Conheça o poder do marketing olfativo para fidelizar os clientes
17 de fevereiro de 2024Franquia Touti conta como essa estratégia tem possibilitado gerar bons resultados e aumentar o engajamento
Lembranças: o olfato tem a capacidade de despertar em todos nós, segundo alguns estudos. Em muitas vezes, o cheiro desperta memórias emocionais até mesmo mais do que ouvem e veem. É como sentir o cheiro de um bolinho de chuva e lembrar da infância na casa da avó. O cheiro da pipoca faz lembrar o cinema. Sentir um perfume e lembrar de alguém, muito mais do que ver um rosto similar ou uma voz parecida, e por aí vai as percepções que trazem emoção.
Não é à toa que muitas empresas adotam essa estratégia no seu dia a dia para obter bons resultados, o chamado marketing olfativo, que faz com que as pessoas comprem determinado produto somente por sentirem o aroma no ponto de venda.
Atração e fidelização do cliente
É o caso da franquia Touti – franquia especializada na comercialização de perfumes, linha capilar e corporal com alto desempenho e ótima relação custo-benefício – que trabalha em todas as suas lojas a área sensorial do consumidor pelo olfato.
Hiago Freitas, coordenador de expansão da marca, explica que alguns vendedores ficam estrategicamente posicionados em frente ao quiosque da unidade ou na loja física entregando uma fita olfativa a todos que passam pelo local.
“Essa fita contém o aroma do perfume carro-chefe da franqueadora, o perfume número 04, que é classificado dentro da nossa tabela olfativa como oriental, por trazer a fragrância de personalidade e caráter, atribuindo um efeito quente, sensual e envolvente. Esse aroma representa nossa marca, tanto que ele é sucesso nos quatro cantos do Brasil”, explica o coordenador.
Esse tipo de estratégia adotada pelo marketing torna a experiência do cliente marcante. Tudo porque a compra é feita de forma muito rápida, geralmente em menos de 5 minutos. Ou seja, até mesmo naqueles pontos de grande circulação de pessoas, como estação de metrô, rodoviária, etc, mesmo o cliente estando com pressa ele consegue sentir o cheiro na fita olfativa, solicita o perfume a vendedora que já embala o pacote. O cliente paga pelo produto e vai embora.
Treinamento
Parece uma estratégia simples, mas que requer estudos por trás. Afinal, quanto maior preparado o vendedor estiver, maiores as chances de converter aquela entrega da fita olfativa em vendas e atrair o cliente para o estabelecimento.
Hiago enfatiza que todo o treinamento ao franqueado e colaborador das operações são disponibilizados pela franqueadora de maneira remota. “Os franqueados possuem acesso a uma plataforma interna onde podem assistir a vídeos e materiais voltados a gestão operacional e gestão de vendas, onde mostramos o passo a passo de como abordar, o que falar e como oferecer nossos produtos. O objetivo sempre é tornar a experiência do cliente marcante, já que toda essa estratégia tem foco na atração e fidelização por meio das fragrâncias dos produtos da Touti e já entendemos que os clientes se sentem motivados a comprar o produto após sentir o cheiro dele”, diz.
O fato é que o olfato é um sentido poderoso, muito mais que qualquer outro sentido, por trazer à tona emoções devido a inúmeras conexões entre a região olfativa e o cérebro.
“Acreditamos que o cheiro tem o poder de remeter a diversas sensações e sentimentos em uma pessoa, quando entregamos a fita olfativa dos nossos perfumes, estamos entregando também memórias e momentos que levam nossos clientes a lembranças muitas vezes afetivas, dessa forma conseguimos oferecer uma experiência única para cada consumidor”, finaliza Hiago Freitas.
A Touti conta com quatro linhas com mais de 70 tipos de perfumes: Vip (perfumes que expressam glamour e exclusividade); Lux (perfumaria de nicho com ingredientes raros e refinados); Fit (indicada para o público que busca fragrâncias refrescantes); e Spa (combinação de óleos essenciais que proporcionam a sensação de bem-estar caracterizado pela aromaterapia). Os perfumes são de fabricação própria com tecnologia importada, desenvolvida para o clima brasileiro e com o poder da alta fixação.
Sobre a Touti
A Touti nasceu em 2014 em Pernambuco, e se inspira na beleza de Paris para criar sua linha de perfumes, capilar e corporal com alto poder de fixação e ótima relação custo-benefício. A marca é cruelty free e está em franca expansão com 760 unidades no Brasil, figurando entre as microfranquias que cresceram em 2023. Há três modelos de negócio: quiosque smart, quiosque full e loja com investimento inicial a partir de R$ 12 mil e prazo de retorno estimado entre 5 a 24 meses. https://touticosmetics.com.br/
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