Conheça as principais tendências de sabores para a indústria alimentícia em 2023

Conheça as principais tendências de sabores para a indústria alimentícia em 2023

8 de fevereiro de 2023 Off Por Ray Santos
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  • Pesquisa Global Kerry, Taste and Nutrition Charts, de 2023 traz o perfil de tendências e sabores em ascensão para este ano, assim como as principais demandas e sabores mais queridos pelos consumidores.
     
  • Sabores como Caipirinha, Cupuaçu, Hibisco, Pesto, Curry e Damasco estarão em destaque nas prateleiras e nas casas dos consumidores brasileiros nos próximos anos.

São Paulo, 8 de fevereiro do ano 2023 – Kerry, a líder global em sabor e nutrição, está apontando que os sabores que vão guiar as novas tendências de comidas e bebidas em 2023, e devem criar novas opções aos consumidores em diferentes linhas de produtos. Os insights estão no relatório anual Taste and Nutrition Charts, que oferece uma análise profunda de sabores, nutrientes e que estão moldando a inovação na indústria alimentícia nos próximos meses e anos.

O sabor continua sendo o principal fator quando se trata de escolhas de alimentos e bebidas pelos consumidores e, no próximo ano, os clientes serão motivados pela simplicidade, sustentabilidade e cumprimento de suas metas nutricionais, de acordo com a pesquisa de 2023. No entanto, haverá um aumento de combinações de sabores não convencionais, com forte interesse em ingredientes funcionais e sabores que remetam a uma história, segundo o Taste and Nutrition Charts.

Principais insights para os sabores inovadores no Brasil em 2023

  • Para os sabores doces, hibisco, cupuaçu, mirtilo e melancia ganharão cada vez mais espaço entre os produtos, assim como sabores inusitados, como Caipirinha e Cheesecake.
  • Na categoria de snacks, os consumidores mais jovens estão buscando misturas de comidas e bebidas familiares com sabores emergentes. Nesse sentido, camarão, pesto, e pepperoni ganham espaço, junto com os já tradicionais queijo, churrasco e salsa e cebola.
  • Na categoria de temperos, ingredientes já conhecidos ganham ainda mais espaço, como requeijão, curry e sálvia. Os sabores mais conhecidos do consumidor, como alho, tomate e pimenta seguem em alta, acompanhados de outros que ganharam espaço nos últimos anos, como cream cheese, amêndoa e alho poró.
  • Nas categorias de bebidas quentes e frias, os sabores de groselha, pink lemonade e camomila ganham espaço entre os produtos refrescantes. Já entre as bebidas quentes os sabores tradicionais prevalecem, como morango, chocolate e baunilha. Além disso, os consumidores estão testando novas sugestões como caramelo, cereja e damasco.

Sobre essas tendências de sabor, Soumya Nair, Diretor Global de Pesquisa e Insights do Consumidor da Kerry, destaca: “os sabores têm uma maneira poderosa de transmitir uma história – especialmente quando se trata de tendências e preferências do consumidor. Este ano, testemunharemos o ressurgimento de tradições consagradas e receitas tradicionais, pois os consumidores desejam misturas sabores conhecidos com sabores novos e emergentes. Seja uma guloseima nostálgica, um prato reconfortante ou uma alternativa saudável, os consumidores esperam uma maior variedade de sabores em 2023.”

“Através de nossa pesquisa aprofundada e das percepções de nossas equipes ao redor do mundo, estamos vendo tendências viajarem pelo mundo. Adicionalmente, observamos uma tendência crescente nas notas botânicas presentes em bebidas quentes, refrescantes e alcoólicas. O consumidor está viajando pelo mundo através do sabor e esperamos que esse interesse e desejo de autenticidade continue”, completa Fernanda Fontolan, gerente de marketing de sabor da LatAm da Kerry.

Sobre o Taste Charts

Os Taste And Nutrition Charts Kerry 2023 são o seu guia para oferecer comidas e bebidas deliciosas com as quais as pessoas podem se sentir bem. Nossas percepções vêm do rastreamento de tendências de cardápios, lançamentos de novos alimentos e bebidas, rótulos de ingredientes, conversas em mídias sociais e receitas inspiradas em chefs em todo o mundo. Com o apoio de nossos insights e equipes de pesquisa, profissionais de marketing, chefs, baristas, nutricionistas e nossa ferramenta de insights, Trendspotter, a Kerry é capaz de fazer previsões bem fundamentadas sobre preferências futuras de sabores e ingredientes. Os gráficos são categorizados nas seguintes áreas:

Tabelas de sabores:

  • Doce
  • Lanches salgados
  • Salgado
  • Bebidas — Quentes e à base de leite
  • Bebidas — Geladas e à base de água
  • Tabela de Nutrição e Reivindicações
  • Gráficos de ingredientes

Sobre a Kerry
A Kerry é líder mundial em nutrição sustentável para os mercados de alimentos, bebidas e farmacêuticos. Inovamos com nossos clientes para criar produtos de excelente sabor com nutrição e funcionalidade aprimoradas, ao mesmo tempo em que garantimos um melhor impacto para o planeta. Nossas principais percepções do consumidor, equipe global de RD&A de mais de 1.100 cientistas de alimentos e extensa presença global nos permitem resolver os desafios complexos de nossos clientes com soluções diferenciadas. Na Kerry, somos motivados a ser o parceiro mais valioso de nossos clientes, criando um mundo de nutrição sustentável e alcançaremos mais de dois bilhões de consumidores com soluções de nutrição sustentável até 2030.

Weber Shandwick


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