Construção civil tem a previsão de encerrar 2022 com alta de 7%

29 de outubro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Estima-se crescimento deste mercado acima do PIB pelo segundo ano seguido

Um dos setores que mais têm impactado a economia brasileira é a construção civil. Segundo a CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) a projeção é de alta de 7% e 6,1% do setor neste ano, respectivamente. 

No primeiro semestre de 2022, em comparação ao mesmo período do ano anterior, o segmento da construção cresceu 9,5% e o país, 2,5%. Já em uma análise dos últimos quatro trimestres, comparados aos quatro trimestres anteriores, o setor cresceu 10,5%, enquanto a economia nacional cresceu 2,6%.

Mas são muitos os desafios. De acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (Sinapi) foi registrada a inflação de 0,44% em setembro. 

Principais desafios para a construção civil no Brasil

  A Guipack, empresa especialista no comércio de embalagens, que oferecem proteção, inclusive, para o setor da construção civil, esclarece sobre alguns dos principais desafios do ramo. 

Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas envolve todos os níveis em uma construtora, como: engenheiros, secretárias, equipe comercial, entre tantas outras. 

Fazer uma boa gestão de pessoas é um desafio a todos os segmentos e é fundamental para otimizar a produtividade, melhorar a SST (Saúde e Segurança do Trabalho), assim como a qualidade no gerenciamento e entrega dos projetos.

Contar com lideranças-chave também é fundamental, assim como dar às pessoas a voz para que possam expressar suas ideias. 

Assertividade no momento de realizar o orçamento

Muitas incorporadoras se veem diante de um projeto sem um orçamento adequado em mãos, que esteja de acordo com os custos reais da obra, considerando os custos indiretos e imprevistos.

A tecnologia tem sido uma grande aliada no processo, porém conte sempre com uma equipe de especialistas na área contábil e comercial. 

Acompanhamento da evolução das obras

Pensar em quais serão as metodologias adequadas para acompanhar a evolução das obras é essencial. Contar com um sistema eficiente para a organização e checar a execução de processos é necessário, seja qual for a dimensão do projeto.

Planejamento de Obras

Esse é um desafio que engloba coletar todas as informações e variáveis, considerando o projeto dentro de cada um dos departamentos e conseguindo, com base nas contas de quantidades de insumos, assim como orçamentos e prazos, realizar a identificação de todas as necessidades.

Softwares de gestão de obras são muito utilizados para manter essa área em perfeito funcionamento entre as construtoras.

Controle Tributário

O ramo da construção civil possui um grande volume de tributações a serem pagas, algumas para o funcionamento da própria incorporadora e outras relacionadas aos projetos.

Ter conhecimento sobre as cargas tributárias, considerando-as nos custos diretos e indiretos no orçamento das obras de cada projeto e não deixar de pagá-las é essencial para prevenir problemas e prejuízos.

Melhor gestão da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos envolve custos, logística, gestão de equipes e insumos, qualidade dos materiais e espaços de armazenamento. 

É preciso definir os processos, levar em conta os imprevistos e riscos e ter controle sobre os prazos, rotas e necessidades. Qualquer detalhe ignorado pode gerar inúmeros problemas como: perda de materiais, custos e atrasos, perda da qualidade, etc. A utilização de um software de gestão é fundamental para ajudar a superar esse desafio.

Não perca de vista a organização de processos e inovação

Com a tecnologia como grande aliada, é fundamental para as construtoras reavaliar sua gestão, processos e toda a jornada até o resultado final (comercial e pós-venda).

O segmento tende a crescer ainda mais, por isso, repense a atuação da sua empresa no mercado.

Daiana Barasa


Compartilhar