi homenageado pela implantação de câmeras de monitoramento no município de 22 mil habitantes. “Um reconhecimento a nível estadual, através do congresso estadual de cidades digitais e inteligentes, mostra que estamos no caminho certo”, comentou o prefeito.

Inovações – Segundo a presidente da BC Investimentos, Maria Pissaia, Balneário Camboriú busca focar na visão humana das cidades inteligentes. “Realmente temos que pensar em uma tecnologia limpa e de pouco espaço. O mote é a melhoria na qualidade de vida das pessoas”, observou.

A primeira cidade inteligente brasileira com certificação ISO foi outro destaque do evento. São José dos Campos (SP) abriu o caminho para outras cidades do país possam melhorar os seus índices de desenvolvimento com base em três normas internacionais: NBR ISO (37120, 37122 e 37123). “Nenhuma cidade não é inteligente se não olhar o lado social”, comentou o secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de São José dos Campos, Alberto Marques Filho.

Palhoça, que implantou a primeira PPP de iluminação pública de Santa Catarina e a capital do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, uma das mais transparentes do país, também destacaram como a tecnologia tem auxiliado na oferta de serviços mais eficientes. “Muitas coisas foram acontecendo em virtude do investimento em tecnologia”, frisou o diretor-presidente da Agência Municipal da Tecnologia da Informação e Inovação de Campo Grande, Paulo Fernando Cardoso. “O cidadão não precisa mais ligar para a prefeitura para dizer que uma lâmpada está queimada porque o próprio sistema faz isso”, exemplificou a diretora de Projetos, Concessões e Parcerias Público – Privadas da Prefeitura de Palhoça, Aline Bittencourt. “Depois que a gente começou a implantar a PPP ficou mais claro a importância de uma cidade inteligente”, completou ela.

Consolidada como a quarta economia do Estado, Chapecó também vem melhorando seus índices através da desburocratização dos processos, com serviços mais ágeis na aprovação de projetos. “Quando você digitaliza você ganha tempo e consequentemente você ganha todos os índices da saúde, do social e também do desenvolvimento econômico, o que gera mais riquezas, novos empreendimentos que aumentam a arrecadação. Inegavelmente o caminho é esse: modernização. Depois que investimos em tecnologia em Chapecó, os resultados já estão surgindo em menos de dois anos”, destacou o prefeito João Rodrigues.

A conectividade é outra questão importante para o desenvolvimento das cidades inteligentes. Conforme destacou o gerente de Projetos na Secretaria de Telecomunicações (SETEL) do Ministério das Comunicações, Hélio Maurício Miranda da Fonseca, o 5G será um habilitador da transformação digital do país.

Além de uma velocidade maior que permitirá a conexão de vários dispositivos em tempo real e o desenvolvimento da telemedicina, por exemplo, o edital do 5G aprovado prevê a implantação de alta conexão para escolas públicas do país. “A implantação da rede ocorre no âmbito local e todo esse processo de viabilizar a implantação da infraestrutura é importante para que a gente consiga explorar as potencialidades do 5G”, destacou Fonseca.

O 5º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e Inteliges contou com o apoio da Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM), Univali, Prefeitura de Balneário Camboriú e das associações de municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Região Serrana (Amures), Alto Uruguai Catarinense (Amauc), Região de Laguna (Amurel), Alto Vale do Itajaí (Amavi), Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste), Oeste de Santa Catarina (Amosc), Vale do Itapocu  (Amvali), Meio Oeste Catarinense (Ammoc), Extremo Sul (Amesc), Região Carbonífera (Amrec), Vale Europeu (Amve), Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp), Região do Contestado (Amurc) e Entre Rios (Amerios).

Uma feira de soluções também aconteceu paralela às palestras, com tecnologias disponibilizadas pelas empresas 1Doc, Aprova Digital, Abase, Altbit Locação de Tecnologia, Betha Sistemas, Dígitro, Evolution Tecnologia Funerária, Furukawa, Gove, HeadNet, IPM Sistemas, Sigma Telecom, Softplan, Step, Topocart e VoxCity Tecnologia.

Confira a relação de Prefeitos Inovadores 2022 em Santa Catarina:

BRUSQUEJosé Ari VequiInstalação do Projeto Robogarden 
BLUMENAUMário HildebrandtCriação do Distrito de Inovação de Blumeau  
PINHALZINHO Mário Afonso WoitexemCriação do Programa Pinhalzinho + Livre 
RIO DO SULJosé Eduardo Rothbarth ThoméCriação do App do Programa Alô Saúde 
PALHOÇA Eduardo FrecciaLançamento da iniciativa PALHOÇA + EDUCAÇÃO  
CRICIÚMAClésio SalvaroCriação da Plataforma Digital TELESAÚDE  
ORLEANS Jorge KochInstalção de Câmeras de Videomonitoramento para segurança 
CONCÓRDIA ROGÉRIO LUCIANO PACHECOPor ter aderido ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE 
IMBITUBA  ROSENVALDO DA SILVA JÚNIOREntrega 349 notebooks a Rede Municipal de Ensino 
  PENHA  Aquiles José Schneider da Costa  Instalação de Câmeras com a Tecnologia de Reconhecimento Ótico de Caracteres (OCR)
URUBICI Mariza CostaImplatação do Sistema Pitfall
FRAIBURGO Wilson Ribeiro Cardoso JuniorCriação da Lei de Inovação de Fraiburgo 
XANXERÊOSCAR MARTARELLOEntrega Chromebooks para alunos da rede municipal de ensino
VIDEIRA Dorival Carlos BorgaInstalação de LOUSAS DIGITAIS para educação pública 
MARAVILHASandro DonatiDisponibilização de aulas de robótica no ensino público 
MAFRA Emerson MaasCriação do App ”Saúde Digital Cidadão”
LAGESAntonio CeronEntrega de notebooks para o Sistema Municipal de Educação 
SOMBRIO GISLAINE DIAS DA CUNHAInstalção de mais 300 lâmpadas de Led e 16 câmeras inteligentes de vigilância para segurança pública

        CAMBORIÚ           Elcio Rogério Kuhnen       Mapeamento automotivo do município

TUBARÃO Joares Carlos PonticelliCriação do App FACILITA TUBARÃO 
  JOINVILLE  ADRIANO SILVA  Lançamento do Programa Somos Digitais
BALNEÁRIO CAMBORIÚFabrício José Satiro de OliveiraCriação do Programa ”Inova BC”
MASSARANDUBAArmindo Sesar TassiPrimeiro Município de SC a permitir pagamento de tributos municipais via PIX
ITAJAÍVolnei MorastoniCriação do Sistema de Geoprocessamento GeoItajaí
FLORIANÓPOLISTopázio NetoNovo Centro de Inovação Social 

Compartilhar